III SILLIC - Simpósio em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural

III SILLIC - Simpósio em Leitura, Linguagens e Identidade Cultural

presencial IFRO Campus Ji-Paraná - Ji-Paraná - Rondônia - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O objetivo do Simpósio é fomentar discussões acerca dos multiletramentos, destacando a pluralidade cultural e a diversidade semiótica presentes nos gêneros discursivos como caminhos para ações transformadoras pelo viés da educação. Para tanto, abordará temas relacionados às questões de identidade e memória presentes nos textos e os letramentos imagético, literário e digital como possibilidades para o trabalho com os vários gêneros discursivos que circulam dentro e fora do espaço escolar.


Neste ano, o Simpósio receberá trabalhos para apresentação no formato de comunicação oral. Serão 6 Grupos de Trabalhos (GTs) para os participantes submeterem seus resumos que, depois de aprovados e após a apresentação no evento, poderão ser publicados na Revista "South American Journal of Basic Education, Techical and Technological".

Os Grupos de Trabalhos estão na programação do dia 17/08/2018.

GT1 - As narrativas orais de experiência pessoal como lócus de excelência para manisfestações culturais, mnemônicas e identitárias.

GT2 - Pluralidade Cultural e Letramentos sociais em gêneros textuais e discursivos.

GT3 - Diversidade Cultural em contexto amazônicos.

GT4 - Gêneros textuais e digitais e o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura.

GT5- Discurso e Identidade Cultural.

GT6 - Sessão Livre de Comunicações.


Inscrições

Instruções: Para efetivar a inscrição, o (a) participante deverá inscrever-se no evento e nas atividades. Após a realização da inscrição no evento, deverá escolher a programação que deseja. No caso de autoria em dupla nas submissões de resumos para comunicação oral, os dois autores deverão inscrever-se no evento.

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Trabalhos Aprovados

Posteriormente à apresentação no GT, o participante terá até o dia 30/08/2018 para o envio do artigo completo para avaliação.

O artigo estará sujeito a revisões, caso os avaliadores julguem necessário.

ATENÇÃO: Os artigos devem estar vinculados aos trabalhos apresentados nos GTs.


GT1 - As narrativas orais de experiência pessoal como lócus de excelência para manifestações culturais, mnemônicas e identitárias

A construção da identidade do enunciador-narrador

Érica Cayres Rodrigues; Valdir Vegini

 

Novidades à vista: práticas pedagógicas na infância do campo em Ji-Paraná - RO

Helen Maciel da Silva; Juracy Machado Pacífico

 

Os desafios na formação de professores inclusivos para atuação junto ao aluno com transtorno do espectro autista

Kelly Cristina Souza Borges ; Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza,; Sara Littig Vilela; Vaniéle de Souza Oliveira; Francisca Eluina da Silva

Os discursos presentes nas narrativas orais que caracterizam a construção da identidade docente dos alunos indígenas

Maricelma Almeida Chaves; Fábio Pereira Couto

 

A casa química: uma ação de intervenção pedagógica na APAE de Ji-Paraná

Pamella Albino Bentes; Emílio José Oliveira; Francisca Laryssa Gonçalves; Daiany Alves de Paula; Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza

Narrativas autobiográficas: as dificuldades do âmbito educacional e sua contribuição para a prática docente

Francisco das Chagas Parente de Castro; Francisco Rosevaldo Nascimento Araújo; Pierre André Garcia Pires

Elementos eufóricos e disfóricos em narrativas orais de experiência pessoal a partir de manifestações mnemônicas

Regiani Leal Dalla Martha Couto; Valdir Vegini

"A mãe d´água da cidade debaixo d´água do rio Guaporé": tradição oral e narrativas verossimilhantes

Valdir Vegini; Rebecca Louize Vegini

Tradição oral: uma análise linguística de nós coesivos pronominais como mecanismos de coesão da oralidade.

Josias Alves de Souza; Valdir Vegini

GT 2 - Pluralidade Cultural e Letramentos sociais em gêneros textuais e discursivos

O ressignificar na inclusão: a escola pública e os desafios do multiletramento na educação da pessoa surda

Débora Soares Lima Wendpap

Descolonizando as aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental no contexto amazônico: gêneros textuais e variações linguísticas

Eliane Ricarte Rodrigues; Lusinilda Carla Pinto Martins

Um olhar sobre o ensino de Língua Portuguesa no contexto bilíngue

Ângela Ferreira Gahu da Silva; Eliane Ricarte Rodrigues; Delcilene Rubira Fogaça

Práticas de letramento no ensino da Língua Inglesa:

Geovânia de Souza Andrade Maciel; Lusinilda Carla Pinto Martins

A representação do indígena no colonialismo: uma análise do livro crônica da Companhia de Jesus

Juliete Fadoul Blanc; Maria de Fátima Marques Da Cunha; Nair Ferreira Gurgel do Amaral

Acessos e dificuldades de leitura de ingressantes no IFRO Campus Ji-Paraná

Luís Ribeiro Medeiros; Regiani Leal Dalla Martha Couto

Relações dialógicas entre espaço, sujeito e fotografia em eventos de letramento escolar

Rosa Mendes;  Lusinilda Carla Pinto Martins

Letramento literário: uma experiência estética com a literatura

Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina; Iza Reis Gomes Ortiz

Imagem e texto: a construção dos sentidos no livro infantojuvenil cacoete, de Eva Furnari

Marcos Aurélio Bitencourt dos SANTOS. Rosana Nunes ALENCAR

O gênero textual música como auxílio para o desenvolvimento do letramento social e a percepção da visão esteriotipada da figura feminina presente em letras musicais

Lusinilda Carla Pinto Martins; Viviane Silva De Oliveira Nolascio

GT 3 - Diversidade Cultural em Contextos Amazônicos

História e memória: implicações conceituais para o campo dos museus.

Everson Rodrigues de Castro; Eduardo Joreu de Oliveira

Leituras do local: da vila de Rondônia a Ji-Paraná

Eduardo Belze Ferreira; Josélia Gomes Neves

A interculturalidade na perspectiva da educação profissional: a temática sobre história e cultura indígena no Instituto Federal de Rondônia

Fernando Ferreira Pinheiro, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza, Josélia Gomes Neves

Análise da situação sociolinguística do povo indígena Aikanã

Andressa Santiago Monte Verde; Quesler Fagundes Camargos

História e culturas indígenas: há lugar para a interculturalidade crítica no livro didático?

Jaine Teixeira da Fraga;  Josélia Gomes Neves

A extensão como ferramenta para processos de revitalização cultural

Jania Maria de Paula; Juliana Aparecida da Silva, Marina Bilenke Soltowski; Mikaely Gonzalez Rodrigues

Deslocamentos populacionais na Amazônia meridional: o caso dos indígenas Ikólóéhj Gavião

Lediane Fani Felzke; Kayo Leone Dias Perim

Contatos interétnicos das famílias Tupi Mondé e Ramarama com os brancos, na Amazônia Meridional

Lediane Fani Felzke; Larissa Santos Menezes Freire; Patrick Cruz Moreira da Silva

A comunidade Paiter Suruí e a concepção sobre o sujeito surdo Paiter Suruí

Luciana Coladine Bernardo Gregianini; Miriã Gi de Lima Costa

Sinais do contexto familiar da comunidade surda do povo Paiter Suruí.

Miriã Gil de Lima Costa; Luciana Coladine Bernardo Gregianini

Etnomatemática do povo indígena Zoró: primeiras aproximações

Sandro I’Ap Zoró;  Carma Maria Martini

GT 4 - Gêneros textuais digitais e o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura

Gêneros digitais e textuais: o uso da literatura no espaço tempo escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental do município de Rolim de Moura.

ANJOS, Ismael Fernandes dos; BRESSANINI, Adriana das Graças; PIRES, Tatielly Angelina

 

Ensaios de linguagens, balbucios e enunciações: o uso da tecnologia na creche com bebês e crianças pequenas em Ji-Paraná-RO

 

Ana Flávia Moreira Camargo; Juracy Machado Pacífico

 

Práticas de leitura na escola: o gênero discursivo infográfico como estratégia para o letramento visual.

Dioneia Foschiani Helbel; Mônica do Carmo Apolinário Oliveira

 

Multiletramentos na alfabetização: produção de histórias em quadrinhos utilizando plataformas digitais

Fabiano Sales de Aguiar

 

Leitura, gêneros textuais/discursivos e tecnologias: diálogos interdisciplinares e reflexões sobre o contemporâneo.

Geane Valesca da Cunha Klein

 

Alfabetização na perspectiva do letramento

Jéssica Gomes dos Santos Assencio; Wendell Fiori de Faria

Produção de gêneros textuais digitais a partir de contos africanos

Nidiane Aparecida Latocheski

 

Cibercultura e educação: como enfrentar os desafios de educar na era da informação?

Nilian Pereira Guimarães; Geane Valesca da Cunha Klein

Letramento verbal e visual nos livros a parte que falta e a parte que falta encontra o grande o, de Shel Silverstein

Rosana Nunes ALENCAR; Walmira Sodré Austríaco MORAES

 

Nativos digitais x imigrantes digitais: (des)encontros nas aulas de Língua Portuguesa

Valteir Pereira de Oliveira; Geane Valesca da Cunha Klein

GT 5 - Discurso e Identidade cultural

Entre o sonho e a violência: a identidade da mulher e a transgressão poética nas obras de Clarice Lispector

Carolina Lobo Aguiar; Luiz Gustavo Marcolino da Silva

 

Catequese e apagamento em a história do ventríloquo de Pauline Melville

Maria Luiza de Castro

 

A imposição da língua europeia ao autóctone brasileiro: uma violação cultural?

Ariane Rosas da Silva; Klivy Ferreira dos Reis

 

Migração no contexto escolar: adaptação e readaptação dos alunos que passaram pela experiência de imigrar/emigrar

Alexandre Bruno Barzani; Eunice Maria Pinheiro

 

Desterritorialização e reterritorialização: o caso da comunidade de são domingos em Porto Velho/Ro.

José Gadelha da Silva Junior; Nair Ferreira Gurgel do Amaral

Representações de identidade de gênero e sexualidade nos discursos dos professores do IFRO Campus Ji-Paraná/Ro

Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles

 

Charges e cartuns políticos: a relação sujeito e linguagem sobre o viés da análise do discurso francesa

Maria Norma Lopes Souza Silva; Patrícia da Silva Soares

 

O vodu como parte constitutiva da identidade cultural haitiana

Eduardo Freire Ribeiro e Pâmela Melo de Souza

 

Representações sobre a mulher: estereótipos e construção da verdade em publicações do "alto madeira"

Admilton José de Oliveira

 

O embate entre o discurso gramatical e o discurso linguístico em materiais didáticos apostilados: um caso exemplar de análise do funcionamento do silêncio

 

Sonia Renata Rodrigues

 

Teses e dissertações sobre a imigração Haitiana para o Brasil: análise de regularidades e dispersões

Marília Lima Pimentel Cotinguiba e Viviane Silva de Oliveira Nolascio

 

GT 6 - Sessão Livre de Comunicações

As novas tecnologias no curso técnico em finanças concomitante ao Ensino Médio: potencialidades para uma outra compreensão de currículo

Agatha Christie de Souza Zemke; Vanessa Araújo de Oliveira

 

A produção de paródias e o ensino de química: uma proposta interdisciplinar para a abordagem do tema  drogas no contexto escolar

Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza; Idielly Silva Toledo; Francisca Laryssa Abreu Gonçalves; Viviane de Oliveira Bitencourte; Vinicius Militino Fernandes

Letramento literário e teoria pós-colonialista: uma análise da obra terra papagalli, De José Roberto Torero E Marcus Aurelius Pimenta.

Andréia Mendonça dos Santos Lima; Dioneia Foschiani Helbel

 

A aquisição da linguagem por crianças surdas do 4º ano na escola bilíngue de Porto Velho

Cleidiane de Jesus Mendes Guterres; Amauri Moret da Silva

Mapeamento de sinais do curso de letras Libras em Porto Velho Rondônia

Danilo Ramos da Rocha; Amauri Moret da Silva

 

A (des)construção do feminino e o mito da mulher fatal em Anjo És, de Almeida Garrett.

Fernanda de Oliveira Lopes; Pedro Manoel Monteiro

O ensino gramatical da Língua Portuguesa aplicado na sala de aula

Gabriel Costa Pereira; Ana Maria Cavalcanti Gouveia Aguilar

Dêiticos em uma narrativa surda

Jacó da Silva Cruz; Rafaela P. Silva

Variações linguísticas em sala de aula: uma proposta de intermediação entre o padrão e o não padrão

Humberto Bacic; Janaina Kelly Leite Chaves

 

Formação e identidade profissional do professor e a precarização do trabalho docente na Amazônia Ocidental

Moisés José Rosa Souza; William Kennedy do Amaral Souza

 

Contribuições do orientador educacional para o sucesso escolar do aluno com dificuldade de aprendizagem

Sônia Carla Gravena Cândido da Silva; Josefa Aparecida Pereira de Andrade

 

A elaboração das atividades escolares no processo de alfabetização das crianças

Valéria Rocha dos Santos;  Josélia Gomes Neves

 

Uma teorização sobre a importância da educação inclusiva e bilíngue para surdos  

LABADESSA, Vanessa Milani; BRANDÃO, Silvane Maria Pereira

Caminhos dialéticos: um estudo sobre o método crítico de Antonio Cândido e o ensino de literatura em três escolas de Vilhena/ Rondônia

Lívia Fernandes Nunes; Osvaldo Copertino Duarte

 

Quem somos aqui : percursos a Nova Mutum-Paraná

Jessica Evangelista Araújo; Rayane dos Santos Nascimento; Mel Naomí da Silva Borges; Márcia Letícia Gomes; Ozanir Silva de Almeida


 


Comunicações Orais

As comunicações orais seguirão as seguintes diretrizes:

  • O evento fornecerá notebook e datashow para as apresentações;
  • Cada participante terá de 10 a 15 min para apresentar o resumo do seu trabalho;
  • Após as apresentações o(a) coordenador(a) do GT dirigirá as discussões em torno das temáticas apresentadas;
  • O tempo total de cada GT será de 4 h.

Atividades

Instrução: Ao escolher as atividades, o (a) participante deve lembrar-se de que a oficina terá carga horária de 8h, portanto acontecerá nos dois 2 dias consecutivos; assim deverá inscrever-se na mesma oficina nos 2 dias. Quem optar por minicurso e/ou GT, deverá atentar para que estes não sejam simultâneos. O (a) participante que necessitar de intérprete, deverá entrar em contato pelo e mail sillic3@ifro.edu.br e especificar as atividades em que está inscrito (a).

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

Lançamento de Livros

Os livros deverão ter ISBN, serem de área afim do evento e terem anuência da comissão organizadora.
A responsabilidade em divulgar e comercializar será do próprio autor.

Para lançamento de livros, entrar em contato com a comissão organizadora pelo e-mail sillic2018@ifro.edu.br, especificando no assunto: "Lançamento de livro".

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Sugestões de Hospedagem

Hotel Omega (69) 3421-9357

Hotel Central - (69) 3422-5148

Hotel Jacone (69) 3422-0157

Hotel Chalé (69) 3422-6769

Hotel Porto Rico (69) 3423-9620  (69) 98455-8211

Larisson (69) 3422-7299


Todos os hotéis ficam próximos à rodoviária e têm acesso facilitado ao local do evento (IFRO Campus - Ji-Paraná).  Diárias sujeitas à disponibilidade.

OBS.: Os custos de hospedagem e alimentação serão de responsabilidade do participante.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}