I Workshop Sistema Sustentável - Abelhas, Agricultura e Saúde humana

I Workshop Sistema Sustentável - Abelhas, Agricultura e Saúde humana

presencial Local: Complexo Multieventos UNIVASF - Juazeiro - Bahia - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

      Esse evento proposto para o ano de 2018, em sua primeira edição, compreende uma discussão sobre a relação sustentável entre agricultura, abelhas e saúde humana na região do Vale do São Francisco. O evento será um convite ao diálogo. A fim de compartilhar as diferentes visões e perspectivas, o workshop será organizado no formato de painéis de diálogo, de forma a abordar os temas específicos e relevantes para melhorar a convivência entre os três setores (produtivo, ecológico e da saúde). Além desses aspectos, buscar alternativas que beneficiem a produtividade, biodiversidade das abelhas e qualidade de vida.
       Ao realizar a sua inscrição, o participante poderá também se inscrever em um dos grupos trabalhos propostos para o workshop e participar das discussões previstas para cada tema, mediado por um coordenador:

Grupo de Trabalho I: Sistema de polinização e Controle Biológico

Coordenador: Dr. Lucas Von Zuben – Biólogo (Decoy Smart Control e USP/SP)

 

Grupo de Trabalho II: Agroecologia e sistema de produção apícola

Coordenador: Otávio Torrão - Agroflorestor e educador Ambiental (Segundo os princípios do Ernest Gotsch)

 

Grupo de Trabalho III: Apicultura: conhecimento aplicado aos desafios locais

Coordenador: Dr. Eduardo Farias - Agrônomo (SENAR/INSTRUTOR, BA)

 

Grupo de Trabalho IV: Meliponicultura: manejo e uso racional em culturas agrícolas

Coordenador: Dr. Lana Carton - Agrônoma (SENAR/SEBRAR/INSTRUTOR, BA)

 

Grupo de Trabalho V: Polinizadores, polinização e produção de alimentos

Coordenador: Prof. Dr. Ayrton Torres Carvalho - Biólogo (UFRPE/PE)


Grupo de Trabalho VI: Uso de agrotóxicos e saúde humana

Coordenador: Maiane Santos de Araújo - Nutricionista (Secretaria de Saúde/Petrolina-PE)

 

Grupo de Trabalho VII: Acidentes com Abelhas

Coordenador: Major Tarcísio Ribeiro (Corpo de Bombeiros/Juazeiro - Ba)

 

Grupo de Trabalho VIII: Ensino, Comunicação e Políticas Públicas

Coordenador: Msc.. Cláudia Sofia Guerreiro Martins – Eng. agrônoma – (ESALQ/USP)

           

Está com dificuldade de se inscrever?

Siga o nosso passo-a-passo:









Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Programação

SEGUNDA-FEIRA (17/09/2018)

 

16:00 às 17:00 – Cerimônia oficial de abertura - Auditório UNIVASF Campus Centro - Petrolina - PE

 

17:00 às 18:30 – Plenária I: Por que as abelhas estão desaparecendo?

Coordenadora: Dra. Aline Candida Ribeiro Andrade (UNIVASF/PE)

Conferencista: Dr. Lionel Segui Gonçalves - Bee or not to be

 

18: 30 às 19:30 – Coquetel de Boas Vindas

 

TERÇA-FEIRA (18/09/2018)

Complexo Multieventos Campus UNIVASF - Juazeiro - BA

 

08:00 às 09:30 – Reunião dos Grupos de Trabalhos


Grupo de Trabalho I: Sistema de polinização e Controle Biológico

Coordenador: Dr. Lucas Von Zuben – Biólogo (Decoy Smart Control e USP/SP)

 

Grupo de Trabalho II: Agroecologia e sistema de produção apícola

Coordenador: Otávio Torrão - Agroflorestor e Educador Ambiental (Segundo os princípios do Ernest Gotsch)


Grupo de Trabalho III: Apicultura: conhecimento aplicado aos desafios locais

Coordenador: Dr. Eduardo Farias - Biólogo (SENAR/INSTRUTOR, BA)

 

Grupo de Trabalho IV: Meliponicultura: manejo e uso racional em culturas agrícolas

Coordenadora: Dr. Lana Carton - Agrônoma (SENAR/SEBRAR/INSTRUTOR, BA)

 

Grupo de Trabalho V: Polinizadores, polinização e produção de alimentos

Coordenador: Prof. Dr. Airton Torres Carvalho - Biólogo (UFRPE/PE)


Grupo de Trabalho VI: Uso de agrotóxicos e saúde humana

Coordenador:a Maiane Santos de Araújo - Nutricionista (Secretaria de Saúde/Petrolina-PE)

 

Grupo de Trabalho VII: Acidentes com Abelhas

Coordenador: Major Tarcísio Ribeiro (Corpo de Bombeiros/ Juazeiro - BA)

 

Grupo de Trabalho VIII: Ensino, Comunicação e Políticas Públicas

Coordenadora: Msc.. Cláudia Sofia Guerreiro Martins – Eng. agrônoma – (ESALQ/USP)

 

09:30 às 10:00 – Coffee break

10:00 às 12:00 – Realização de reuniões dos grupos de trabalhos

 12:00 às 14:00 – Almoço

 

14:00 às 15:30 – Plenária II: Tema a definir

 

Coordenadora: Dra. Aline Candida Ribeiro Andrade

Conferencista: Prof. Dr. Airton Torres Carvalho - Biólogo (UFRPE/PE)

 

15:30 às 16:00 – Coffee break

 

16:00 às 18:00 – Reunião dos Grupos de Trabalhos

 

QUARTA-FEIRA (19/09/2018)

 

08:00 às 08:45 – Mesa Redonda I: Sistema de polinização e Controle Biológico

09:00 às 09:45 – Mesa Redonda II: Agroecologia e sistema de produção apícola

10:00 às 10:45 – Mesa Redonda III: Apicultura: conhecimento aplicado aos desafios locais

11:00 às 11:45 – Mesa Redonda IV: Meliponicultura: manejo e uso racional em culturas agrícolas

 

11:45 às 14:00 – Almoço

 

14:00 às 14:45 – Mesa Redonda V: Polinizadores, polinização e produção de alimentos

15:00 às 15:45 – Mesa Redonda VI: Uso de agrotóxicos e saúde humana

16:00 às 16:45 – Mesa Redonda VII: Acidentes com Abelhas

17:00 às 17:45 – Mesa Redonda VIII: Ensino, Comunicação e Políticas Públicas

 

18:00 às 19:00 – Café com Painéis

19:00 - Encerramento - Chopp Quimera 


Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Realização:






Seleção de Monitores

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORIA

 

 

Dispõe sobre a oferta de vagas para acadêmicos para monitoria do I Workshop Sistema Sustentável - Abelhas, Agricultura e Saúde humana

 

CONSIDERANDO a realização desta monitoria como uma oportunidade dos acadêmicos conhecerem e vivenciarem a dinâmica de um evento científico na área interdisciplinar;

 

CONSIDERANDO que o envolvimento dos acadêmicos em atividades administrativas possibilita enriquecimento do conhecimento e desencadeia o desenvolvimento de competências;

 

CONSIDERANDO que esta monitoria objetiva: capacitar os acadêmicos para a organização do workshop; orientar os acadêmicos quanto à relevância da participação para as atividades complementares, pesquisa, extensão e estágio; A Comissão Organizadora do I Workshop Sistema Sustentável - Abelhas, Agricultura e Saúde humana, torna público o processo seletivo de acadêmicos de Cursos de Graduação relativos as áreas temáticas do evento e vinculados a Universidades e Faculdades localizadas em Petrolina e Juazeiro, para atuarem como monitores do workshop.


Art.1º. DAS DISPOSIÇÕESPRELIMINARES

 

1.1. O processo seletivo a que se dispõe este edital visa selecionar acadêmicos de Cursos de Graduação em área relacionada a temática do evento e áreas afins vinculados a Universidades e Faculdades localizadas em Petrolina e Juazeiro, para atuarem como monitores do evento.

 

1.2. A monitoria iniciará após o lançamento do resultado final, onde atuarão na organização do evento em parceria com a Comissão Organizadora.

 

1.3. Serão 10 vagas para os classificados.

 

1.4. Para ser monitor, o acadêmico deverá ter disponibilidade no período de 17 a 19 de setembro de 2018.

 

1.5. O acadêmico selecionado para monitoria terá a garantia de inscrição no evento como participante e certificado de membro de Comissão de Apoio, porém, não receberá remuneração financeira.

 

1.6. A ausência do acadêmico, bem como apresentação de comportamento antiético, mediante avaliação da comissão organizadora do evento acarretará automaticamente em seu desligamento, sendo sua vaga imediatamente ocupada por um acadêmico classificável.

 

Art.2º. DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES

 

2.1. Todas as atividades realizadas serão supervisionadas pela Comissão Organizadora.

2.2. Antes do evento: divulgar; organizar material; participar de reuniões junto à Comissão Organizadora, dentre outras atribuições a critério da Comissão.

 

2.3. Durante o evento: organizar salas do evento para atender a programação; recepcionar palestrantes e participantes; orientar os participantes e esclarecer dúvidas; dentre outras atribuições a critério da Comissão. 


Art.3º. DAS INSCRIÇÕES

 

3.1. Será admitida inscrição somente via envio da documentação através do e-mail da comissão, no endereço eletrônico: workshop.abelhas@gmail.com, no período de 05 a 31 de julho de 2018;

 

3.2. A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

 

Art.4º. REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

 

4.1. Ser aluno (devidamente matriculado) em curso de graduação.

4.2. Estar disponível integralmente no período de realização do I WORKSHOP SISTEMA SUSTENTÁVEL - ABELHAS, AGRICULTURA E SAÚDE HUMANA;

4.3. Estar disponível para reuniões e atividades preparatórias para a realização do I WORKSHOP SISTEMA SUSTENTÁVEL - ABELHAS, AGRICULTURA E SAÚDE HUMANA.

 

Art.5º. DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

 

5.1. O (a) candidato(a) deve:

 

5.1.1. Encaminhar currículo (Lattes/Vitae) com foto para o e-mail: workshop.abelhas@gmail.com

 

5.2. Não serão permitidas inscrições por procuração.

 

Parágrafo único: A ausência de quaisquer dos documentos exigidos implicará no indeferimento da inscrição.

 

Art.6º. DO PROCESSO SELETIVO

 

6.1. A seleção consistirá das etapas de inscrição e treinamento.

6.1.1. Serão selecionados os candidatos com disponibilidade de horários, conhecimento em recursos audiovisuais e predisposição para o trabalho em equipe. É desejável experiência em organização de eventos técnico-científicos.

6.2. A seleção será realizada pelos componentes da Comissão Organizadora I WORKSHOP SISTEMA SUSTENTÁVEL - ABELHAS, AGRICULTURA E SAÚDE HUMANA, através da análise dos documentos encaminhados.


Art.7º. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

 

7.1. A classificação final será com base no BAREMA – Anexo I, deste edital.

 

7.2. O resultado será divulgado pela Comissão Organizadora do Workshop, no site do evento, no dia 10 de agosto de 2018.

 

7.3. Os candidatos aprovados serão orientados inicialmente por e-mail sobre quando ocorrerão as reuniões preliminares para o I WORKSHOP SISTEMA SUSTENTÁVEL - ABELHAS, AGRICULTURA E SAÚDE HUMANA.

 

Art.8º. DA ATRIBUIÇÃO DOS MONITORES

8.1. Caberá aos monitores:

8.1.1. Participar do treinamento;

8.1.2. Participar de todas as reuniões convocadas para a organização dos trabalhos de monitoria;

8.1.3. Estar disponível no período de realização do evento: 17 a 19 de setembro de 2018;

8.1.4. Desenvolver as atividades que lhes forem atribuídas durante o evento;

8.1.5. Atender as demandas do evento sob a orientação do Coordenador da Comissão da qual fará parte, nos horários determinados.

 

Art.9º. AO MONITOR SERÁ CONCEDIDO:

9.1. Inscrição gratuita no evento;

9.2. Serão concedidos certificados de monitoria (20h) aos monitores que cumprirem as atividades designadas;

9.3. Camisa com logomarca do evento que deve ser utilizada durante a sua realização.

 

Art.10º. CONSIDERAÇÕES FINAIS

10.1. O não comparecimento do candidato convocado no prazo estipulado no momento da convocação, ou a não aceitação da vaga, acarretará o cancelamento da sua classificação e, em consequência, será chamado o candidato classificado logo em seguida, obedecendo à ordem de classificação;

10.2. A inscrição no processo seletivo implicará no conhecimento e aceitação das condições estabelecidas neste Edital;

10.3. A Comissão Organizadora poderá verificar a veracidade de qualquer informação prestada pelo candidato. A inverdade de qualquer informação implicará a desclassificação;

10.4. O não cumprimento, por parte dos monitores, das regras, normas, determinações deliberadas pela Comissão Organizadora, resultará na eliminação do monitor das suas funções;

10.5. A não participação dos candidatos em qualquer uma das fases do processo implicará em sua automática eliminação;

10.6. Não será atribuída qualquer remuneração ou bolsa ao monitor;

10.7. O evento não se responsabiliza por despesas relativas à participação dos candidatos no processo seletivo;

10.8. Os casos omissos neste Edital serão avaliados pela Comissão Organizadora do congresso, e qualquer recurso deverá ser dirigido ao seu Presidente, sendo o resultado divulgado posteriormente.

 

 

 

 

Petrolina, 02 de julho de 2018.

Comissão Organizadora


ANEXO I – BAREMA PARA SELEÇÃO DE MONITORES


         

Resultado da Seleção de Monitores para o Evento

           

Transporte

A UNIVASF disponibiliza transporte intercampi (Petrolina - Juazeiro/Juazeiro - Petrolina), acesse os horários e os locais de parada no app

Disponível no Googleplay e Apple Store




{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}