GT1 - As narrativas orais de experiência pessoal
como lócus de excelência para manifestações culturais, mnemônicas e
identitárias
|
A construção da identidade do
enunciador-narrador
|
Érica Cayres Rodrigues; Valdir
Vegini
|
Novidades à vista: práticas
pedagógicas na infância do campo em Ji-Paraná - RO
|
Helen Maciel da Silva; Juracy
Machado Pacífico
|
Os desafios na formação de
professores inclusivos para atuação junto ao aluno com transtorno do espectro
autista
|
Kelly Cristina Souza Borges
; Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza,; Sara Littig
Vilela; Vaniéle de Souza Oliveira; Francisca Eluina da Silva
|
Os discursos presentes nas
narrativas orais que caracterizam a construção da identidade docente dos
alunos indígenas
|
Maricelma Almeida Chaves; Fábio
Pereira Couto
|
A casa química: uma ação de
intervenção pedagógica na APAE de Ji-Paraná
|
Pamella Albino Bentes; Emílio José Oliveira;
Francisca Laryssa Gonçalves; Daiany Alves de Paula; Alice Cristina Souza
Lacerda Melo de Souza
|
Narrativas autobiográficas: as
dificuldades do âmbito educacional e sua contribuição para a prática docente
|
Francisco das Chagas Parente de Castro; Francisco
Rosevaldo Nascimento Araújo; Pierre André Garcia Pires
|
Elementos eufóricos e
disfóricos em narrativas orais de experiência pessoal a partir de
manifestações mnemônicas
|
Regiani Leal Dalla Martha
Couto; Valdir Vegini
|
"A mãe d´água da cidade
debaixo d´água do rio Guaporé": tradição oral e narrativas
verossimilhantes
|
Valdir Vegini; Rebecca Louize
Vegini
|
Tradição oral: uma análise
linguística de nós coesivos pronominais como mecanismos de coesão da
oralidade.
|
Josias Alves de Souza; Valdir
Vegini
|
GT 2 - Pluralidade Cultural e
Letramentos sociais em gêneros textuais e discursivos
|
O ressignificar na inclusão: a
escola pública e os desafios do multiletramento na educação da pessoa surda
|
Débora Soares Lima Wendpap
|
Descolonizando as aulas de Língua Portuguesa do
ensino fundamental no contexto amazônico: gêneros textuais e variações
linguísticas
|
Eliane Ricarte Rodrigues;
Lusinilda Carla Pinto Martins
|
Um olhar sobre o ensino de Língua Portuguesa no
contexto bilíngue
|
Ângela Ferreira Gahu da Silva;
Eliane Ricarte Rodrigues; Delcilene Rubira Fogaça
|
Práticas de letramento no
ensino da Língua Inglesa:
|
Geovânia de Souza Andrade
Maciel; Lusinilda Carla Pinto Martins
|
A representação do indígena no
colonialismo: uma análise do livro crônica da Companhia de Jesus
|
Juliete Fadoul Blanc; Maria de
Fátima Marques Da Cunha; Nair Ferreira Gurgel do Amaral
|
Acessos e dificuldades de
leitura de ingressantes no IFRO Campus Ji-Paraná
|
Luís Ribeiro Medeiros; Regiani
Leal Dalla Martha Couto
|
Relações dialógicas entre
espaço, sujeito e fotografia em eventos de letramento escolar
|
Rosa Mendes; Lusinilda
Carla Pinto Martins
|
Letramento literário: uma
experiência estética com a literatura
|
Maria de Fátima Castro de
Oliveira Molina; Iza Reis Gomes Ortiz
|
Imagem e texto: a construção
dos sentidos no livro infantojuvenil cacoete, de Eva Furnari
|
Marcos Aurélio Bitencourt dos
SANTOS. Rosana Nunes ALENCAR
|
O gênero textual música como
auxílio para o desenvolvimento do letramento social e a percepção da visão
esteriotipada da figura feminina presente em letras musicais
|
Lusinilda Carla Pinto Martins;
Viviane Silva De Oliveira Nolascio
|
GT 3 - Diversidade Cultural em Contextos
Amazônicos
|
História e memória: implicações
conceituais para o campo dos museus.
|
Everson Rodrigues de Castro;
Eduardo Joreu de Oliveira
|
Leituras do local: da vila de
Rondônia a Ji-Paraná
|
Eduardo Belze Ferreira; Josélia
Gomes Neves
|
A interculturalidade na perspectiva
da educação profissional: a temática sobre história e cultura indígena no
Instituto Federal de Rondônia
|
Fernando Ferreira Pinheiro,
Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza, Josélia Gomes Neves
|
Análise da situação sociolinguística do povo
indígena Aikanã
|
Andressa Santiago Monte Verde;
Quesler Fagundes Camargos
|
História e culturas indígenas: há lugar para a
interculturalidade crítica no livro didático?
|
Jaine Teixeira da Fraga;
Josélia Gomes Neves
|
A extensão como ferramenta para
processos de revitalização cultural
|
Jania Maria de Paula; Juliana
Aparecida da Silva, Marina Bilenke Soltowski; Mikaely Gonzalez Rodrigues
|
Deslocamentos populacionais na
Amazônia meridional: o caso dos indígenas Ikólóéhj Gavião
|
Lediane Fani Felzke; Kayo Leone
Dias Perim
|
Contatos interétnicos das
famílias Tupi Mondé e Ramarama com os brancos, na Amazônia Meridional
|
Lediane Fani Felzke; Larissa
Santos Menezes Freire; Patrick Cruz Moreira da Silva
|
A comunidade Paiter Suruí e a
concepção sobre o sujeito surdo Paiter Suruí
|
Luciana Coladine Bernardo
Gregianini; Miriã Gi de Lima Costa
|
Sinais do contexto familiar da
comunidade surda do povo Paiter Suruí.
|
Miriã Gil de Lima Costa;
Luciana Coladine Bernardo Gregianini
|
Etnomatemática do povo indígena
Zoró: primeiras aproximações
|
Sandro I’Ap Zoró; Carma
Maria Martini
|
GT 4 - Gêneros textuais digitais e o ensino de
Língua Portuguesa e de Literatura
|
Gêneros digitais e textuais: o uso da literatura
no espaço tempo escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental do
município de Rolim de Moura.
|
ANJOS, Ismael Fernandes dos; BRESSANINI, Adriana
das Graças; PIRES, Tatielly Angelina
|
Ensaios de linguagens, balbucios e enunciações: o
uso da tecnologia na creche com bebês e crianças pequenas em Ji-Paraná-RO
|
Ana Flávia Moreira Camargo; Juracy Machado
Pacífico
|
Práticas de leitura na escola: o gênero
discursivo infográfico como estratégia para o letramento visual.
|
Dioneia Foschiani Helbel; Mônica do Carmo
Apolinário Oliveira
|
Multiletramentos na alfabetização: produção de
histórias em quadrinhos utilizando plataformas digitais
|
Fabiano Sales de Aguiar
|
Leitura, gêneros textuais/discursivos e
tecnologias: diálogos interdisciplinares e reflexões sobre o contemporâneo.
|
Geane Valesca da Cunha Klein
|
Alfabetização na perspectiva do letramento
|
Jéssica Gomes dos Santos Assencio; Wendell Fiori
de Faria
|
Produção de gêneros textuais digitais a partir de
contos africanos
|
Nidiane Aparecida Latocheski
|
Cibercultura e educação: como enfrentar os
desafios de educar na era da informação?
|
Nilian Pereira Guimarães; Geane Valesca da Cunha
Klein
|
Letramento verbal e visual nos livros a parte que
falta e a parte que falta encontra o grande o, de Shel Silverstein
|
Rosana Nunes ALENCAR; Walmira Sodré Austríaco
MORAES
|
Nativos digitais x imigrantes digitais:
(des)encontros nas aulas de Língua Portuguesa
|
Valteir Pereira de Oliveira; Geane Valesca da
Cunha Klein
|
GT 5 - Discurso e Identidade cultural
|
Entre o sonho e a violência: a identidade da
mulher e a transgressão poética nas obras de Clarice Lispector
|
Carolina Lobo Aguiar; Luiz Gustavo Marcolino da
Silva
|
Catequese e apagamento em a história do
ventríloquo de Pauline Melville
|
Maria Luiza de Castro
|
A imposição da língua europeia ao autóctone
brasileiro: uma violação cultural?
|
Ariane Rosas da Silva; Klivy Ferreira dos Reis
|
Migração no contexto escolar: adaptação e
readaptação dos alunos que passaram pela experiência de imigrar/emigrar
|
Alexandre Bruno Barzani; Eunice Maria Pinheiro
|
Desterritorialização e reterritorialização: o
caso da comunidade de são domingos em Porto Velho/Ro.
|
José Gadelha da Silva Junior; Nair Ferreira
Gurgel do Amaral
|
Representações de identidade de gênero e
sexualidade nos discursos dos professores do IFRO Campus Ji-Paraná/Ro
|
Lívia Catarina Matoso dos Santos Telles
|
Charges e cartuns políticos: a relação sujeito e
linguagem sobre o viés da análise do discurso francesa
|
Maria Norma Lopes Souza Silva; Patrícia da Silva
Soares
|
O vodu como parte constitutiva da identidade
cultural haitiana
|
Eduardo Freire Ribeiro e Pâmela Melo de Souza
|
Representações sobre a mulher: estereótipos e
construção da verdade em publicações do "alto madeira"
|
Admilton José de Oliveira
|
O embate entre o discurso gramatical e o discurso
linguístico em materiais didáticos apostilados: um caso exemplar de análise
do funcionamento do silêncio
|
Sonia Renata Rodrigues
|
Teses
e dissertações sobre a imigração Haitiana para o Brasil: análise de
regularidades e dispersões
|
Marília Lima Pimentel Cotinguiba e
Viviane Silva de Oliveira Nolascio
|
GT 6 - Sessão Livre de Comunicações
|
As novas tecnologias no curso técnico em finanças
concomitante ao Ensino Médio: potencialidades para uma outra compreensão de
currículo
|
Agatha Christie de Souza Zemke; Vanessa Araújo de
Oliveira
|
A produção de paródias e o ensino de química: uma
proposta interdisciplinar para a abordagem do tema drogas no contexto
escolar
|
Alice Cristina Souza Lacerda Melo de Souza;
Idielly Silva Toledo; Francisca Laryssa Abreu Gonçalves; Viviane de Oliveira
Bitencourte; Vinicius Militino Fernandes
|
Letramento literário e teoria pós-colonialista:
uma análise da obra terra papagalli, De José Roberto Torero E Marcus Aurelius
Pimenta.
|
Andréia Mendonça dos Santos Lima; Dioneia
Foschiani Helbel
|
A aquisição da linguagem por crianças surdas do
4º ano na escola bilíngue de Porto Velho
|
Cleidiane de Jesus Mendes Guterres; Amauri Moret
da Silva
|
Mapeamento de sinais do curso de letras Libras em
Porto Velho Rondônia
|
Danilo Ramos da Rocha; Amauri Moret da Silva
|
A (des)construção do feminino e o mito da mulher
fatal em Anjo És, de Almeida Garrett.
|
Fernanda de Oliveira Lopes; Pedro Manoel Monteiro
|
O ensino gramatical da Língua Portuguesa aplicado
na sala de aula
|
Gabriel Costa Pereira; Ana Maria Cavalcanti Gouveia
Aguilar
|
Dêiticos em uma narrativa surda
|
Jacó da Silva Cruz; Rafaela P. Silva
|
Variações linguísticas em sala de aula: uma
proposta de intermediação entre o padrão e o não padrão
|
Humberto Bacic; Janaina Kelly Leite Chaves
|
Formação e identidade profissional do professor e
a precarização do trabalho docente na Amazônia Ocidental
|
Moisés José Rosa Souza; William Kennedy do Amaral
Souza
|
Contribuições do orientador educacional para o
sucesso escolar do aluno com dificuldade de aprendizagem
|
Sônia Carla Gravena Cândido da Silva; Josefa
Aparecida Pereira de Andrade
|
A elaboração das atividades escolares no processo
de alfabetização das crianças
|
Valéria Rocha dos Santos; Josélia Gomes
Neves
|
Uma teorização sobre a importância da educação
inclusiva e bilíngue para surdos
|
LABADESSA, Vanessa Milani; BRANDÃO, Silvane Maria
Pereira
|
Caminhos dialéticos: um estudo sobre o método
crítico de Antonio Cândido e o ensino de literatura em três escolas de
Vilhena/ Rondônia
|
Lívia Fernandes Nunes; Osvaldo Copertino Duarte
|
Quem somos aqui : percursos a Nova Mutum-Paraná
|
Jessica
Evangelista Araújo; Rayane dos Santos Nascimento; Mel Naomí da Silva Borges;
Márcia Letícia Gomes; Ozanir Silva de Almeida
|