PROJETO DE UMA CAIXA DE REDUÇÃO FIXA PARA VEÍCULO BAJA

Publicado em 04/07/2017 - ISSN: 2238-2208

Campus
Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas - DeVry | METROCAMP
Título do Trabalho
PROJETO DE UMA CAIXA DE REDUÇÃO FIXA PARA VEÍCULO BAJA
Autores
  • Christian Vidal
  • Vitor Vietro
  • Tarcio Manfrim
  • GUILHERME BEZZON
  • Ivo Giannini
  • Hugo Lemos Arthuso
Modalidade
Resumo expandido
Área temática
Engenharia Mecânica
Data de Publicação
04/07/2017
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/mpct2017/44796-projeto-de-uma-caixa-de-reducao-fixa-para-veiculo-baja
ISSN
2238-2208
Palavras-Chave
SAE Baja, Caixa de redução, modulo de engrenagem
Resumo
Introdução: O Baja SAE é um projeto que consiste na elaboração e construção de um veículo monoposto off-Road. Esse é submetido a um conjunto de testes estáticos e dinâmicos em uma competição que reúne anualmente instituições de ensino superior do Brasil e do exterior. O carro é composto por diversos subsistemas como suspensão, trem de força (motor, câmbio e redução), chassi, entre outros. Sendo estes, projetados e construídos pelos alunos de engenharia da instituição. Um importante subsistema do veículo é a caixa de redução, um dos componentes do trem de força, que tem como principal objetivo a ampliação do toque para o eixo de tração do carro, se comparado com o disponível pelo motor, e consequente diminuição da rotação de saída. Objetivos: Este trabalhou visou dimensionar e construir em ferramenta CAD uma caixa de redução que atenda às necessidades de velocidade e torque demandadas pelo veículo baja SAE Metrocamp. Metodologia: Para a idealização foi utilizado o software SolidWorks®2016 no modelamento, e um distribuição física similar aos redutores encontrados em mercado. Resultados: O dimensionamento das engrenagens envolveu os parâmetros de carga, seção transversal e modulo para que pudesse ser o menor possível. Inicialmente, foi definido como o módulo de todas as engrenagem o módulo 2, e segundo cálculos do projeto a redução total adotada pela caixa de engrenagem foi de 12:1. Assim, optou-se por uma caixa de 2 estágios, afim de evitar esforços excessivos nos dentes da engrenagem movida, uma vez que quanto mais próximo os diâmetros primitivos, melhor a distribuição de esforços nos dentes. O primeiro estágio utilizou a redução 3:1 e o segundo estágio a redução 4:1. O dimensionamento de rolamentos e retentores foi obtido a partir dos diâmetros de eixos sugeridos nas engrenagens que foi estabelecido segundo os padrões comerciais; respeitando uma parede entre furo e diâmetro mínimo das engrenagens, o envolvimento para proteção e sustentação do sistema usou uma caixa em alumínio (SAE-6320) que foi projeta envolta do sistema, reduzindo o volume “vazio” que será preenchido parcialmente por óleo lubrificante; a angulação do sistema e relação ao solo poderá variar entre 30° a 45° dependendo do entre-eixos que será adotado no Baja e do espaço efetivo que tiver para o trem de força. Toda a fixação de eixo/engrenagens se deu por elementos de chaveta e para travamentos de rolamentos foram utilizados anéis elásticos. Conclusão: Baseado em outros redutores o desenvolvimento partiu do dimensionamento dos componentes internos (engrenagens, rolamento e eixos), e por consequência os itens estruturais e periféricos foram feitos em função do conjunto, usamos software de simulação para antecipar o comportamento, e para finalizar optamos por itens comerciais para melhorar tempo e custo do protótipo. Este projeto é a primeira versão que será testada no Baja a ideia é ser assertivo e construir uma caixa simples e robusta para que no futuro possa ser desenvolvido sistema de variações de velocidade e outras particularidades que podem aparecer no decorre do teste da caixa.
Título do Evento
Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Cidade do Evento
Fortaleza
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI
LinkObter o DOI

Como citar

VIDAL, Christian et al.. PROJETO DE UMA CAIXA DE REDUÇÃO FIXA PARA VEÍCULO BAJA.. In: Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017. Anais...Fortaleza(CE) DeVry Brasil - Damásio - Ibmec, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/mpct2017/44796-PROJETO-DE-UMA-CAIXA-DE-REDUCAO-FIXA-PARA-VEICULO-BAJA. Acesso em: 05/07/2024

Trabalho

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