I GEOCINEARTE CARIRI

I GEOCINEARTE CARIRI

presencial Geopark Araripe - Barbalha - Ceará - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

O I Festival de Cinema do Geopark Araripe Mundial da UNESCO – I GEOCINEARTE CARIRI consiste em um evento de valoração, incentivo e popularização da produção cinematográfica particular da região do Cariri, composta por 28 municípios.


O evento acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2025, em quatro polos simultâneos (Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda).


Todas as obras inscritas, independentemente da seleção e premiação para exibição, serão contempladas também em um catálogo físico e virtual, juntamente com outras obras cinematográficas regionais pesquisadas pela equipe, a fim de consolidar um registro histórico da produção cinematográfica caririense.

Serão 15 filmes selecionados e premiados, através de curadoria especializada, e que serão exibidos durante 3 dias consecutivos, em quatro polos simultâneos: Polo Barbalha – Escola de Saberes de Barbalha (ESBA); Polo Crato – Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo; Polo Juazeiro do Norte – Centro Cultural Banco do Nordeste; e em Nova Olinda – Engenho de Artes Cênicas da Fundação Casa Grande.

As Seções de exibição dos filmes, palestras, curso, catálogo, apresentações terão acesso gratuito ao público em geral, respeitando as faixas-etárias indicativas (quando for o caso) e a ocupação máxima dos espaços de exibição e realização das demais atividades. Os espaços de realização das atividades dispõem de infraestrutura adequada para recepção do público em geral.

 

O I GeoCineArte Cariri contará com sinalização inclusiva nos espaços destinados a realização do festival; Infraestrutura adequada para acessibilidade do público em geral; Serviço de tradução e intérprete de libras e serviço de audiodescrição para os momentos de apresentações, palestras, cursos e exibição das sessões, conforme programação a ser divulgada; Legenda descritiva para sessões adaptadas; Treinamento em comunicação acessível para equipe de produção e receptivo do festival.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

PROGRAMAÇÃO POR LOCAL

SEDE DO GEOPARK ARARIPE MUNDIAL DA UNESCO


SEXTA-FEIRA - 19/09/2025

  • 10h - Abertura oficial do I GeoCineArte Cariri.


CENTRO CULTURAL DO CARIRI - SÉRVULO ESMERALDO


SEXTA-FEIRA - 19/09/2025

  • 16h - Exibição de Média-Metragem Quimami e roda de conversa com o diretor - 90min, 12 Anos. (REQUER INSCRIÇÃO)
  • 19h - Exibição de Longa-Metragem Ásperos Caminhos, Sonhos Astrais - ICC 70 anos e roda de conversa com o diretor - 150 min, Livre. (REQUER INSCRIÇÃO)

SÁBADO - 20/09/2025

  • 14h - Exibição de Curta-Metragem Vagalumes em Potes de Vidro e roda de conversa com o diretor - 60min, 12 anos. (REQUER INSCRIÇÃO)
  • 16h - Palestra: Reflexões sobre a Lei Paulo Gustavo no desenvolvimento do audiovisual no Cariri com Américo Córdula - 60 min, Livre.
  • 18h- Exibição de Curta-Metragem Do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto e roda de conversa com a diretora - 45 min, Livre. (REQUER INSCRIÇÃO)

DOMINGO - 21/09/2025

  • 10h - Palestra: Paisagem Cultural do Cariri, Vida em Arte e Movimento com Hélio Filho. 60 min, Livre.
  • 14H - Oficina: Curtinhas que Contam Histórias com Hélio Filho. 180 min, 15 a 18 anos. (REQUER INSCRIÇÃO)
ESCOLA DE SABERES DE BARBALHA
SEXTA-FEIRA - 19/09/2025
  • 13h - Exibição de Curta-Metragem e roda de conversa com a diretora - Saber Brincar. - 45 min - Livre. (REQUER INSCRIÇÃO)
  • 15h - Palestra sobre o audiovisual - Práticas cineclubisticas na formação crítica do público (Gilles Diniz). 60min, Livre.
  • 19h - Exibição de Média-Metragem e roda de conversa com a diretora - Os extras. - 90 min, Livre. (REQUER INSCRIÇÃO)

SÁBADO - 20/09/2025

  • 10h - Exibição de Curta-Metragem Mydzé e roda de conversa com a diretora - 45 min, Livre. (REQUER INSCRIÇÃO)
  • 13h - Palestra: Produção Audiovisual em Cidades do Interior com Natal Portela - 60 min, Livre.
  • 15h - Oficina: Criação e Estrutura de Roteiros no Audiovisual Contemporâneo com Natal Portela. 180 min, 15 a 18 anos. (REQUER INSCRIÇÃO)
  • 19h - Exibição de Longa-Metragem Todas as vidas de Telma e roda de conversa com a diretora - 150 min, Livre. (REQUER INSCRIÇÃO)

        CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE - JUAZEIRO DO NORTE/CE

        SEXTA-FEIRA - 19/09/2025

        • 16h - Exibição de Curta-Metragem Mestre e discípulo: Preservando a Arte dos Ladrilhos Hidráulicos em Barbalha-CE e roda de conversa com o diretor - 45 min, Livre. (REQUER INSCRIÇÃO)
        • 17h - Exibição de Média-Metragem Carrapato: Saberes Ancestrais e Futuro Sustentável e roda de conversa com o diretor - 90 min, Livre. (REQUER INSCRIÇÃO)

        SÁBADO - 20/09/2025

        • 16h - Exibição de Curta-Metragem Penitente e roda de conversa com o diretor - 60 min, Livre. (REQUER INSCRIÇÃO)
        • 17 - Cine Café Especial - Palestra: A mediação de cinema no Cariri como ensino não formal: a curadoria e a formação de público com Elvis Pinheiro. 60 min, Livre.
        • 18h - Exibição de Curta-Metragem Fôlego Vivo e roda de conversa com a diretora - 45 min, Livre. 20/09 - as 18h. (REQUER INSCRIÇÃO)
        FUNDAÇÃO CASA GRANDE - NOVA OLINDA/CE
        SÁBADO - 20/09/2025
        • 14h - Exibição de Curta-Metragem O Descanso das Almas e roda de conversa com o diretor - 45min, Livre. (REQUER INSCRIÇÃO)
        • 15h - Palestra: A infância em foco: Criar, ouvir e comunicar com Pedro Arcanjo e supervisão do Cristiano de Souza. 60min, Livre.


          DOMINGO - 21/09/2025

          • 10h - Exibição de Curta-Metragem Farinhada: Raízes, Tempos e Memória e roda de conversa com o diretor - 45 min, Livre. (REQUER INSCRIÇÃO)
          • 15h - Exibição de Curta-Metragem O último Filme e roda de conversa com a diretora - 45 min, Livre. (REQUER INSCRIÇÃO)

          Atividades e inscrições

          {{item.titulo}}
          {{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
          Calendar

          15 Sessões de exibição de Filmes sobre o Cariri cearense e seus personagens, nas modalidades de curta, média e longa metragem;

          6 Palestras sobre a temática do audiovisual, com foco na difusão e popularização da produção cinematográfica do Cariri cearense. Tendo por público-alvo crianças e adolescentes (formação de plateia);

          2 Cursos básicos de formação para produção audiovisual na perspectiva de incentivo a descoberta pela linguagem audiovisual. Destina-se para o público jovem (15 a 18 anos), voltadas ao incentivo para produção audiovisual, em suas diferentes possibilidades. A serem contempladas de 30 a 40 jovens;

          Apresentação Musical no encerramento do Festival, com entrega das certificações para as obras selecionadas e apresentadas, ao longo do Festival.

          EDITAL e ANEXOS

          Edital de Seleção de Obras Audiovisuais 2025

          FESTIVAL DE CINEMA DO GEOPARK ARARIPE MUNDIAL DA UNESCO – I GEOCINEARTE CARIRI


          Informação importante: Para baixar os arquivos dos anexos, clique no link e aguarde abrir o Documentos Google. Após isso, cliquem em Arquivo, desça até baixar e escolha o formato desejado.

          RESULTADOS E COMUNICADOS

          Aqui você encontrará todas publicações de resultados do I Geocinearte Cariri


          Devido ao grande número de obras inscritas, a comissão organizadora do Festival, junto à Curadoria Específica, definiu por selecionar as obras respeitando a proporcionalidade de obras inscritas pelas categorias de Curta, Média e Longa-Metragem. Foram divididas em 10 (dez) obras de Curta-Metragem, 3 (três) obras de Média-Metragem e 2 (duas) obras de Longa-Metragem.

          6.4 Os pedidos de recursos devem ser feitos através do formulário de recurso (anexo 5), a ser encaminhado para o email: geocinearte@gmail.com, no período de 21 a 22 de agosto de 2025.
          6.5. A divulgação dos filmes selecionados ocorrerá em 25 de agosto de 2025, por meio das redes sociais e da página oficial do festival.

          Realização


          Parceiros

          Apoio


          Coordenação Geral: Paulo Wendell Oliveira | Coordenação Técnica: Ana Paula Costa | Consultor de Gestão: Rafael Celestino | Assessor de Comunicação: Fábio Alexandre | Mídia off: Alisson Santos | Programador Visual: Diego Monteiro | Produção: Jane Lima | Produção: Jonas Henrique | Produção: Gilsimar Gonçalves | Produção: Jade Andrade | Produção: Kássia Kidma | Assistente de Produção 1: Tainá Mariene | Assistente de Produção 1: Lucia Maciel | Assistente de Produção 1: Pedrina França | Assistente de Produção 1: Raul Miranda

          {{viewModel.evento.titulo}}

          {{viewModel.evento.responsavelEvento}}