O termo "educare", do latim, é a origem da palavra "educação" em língua portuguesa. Essa raiz etimológica traz consigo uma ideia mais ampla do que significa educar, pois ela é composta por "e-duco", que significa "conduzir para fora". Essa condução, nesse sentido, é a de desenvolver habilidades, conhecimentos e competências em um indivíduo, fazendo com que ele possa se tornar um ser humano completo e preparado para enfrentar as demandas do mundo em que vive.
Em tempos em que a educação tem sido posta em xeque, especialmente diante dos desafios impostos pela pandemia, é fundamental que sejam promovidos eventos como o "Educare", que trazem à tona discussões relevantes e fomentam o desenvolvimento da educação em todos os seus aspectos.
Pensando nisso, é com grande satisfação que a Reconecta Soluções anuncia a SEGUNDA EDIÇÃO DO CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: "Educare - Congresso de Países de Língua Portuguesa sobre Educação".
O Educare um evento totalmente online que reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais da área para discutir os múltiplos aspectos da educação e suas implicações no mundo contemporâneo, com ações síncronas e assíncronas.
O Congresso, que será realizado em julho de 2024, terá uma programação rica em palestras, minicursos e oficinas, abordando temas relevantes e atuais que permeiam a educação, como tecnologia, inclusão, formação de professores, aprendizagem ao longo da vida, entre outros.
CHAMADA DE TRABALHOS:
O "Educare" está aceitando submissões de trabalhos na grande área Educação em seus múltiplos aspectos, que serão publicados como resumos em anais e capítulo do livro intitulado como "Educare - práticas e pesquisas em educação nos países de Língua Portuguesa (vol. 2)", que será registrado com ISBN, ficha catalográfica, corpo editorial (atendendo às recomendações da CAPES para avaliação de livros).
Essa é uma oportunidade ímpar para que pesquisadores, estudantes e profissionais possam apresentar suas pesquisas e compartilhar seus conhecimentos com a comunidade científica. O evento será uma verdadeira imersão no universo da educação, possibilitando a troca de experiências, o networking e o aprimoramento do conhecimento. É uma excelente oportunidade para todos aqueles que se preocupam em promover o desenvolvimento humano através da educação.
Esperamos que representantes de todos os países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) possam participar do "Educare" e contribuir para uma educação de qualidade, que possa conduzir as pessoas para fora de si mesmas, em direção a um futuro melhor e mais justo.
Edições anteriores:
EDUCARE 2023 ANAIS LIVRO
Áreas Temáticas
Identifique qual área é mais adequada para submissão do seu trabalho.
AT 01 - Tecnologia na educação: incluindo o uso de tecnologia em sala de aula, educação online e ferramentas digitais para aprendizado.
AT 02 - Metodologias de ensino: abrangendo abordagens pedagógicas, estratégias de ensino, recursos audiovisuais, gamificação, metodologias ativas, avaliação e feedback para estudantes.
AT 03 - Educação inclusiva: com foco na educação para estudantes com necessidades especiais, inclusão social e equidade.
AT 04 - Formação de professores: cobrindo a formação inicial e contínua de professores, bem como o desenvolvimento profissional e a atualização de competências.
AT 05 - Educação infantil: incluindo o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças, as práticas pedagógicas para a primeira infância e a relação entre família e escola.
AT 06 - Educação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês): abordando as áreas de conhecimento STEM, suas metodologias de ensino, políticas públicas e inovações educacionais.
AT 07 - Educação em humanidades: discutindo as disciplinas das áreas de humanas, como filosofia, história, literatura, arte e linguagem, bem como as suas aplicações na educação.
AT 08 - Educação em Geociências: abrangendo o ensino de disciplinas relacionadas às Ciências da Terra, incluindo geologia, geografia, oceanografia, meteorologia e astronomia. Esta área pode discutir as metodologias de ensino, as aplicações das Geociências na vida cotidiana, a formação de professores em Geociências e a interação entre a educação em Geociências e outras áreas do conhecimento.
AT 09 - Educação Ambiental: abrangendo a educação para a sustentabilidade, incluindo a compreensão dos problemas ambientais, a conservação dos recursos naturais, a preservação da biodiversidade, o consumo consciente e a gestão de resíduos. Além disso, pode-se discutir a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e a promoção de práticas sustentáveis em instituições educacionais.
AT 10 - Educação não-formal: abrangendo a educação fora do ambiente escolar formal, incluindo programas e projetos educacionais comunitários, educadores populares, movimentos sociais, entre outros. Esta área pode discutir as práticas pedagógicas, a efetividade da educação não-formal, suas implicações na sociedade e a relação entre a educação formal e a não-formal.
AT 11 - Educação e Gênero: com foco nas questões de gênero na educação, incluindo a igualdade de gênero, a diversidade sexual, a educação feminista, a violência de gênero e as relações de poder na escola. Esta área pode discutir a importância da educação para a promoção da igualdade de gênero e o combate à discriminação e à violência, bem como a formação de professores para abordar questões de gênero em sala de aula.
AT 12 - Educação e relações étnico-raciais: abordando a diversidade étnico-racial na educação, incluindo a história e cultura dos povos tradicionais, originários, indígenas e outros grupos étnicos. Esta área pode discutir a importância da educação para a promoção da igualdade racial, o combate ao racismo e à discriminação, bem como a formação de professores para lidar com questões étnico-raciais em sala de aula.
AT 13 - Educação e violência: discutindo a violência na escola, incluindo bullying, cyberbullying, violência física e psicológica, e a relação entre a violência e o desempenho escolar. Esta área pode abordar estratégias de prevenção e combate à violência, a importância de ambientes escolares seguros e inclusivos e a formação de professores para lidar com situações de violência em sala de aula.
AT 14 - Políticas públicas em educação: cobrindo as políticas e práticas educacionais, bem como suas implicações na sociedade e na economia.
AT 15 - Educação em saúde: discutindo as práticas de educação em saúde, prevenção de doenças e promoção do bem-estar físico e mental.
Conselho editorial, pesquisadores, instituições envolvidas
Profa. Dra. Adelir Aparecida Marinho de Barros (Pesquisadora em Estágio de PD da UNICAMP | Doutora em Educação pela PUC-Campinas) CV LATTES
Dra. Ana Beatriz Camargo Tuma (Pesquisadora no INCT-Biodiversidade da Amazônia Azul | Doutora em Ciências da Comunicação pela USP) CV LATTES
Prof. Dr. Danilo Wenceslau Ferrari (Professor-Formador da SME/SJRP| Doutor em História pela UNESP) CV LATTES
Profa. Ma. Eliza C. Wenceslau (Diretora da Reconecta Soluções; Mestra em Ensino pela UNICAMP) CV LATTES
Profa. MSc. Jaqueline Alves Vieira (Doutoranda em Biociência da UNESP) CV LATTES
Profa. Dra. Lindaiane Bezerra Dantas (Professora Adjunta da UPE | Doutora em Química Biológica pela URCA) CV LATTES
Dra. Márcia Lombardo (Pesquisadora nível V do Instituto Adolfo Lutz | Doutora em Ciências pela USP) CV LATTES
Profa. Dra. Maria Cecília Pereira Soares-Ribeiro (Coordenadora Pedagógica da SME/SJRP| Doutora em Ciências pela USP) CV LATTES
Prof. Dr. Maxwell L. Ponte (Professor Ajunto da UECE; Doutor em Ciências pela UNICAMP) CV LATTES
Prof. Dr. Suedio Alves Meira (Professor Adjunto da UFPI | Doutor em Geografia pela UFC. ) CV LATTES
Profa. Dra. Tatiane Pereira Scarpelli (Doutora em Biociências pelo IBILCE/UNESP) CV LATTES