LAPOC / UTFPR - Laboratório de Poéticas do Corpo - Av. Silva Jardim, 827 - Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil
Separamos alguns eventos que você irá gostar
Depois de feita a inscrição, acesse a PROGRAMAÇÃO INTERNA, consulte ali detalhes de cada uma e CLIQUE Na que lhe interessa.
Não é possível fazer inscrição pelo celular: utilize um computador.
Abaixo indicamos as atividades no segundo semestre de 2019.
Ateliê de desenho de modelo vivo?
O "Ateliê de desenho de modelo vivo" terá 4 encontros, sendo certificado quem participar de ao menos três encontros.
A participação em apenas um ou dois encontros é possível (mas não gerará certificado).
Em cada encontro os participantes desenharão a partir de modelos vivos com um tema distinto explorando em especial a linguagem do desenho rápido de croquis:
26/08 - mãos
23/09 - pés
04/11 - rosto
02/12 - corpo
Em alguns encontros, será abordado um tema introdutório como o croqui como linguagem ou desenho anatômico e modelos vivos em diferentes momento da História da Arte.
A atividade tem característica de ateliê, onde cada participante desenvolve seu próprio trabalho. Os professores mediadores darão orientações básicas iniciais interagindo com os participantes.
Cada participante deverá trazer seu material de preferência (papel, lápis, marcador, etc) e suporte (prancheta, cavalete, bloco de papel...)
Não é necessário ter participado do projeto no primeiro semestre. Um nova aventura começa agora.
*Traga sua garrafinha de água para consumo pessoal.
Professores mediadores de desenho: José Marconi e Anna Vörös.
Professores palestrantes: José Marconi e Simone Landal.
Apoio de produção: Professor Ismael Scheffler - TUT
MARÇO
Data de início | Atividade | Duração |
20 de março de 2019 19h30 | Visitarte | 1 encontro de duas horas |
25 de março de 2019 | Oficina de Expressão Corporal - Módulo 1 - Turma A ADIADA | 3 semanas com 1 encontro semanal (segundas-feiras - noite) |
28 de março de 2019 | Laboratório de Pesquisa Corporal pelo Método Mimodinâmico - ENCERRADA | 7 encontros (quintas-feiras -tarde) |
abril extra Espetáculo teatral gratuito sem inscrição (sem certificado) | Peça: A NeoVida contemporânea como ela é |
ABRIL
Data de início | Atividade | Duração |
05 de abril de 2019 | Teatro do Oprimido Tecnológico | 8 encontros (sextas-feiras - noite) |
10 de abril de 2019 | Oficina de Expressão Vocal - Módulo 1 | 3 semanas com 1 encontro semanal (quartas-feiras - noite) |
11 de abril de 2019 | Ateliê de desenho de figura humana em cena 1 (desenho com modelo vivo) | 3 encontros (quintas-feiras - tarde) |
22 de abril de 2019 | Oficina de Expressão Corporal - Módulo 2 | 3 encontros (segundas-feiras - noite) |
26 de abril de 2019 | Apreciação teatral - escola de espectadores - Experiência 1 | 3 semanas com 1 encontro semanal (sextas-feiras - noite) |
MAIO
Data de início | Atividade | Duração |
09 de maio de 2019 | Ateliê de desenho de figura humana em cena (desenho com modelo vivo) - 2 | 3 encontros (quintas-feiras - tarde) |
27 de maio de 2019 | Oficina de Expressão Corporal - Módulo 1 - Turma B - ENCERRADA | 3 semanas com 1 encontro semanal (segundas-feiras - noite) |
31 de maio de 2019 | Apreciação teatral - escola de espectadores - Experiência 2 - ENCERRADA | 3 semanas com 1 encontro semanal (sextas-feiras -noite) |
27 e 29 de maio de 2019 | Oficina de dramaturgia colaborativa - ENCERRADA | 2 encontros em 1 semana |
junho extra Espetáculo teatral gratuito sem inscrição (sem certificado) | Peça: Os Verbos Suspensos Pelo Coração - https://www.facebook.com/events/1195170403988193/ O espetáculo “Os Verbos Suspensos Pelo Coração” é resultado de uma pesquisa sobre os estados psicofísicos da depressão, mais especificamente em indivíduos LGBT - tema base para o desenvolvimento da peça, que retrata dois personagens que estão imersos em um espaço onde os corpos convivem com as suas próprias emergências). Como ponto de partida de criação do espetáculo, os artistas adotaram inicialmente o ensaio “Sociedade do Cansaço”, do autor coreano Byung-chul Han, em que descreve a violência neural que assolou o Ocidente no século XX; como também diversos relatos de suicídio de pessoas próximas, matérias de jornal e de mídias sociais. A equipe criadora desenvolve sua pesquisa sob o viés do processo colaborativo, investigando procedimentos de criação de textos escritos em conjunto dentro de um “Laboratório Dramatúrgico” (um espaço criativo do processo, com caráter de workshop, dedicado à escrita de textos e dramaturgia textual), partindo de experiências pessoais e diversas referências para a elaboração da dramaturgia textual e cênica. A dramaturgia contemporânea do espetáculo propõe aos atores deslocamentos verbais e físicos em suas performances, trabalhando vertiginosamente texto e corpo em uníssono. Com uma linguagem às vezes onírica, às vezes lírica, e com uma sonoplastia criada pensando na totalidade da encenação, o roteiro leva o espectador a acessar lugares subjetivos, sensíveis e bastante singulares. SINOPSE: Texto como força de encontro - com as palavras, com o Outro. Verborragia que aciona uma denúncia das angústias. Os desejos dos corpos estão (submersos na presença) e (suspensos pelo coração). Suicídio enquanto risco. bichisse. incômodo. at(r)aque. Concretar novas formas de estar aqui é também arruinar as antigas. FICHA TÉCNICA: Elenco: Bernardo Schaffer, Gabriel Vernek Criação e Operação de Luz: Izabelle Marques Direção, Dramaturgia e Sonoplastia: Gabriel Vernek Duração: 55 minutos. Local: Auditório da UTFPR (Av. Sete de Setembro, 3165) Às 20h ENTRADA FRANCA * Bate-papo com os artistas após a apresentação do dia 07/06. |
JUNHO
06 de junho de 2019 | Ateliê de desenho de figura humana em cena 3 (desenho com modelo vivo) | 3 encontros (quintas-feiras - tarde) |
17 de junho de 2019 | Oficina de Cenografia - Módulo 1 | 3 semanas com 1 encontro semanal (segundas-feiras - noite) |
19 de junho de 2019 | Oficina de Interpretação - Módulo 1 | 3 semanas com 1 encontro semanal (quartas-feiras - noite) |
Projetos de extensão | Duração | Periodicidade |
Design de ambiente pedagógico cultural (LAPOC) | abril a junho | segundas-feiras - tarde |
Assessoria de comunicação de projetos culturais (LAPOC) | abril a junho | segundas-feiras - tarde |
Oficina de Expressão Corporal - Módulo 1 |
Oficina com 3 encontros (Receberá declaração de participação somente inscritos que participarem dos 3 encontros) As oficinas de Expressão Corporal, Expressão Vocal e Interpretação podem ser cursadas em qualquer sequencia. Não é pré-requisito ter cursado, por exemplo, o Módulo 1 para cursar o Módulo 2. Programa: - consciência e percepção corporal - desinibição - gestos cotidianos e extra-cotidianos (percepção mecânica e dinâmica das ações de puxar e empurrar) - ritmo - postura e atitudes corporais - expressão corporal diante de uma audiência (espectadores, sala de aula, reunião profissional...) - limpeza de movimentos |
Oficina de Expressão Corporal - Módulo 2 | |
Oficina com 3 encontros (Receberá declaração de participação somente inscritos que participarem dos 3 encontros) As oficinas de Expressão Corporal, Expressão Vocal e Interpretação podem ser cursadas em qualquer sequencia. Não é pré-requisito ter cursado, por exemplo, o Módulo 1 para cursar o Módulo 2. Programa: - consciência e percepção corporal - desinibição - gestos cotidianos e extra-cotidianos (movimentos poéticos a partir das ações de puxar e empurrar) - o corpo no espaço (direções, alturas, dimensões, peso) - formas de deslocamento - pontos de projeção corporal - corpo e olhar expressão corporal diante de uma audiência (espectadores, sala de aula, reunião profissional...) - limpeza de movimentos |
Oficina de Expressão Vocal - Módulo 1 |
Oficina com 3 encontros (Receberá declaração de participação somente inscritos que participarem dos 3 encontros) As oficinas de Expressão Corporal, Expressão Vocal e Interpretação podem ser cursadas em qualquer sequencia. Não é pré-requisito ter cursado, por exemplo, o Módulo 1 para cursar o Módulo 2. Programa: - aparelho fonador e produção da fala - cuidados com a voz - voz e relações psicológicas e sócio-educacionais - respiração e fala - características da voz: ritmo, intensidade, ressonância, altura, articulação/dicção - inflexão vocal - colocação vocal - fala e personalidade - pesquisa de sonoridades orais |
Oficina de Expressão Vocal - Módulo 2 |
Oficina com 3 encontros (Receberá declaração de participação somente inscritos que participarem dos 3 encontros). As oficinas de Expressão Corporal, Expressão Vocal e Interpretação podem ser cursadas em qualquer sequencia. Não é pré-requisito ter cursado, por exemplo, o Módulo 1 para cursar o Módulo 2. Programa: - aparelho fonador e produção da fala - cuidados com a voz - voz e relações psicológicas e sócio-educacionais - respiração e fala - características da voz: ritmo, intensidade, ressonância, altura, articulação/dicção - inflexão vocal - colocação vocal - fala e personalidade - pesquisa de sonoridades orais - interpretação vocal a partir de texto teatral - leitura dramática - partitura da fala |
Oficina de Interpretação teatral - Módulo 1 |
Nesta oficina serão trabalhados alguns aspectos de interpretação de atores/atrizes a partir de cenas curtas criadas em duplas (faladas ou silenciosas). As cenas serão ensaiadas e dirigidas pelo professor, visando o aprendizado de regras básicas de atuação em palco. Recomenda-se que o aluno tenha participado em ao menos uma das oficinas de expressão corpora e/ou vocal. Ou tenha alguma experiência de cena/curso de teatro. Receberá certificado quem participar dos 3 encontros. * Trazer garrafinha de água. ** Vestir roupas confortáveis para a prática de atividades físicas. |
Oficina de Cenografia - Módulo 1 |
O Oficina de Cenografia - Módulo 1 consistirá no desenvolvimento de uma proposta cenográfica para um espetáculo teatral. Trabalhando em grupos, serão vivenciados diferentes momentos de uma metodologia de criação que consiste em: estudo do texto e do autor, identificação das demandas do texto, concepção do diretor para o espetáculo, análise do espaço a ser proposta a cenografia, desenvolvimento de conceito, desenvolvimento de proposta cenográfica por meio de representação de croquis. Para esta oficina, os alunos precisarão dispor de algumas horas de atividade prática em casa além de na oficina (para avançar no desenvolvimento do trabalho). Por isto a carga horária do certificado incluirá também estas atividades (4 horas em sala e 5 horas em casa - total de 9 horas certificadas). Os materiais utilizados serão simples (papel branco sulfite, lápis, lápis de cor, canetinha, tesoura, revistas velhas, papéis coloridos, outros materiais de preferência do aluno). Estes materiais providenciados por cada aluno (e uma pasta para guardar as folhas). Não é preciso "saber" desenhar, mas se expressão for desenhos. Não é exigido desenho técnico. |
Oficina de dramaturgia colaborativa |
A oficina será realizada em dois encontros. Cada participante deverá trazer material para escrever (papel, lápis, borracha, caneta, apoio para escrever - caderno ou prancheta). ***Aguarde mais informações. |
Visitarte - palhaços em visitação | |
Projeto Visitarte A vivência para esta noite é um encontro para experimentar momentos dinâmicos e divertidos (com os palhaços) e depois conversar (com os atores) sobre três temas: a arte do palhaço, a terceira idade e nós mesmos. A “Família de Sá Pato” visita Lares de Terceira Idade, Instituições de Longa Permanência e Áreas Geriátricas através da arte do palhaço, em Curitiba. De forma lúdica, entre uma palhaçada e uma graça, será apresentado o projeto Visitarte - um Projeto Artístico de Solidariedade Social. https://www.facebook.com/visitarte.arte/ * Não é necessária a inscrição para esta atividade - somente para àqueles que desejarem certificação. * Haverá certificado de participação para os presentes que desejarem e estiverem inscritos. Quando: 20 de março de 2019, das 19h30 às 21h30 Onde: LAPOC |
Laboratório de Pesquisa Corporal pelo Método Mimodinâmico | |
O Método Mimodinâmico é uma proposta para aprender a olhar o mundo pelo movimento corporal. A atividade é destinada a qualquer pessoa que se interesse pela expressão corporal e queira desenvolver uma capacidade mais sensível de perceber o mundo ao seu redor: os elementos da natureza (ar, água, terra e fogo), as plantas, os animais, as produções humanas, o espaço que habita. O Método Mimodinâmico envolve uma atitude contemplativa do mundo. O mundo provoca nossos corpos e nós podemos expressar isto pelo movimento. Este trabalho exercita o olhar e o corpo criativos e expressivos, fornecendo material dinâmico que pode ser usado tanto em criações teatrais, quanto coreográficas, plásticas, arquiteturais, ou simplesmente para o autoconhecimento. Quer desenvolver a sensibilidade perceptiva? Venha participar! Serão 7 encontros, em cada um proposto um tema de pesquisa diferente para ser explorado sob a orientação do professor. O ingresso no "Laboratório de Pesquisa Corporal pelo Método Mimodramático" pode acontecer em qualquer momento do projeto. É desejável a participação regular na atividade. Receberá declaração de participação àqueles que participarem de ao menos 6 dos 7 encontros. * Vir com roupas confortáveis para prática de atividade física e expressão corporal. O Método Mimodinâmico faz parte da pedagogia teatral desenvolvida por Jacques Lecoq, na França, e será dirigido pelo professor Ismael Scheffler (DADIN/TUT)- UTFPR. Quando: a partir 28 de março de 2019 Onde: LAPOC Quintas-feiras, das 14h às 15h30. Conferir as datas dos encontros antes de se inscrever. |
Teatro do Oprimido Tecnológico |
Teatro do Oprimido Tecnológico é uma oficina para fortalecer pessoas e coletivos que se sentem oprimidos pela tecnologia, seja pelo estilo de vida sedentário que ela promove, pela vigilância estatal que ela esconde, pelo cyberbullying que gera audiência ou pelas bolhas sociais que facilitam o marketing segmentado. Esta oficina colocará em prática os jogos e métodos do Teatro do Oprimido para desenvolver, através do teatro, projetos de tecnologias que apoiem os oprimidos em suas ações sociais concretas e continuadas. As atividades corporais despertarão e desenvolverão as capacidades críticas, criativas e colaborativas dos participantes. Não é necessário ter nenhuma experiência com teatro e nem interesse em desenvolver a habilidade de atuação. O importante é ter envolvimento com causas sociais e vontade de colocar tecnologias a serviços dos oprimidos. Recomenda-se vir com roupas leves para realizar as atividades corporais. O projeto será dirigido pelo professor Frederick van Amstel - coringa multiplicador formado pelo Centro de Teatro do Oprimido no Rio de Janeiro e professor do DADIN-UTFPR. Um de seus temas de pesquisa e atuação é a apropriação popular de tecnologias através do design participativo. Os encontros serão todas às sextas-feiras, das 19h às 21h, iniciando em 05 de abril até 31 de maio de 2019 (exceto feriados). Carga horária total da oficina: 16 horas |
Ateliê de desenho de figura humana em cena (desenho com modelo vivo) | |
O "Ateliê de desenho de figura humana em cena" terá 3 encontros , sendo certificado quem participar de todos encontros. A participação em apenas um ou dois encontros é possível (sem certificação). A atividade tem característica de ateliê, onde cada participante desenvolve seu próprio trabalho. Os professores facilitadores darão orientações básicas iniciais interagindo com os participantes. Em cada encontro, os participantes desenharão um modelo vivo com uma proposta distinta, explorando em especial a linguagem do desenho rápido de croquis: a) modelo estático com diferentes figurinos em diferentes luminosidades; b) desenho anatômico de nu artístico; c) modelo em diferentes cenas expressivas em ações lentas com objetos. Em cada encontro será abordado um tema introdutório: a) croqui como linguagem; b) desenho anatômico e modelos vivos em diferentes períodos da História da Arte; c) desenho de espetáculos e personagens na História da Arte. * Cada participante deverá trazer seu material de preferência (papel, lápis, marcador, etc) e suporte (prancheta, cavalete, bloco de papel...) Professores facilitadores de desenho: José Marconi e Anna Vörös. Professores palestrantes: José Marconi e Simone Landal. Apoio de produção: Professor Ismael Scheffler - TUT |
Ateliê de confecção de máscaras teatrais | |
No "Ateliê de confecção de máscaras teatrais" serão produzidas as diferentes máscaras que serão utilizadas no espetáculo do TUT de 2019. A atividade será orientada e a partir das concepções propostas os participantes colaborarão na confecção. Os materiais serão fornecidos para o projeto. A declaração de participação será fornecida para os participantes de ao menos 6 encontros de 8. Data a confirmar. |
Apreciação teatral - escola de espectadores |
"Apreciação teatral - escolas de espectadores" ocorrerá com três encontros da seguinte maneira: 1º encontro - em sala de estudo na UTFPR, serão feitas discussões sobre a linguagem teatral e reflexões sobre temáticas específicas de um espetáculo em cartaz em Curitiba. 2º encontro - em um teatro, assistir um espetáculo teatral em cartaz em Curitiba (sobre esta peça, já foram trabalhados alguns temas no 1º encontro). [O horário de começo e fim dependerá da peça em cartaz.] 3º encontro - de volta à sala de estudo, se discutirá a experiência como espectadores retomando aspectos discutidos no primeiro encontro e ampliando as reflexões. A peça será definida a partir do que esteja em cartaz em Curitiba na data prevista (não se trata de apresentação exclusiva para esta atividade). O ingresso e transporte ao local do espetáculo são de responsabilidade de cada participante. Se dará preferência por espetáculo gratuito subsidiado, pague quanto vale ou de baixo custo (até cerca de R$ 15,00) - para que isto torne mais acessível a participação nesta atividade. Para certificação, é imprescindível que o participante compareça aos 3 encontros. Idade mínima para a atividade é de 17 anos. A atividade será coordenado pelos professores Maurini de Souza e Ismael Scheffler. Ocorrerão duas experiências. Não é necessário ter participado da experiência 1 para participar da dois. Cada experiência é independente uma da outra. |
Alunos da UTFPR dos cursos de Design, Arquitetura, Comunicação e Letras
Projeto de extensão: Design de ambiente pedagógico cultural (LAPOC) |
O "Projeto de extensão: Design de ambiente pedagógico cultural (LAPOC)" contará com a participação de alunos de Arquitetura e de Design da UTFPR. Seu foco será desenvolver projetos nos diferentes ambientes do Laboratório de Poéticas do Corpo (LAPOC), local destinado para a pesquisa criativa de atividades de teatro e dança. O grupo proporá alternativas e desenvolverá projetos envolvendo: - pintura de painéis murais em paredes (grafiti ou outras técnicas de pintura) - sinalização e identificação de ambientes - mobiliários variados - intervenções em janelas - organização de ambientes e materiais (guarda roupa de figurinos, arquivamento de cartazes e fotografia, materiais cenográficos e de iluminação...) - paisagismo Terá como desafio explorar temas lúdicos, movimento e criatividade. O grupo deverá buscar soluções de baixo custo e reaproveitamento de materiais, podendo contar com o apoio de alguns serviços da universidade. O grupo se organizará em projetos específicos. Além do grupo central, poderá contar com outros alunos colaboradores eventuais. O projeto será coordenado pelos professores: - Ismael Scheffler (TUT / Design) - Juliana Maria Greca (Links de Dança) - Simone Landal (Design) |
Projeto de Extensão: Assessoria de comunicação de projetos culturais (LAPOC) |
O "Projeto de Extensão: Assessoria de comunicação de projetos culturais (LAPOC)" será realizado com um grupo de alunos de Comunicação Organizacional, Letras e Design. O grupo terá dois núcleo: design e comunicação. Os núcleos terão uma reunião semanal de planejamento e trabalho e desenvolverá ações de comunicação visual e assessoria de comunicação das atividades realizadas no Laboratório de Poéticas do Corpo (LAPOC) pelo TUT - Teatro da UTFPR e pelo Links de Dança. Dentre as atividades: - matérias jornalisticas de divulgação - registros fotográficos - vídeos de divulgação para internet - produção de materiais para redes sociais - produção de site O grupo será coordenado pelos professores: - Ismael Scheffler (TUT/ Design) - Juliana Maria Greca (Links de Dança) Supervisão: Maurini de Souza (Jornalismo) A certificação de participação será feita a partir do total de horas dedicado por cada participante. |
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