A docência, cada vez mais atravessada por cobranças externas, metas de produtividade e avaliações padronizadas, muitas vezes nos afasta de um aspecto essencial: o nosso próprio bem-estar como professores/as. Este minicurso propõe um olhar para dentro, destacando a importância da esfera pessoal no desenvolvimento profissional docente.
Por meio de atividades práticas, abordaremos três dimensões fundamentais: emoção, corpo e linguagem. Alguns dos questionamentos que nos guiarão são:
● Como me sinto emocionalmente ao início do ano letivo?
● Como está a disposição do meu corpo para os desafios de 2025?
● De que maneira posso integrar essas reflexões ao meu cotidiano na sala de aula?
Os participantes terão a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos, compartilhando experiências e desenvolvendo estratégias para fortalecer sua prática pedagógica de forma mais consciente e integrada.
- Público-alvo: Professores da educação básica e superior, preferencialmente da rede pública.
- Objetivos específicos:
- Compreender a influência da esfera pessoal no desenvolvimento profissional
docente.
- Explorar nossas emoções e sua relação com a prática pedagógica por meio de
exercícios vivenciais.
- Investigar nossa disposição corporal e seu impacto no trabalho diário.
- Metodologia:
Este minicurso será 100% prático, alinhado à proposta de aprender pela experiência.
- As atividades incluirão:
- Exercícios individuais de percepção emocional e corporal.
- Dinâmicas de reflexão e partilha em pequenos grupos.
- Técnicas de reconhecimento corporal no trabalho pedagógico.
- Requisitos: Venha com roupa confortável para facilitar a participação nas atividades práticas.