XVI Jornada do HISTEDBR

XVI Jornada do HISTEDBR

presencial Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - João Pessoa - Paraíba - Brasil

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XVI JORNADA DO HISTEDBR

VI Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia Histórico-Crítica, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho

Bem-vindos à XVI Jornada do HISTEDBR e ao VI Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia Histórico-Crítica, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho


O evento acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro de 2023, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, Paraíba, Brasil, sendo organizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB e pelo HISTEDBR - Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil".


O tema central é “40º aniversário do livro ‘Escola e Democracia’: contribuição histórica e novos desafios”. Durante três dias, teremos a oportunidade de refletir sobre a relevância histórica dessa obra e explorar os desafios atuais que se apresentam à educação.


O evento contará com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais, que trarão contribuições significativas para o debate. Serão realizadas duas conferências magnas, abordando temas cruciais relacionados à Pedagogia Histórico-Crítica e às políticas públicas educacionais. Além disso, teremos quatro mesas redondas com a presença de especialistas de diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma ampla discussão sobre os temas em pauta.


Esperamos que este encontro acadêmico proporcione um espaço de diálogo e intercâmbio de ideias entre pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados na área da educação. Será uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre a Pedagogia Histórico-Crítica, suas implicações nas políticas públicas e sua relação com o mundo do trabalho.


Contamos com a presença de todos(as) para o sucesso deste evento!


Comissão Organizadora e Grupos de Trabalho


PALESTRANTES E MEDIADORES

Aline Machado

Ana Cláudia Cavalcanti de Araújo

Ana Resbani

Anselmo Alencar Colares

Ariosvalber Oliveira

Bertyza Carvalho Falcão Fernandes

Charliton Machado

Clarice Zientarski

Claudia Maria de Lima

Cláudio de Lira Santos Júnior

Cláudio Eduardo Félix dos Santos

Dermeval Saviani



PROGRAMAÇÃO

Credenciamento
07:30-08:30
Apresentação Cultural
08:30-09:00
Mesa de abertura do Evento
09:00-09:30
MESA 1: O AVANÇO DA EXTREMA DIREITA E OS DESAFIOS DAS PEDAGOGIAS MARXISTAS HOJE
09:30-12:30
Homenagem especial ao professor Silvio Ancízar Sánchez Gamboa (in memoriam)
14:00-15:00
EDUCAÇÃO, MARXISMO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
15:00-17:00
Comunicações Científicas
17:00-22:00
Lançamento do Livro "PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: Notas sobre os fundamentos filosóficos, pedagógicos e psicológicos"
17:00-18:00
MESA 2: AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE NOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA (MESA EM ESPANHOL).
09:00-12:00
MESA 3 - A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
14:00-17:00
Comunicações Científicas
17:00-22:00
MESA 4: PARA ALÉM DA CURVATURA DA VARA: FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E POLÍTICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
08:30-12:00
Conferência de Encerramento: 40º aniversário do livro “Escola e Democracia”: contribuição histórica e novos desafios (um balanço necessário).
14:00-17:00

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Prazo para submissão

10/07/2023 - 25/10/2023

Áreas temáticas
GT 01 - História e Historiografia da Educação
GT 02 – Ideias Pedagógicas e Pensamento Educacional
GT 03 – Alfabetização, leitura e escrita na perspectiva histórico-crítica
GT 04 – Formação de professores e Trabalho Docente
GT 05 – Estado, Políticas Públicas e Educação
Ver todas

GRUPOS DE TRABALHO - GTs

Ementas e Coordenadores

GT 01 - História e Historiografia da Educação

Coordenação: Profs. Chagas Souza, Anselmo Colares (UFOPA)

 

Ementa: o GT História e Historiografia da Educação, visa a divulgação do conhecimento produzido no âmbito da área, envolvendo estudos sobre história e memória educacional, história da organização da instrução pública, imprensa e educação, história das instituições escolares, história das disciplinas, história da educação e representações, história da profissão docente, concepções e história da educação superior e da universidade brasileira, gênero e educação.

 

GT 02 – Ideias Pedagógicas e Pensamento Educacional

Coordenadores: Profs. Mara Regina Jacomelli (UNICAMP), Isabel (UEPG) e Alboni Marisa Dudeque Pinovski Vieira (PUCPR)

 

Ementa: O GT reúne trabalhos que versam sobre o as ideias pedagógicas e o pensamento educacional no Brasil e no mundo, a trajetória e a produção dos intelectuais que atuaram no campo da educação, vinculando-os a projetos societários e educacionais, individuais ou coletivos, a partir de posicionamentos e opiniões publicados na imprensa, de propostas de intervenção na educação, nas instituições educativas e culturais e nas políticas públicas. Serão aceitos trabalhos que privilegiem as discussões sobre: pensamento educacional; história e produção de intelectuais; intelectuais, imprensa e educação; intelectuais, política e educação.

 

GT 03 – Alfabetização, leitura e escrita na perspectiva histórico-crítica

Coordenadores: Profs. Rafael de Farias Ferreira (PPGE/UFPB) e Zenildo José Barbosa (PPGE/UFPB)

 

Ementa: O GT contempla estudos teóricos e empíricos sobre alfabetização e língua portuguesa, na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Propõe debater políticas educacionais nesse campo, seja em perspectiva histórica, seja no contexto atual, voltadas ao enfrentamento do analfabetismo, melhoria do ensino da leitura e da escrita, formação de professores, recomposição da aprendizagem, mudanças curriculares, oferta de livros e outros recursos didáticos, etc. Serão acolhidas discussões de práticas de ensino e propostas pedagógicas que aproximem a Pedagogia Histórico-Crítica do trabalho com a linguagem e letramento em sala de aula na escola pública.

 

GT 04 –Formação de professores e Trabalho Docente

Coordenadores: Profs. Luciana Cristina Salvatti Coutinho (UFSCAR), Leidy Jane Claudino de Lima (PPGE/UFPB) e Ana Paula Ribeiro de Sousa (UFMA)

 

Ementa: O objetivo do GT é discutir as relações entre o mundo trabalho e a educação, tendo como foco a educação e sua relação com a formação do trabalhador, abordando as seguintes temáticas: trabalho na sua dimensão ontológica e nas suas formas históricas; movimentos estudantis; formação omnilateral; educação dual; organização da educação básica; plano nacional de educação; base nacional comum curricular; políticas públicas e reformas da educação básica e a formação profissional; trabalho e escolaridade; trabalho e educação básica; trabalho e formação docente e trabalho docente e lazer; formação inicial e continuada; Almeja-se trazer à luz os avanços e debates teóricos presentes na produção acadêmica sobre essas problemáticas.

 

GT 05 – Estado, Políticas Públicas e Educação

Coordenadores: Profs. Gilcilene de oliveira Damasceno Barão (UERJ), Gilvaneide Nunes da Silva (PPGE/UFPB) e Maria Lília Imbiriba Sousa Colares (UFOPA) e Rodrigo Molina (UFES)

 

Ementa: Este GT se propõe a debater e socializar investigações bem como aprofundar as análises acerca das políticas educacionais que se realizam no interior do Estado e nas relações deste com as diversas classes sociais, forças políticas e grupos sociais. Estudos e debates acerca das formas pelas quais se definem as políticas públicas no âmbito da educação brasileira, considerando as relações estabelecidas entre Estado e sociedade civil no contexto socioeconômico contemporâneo; avaliação da proposição, implementação e impactos de políticas educacionais nos níveis municipal, estadual e federal; estudos comparados sobre as políticas educacionais brasileiras com as de outros países; análise da relação das políticas educacionais com as demandas dos movimentos sociais; estudos sobre os processos de gestão tanto no âmbito das escolas quanto dos sistemas de ensino e; pesquisas sobre o financiamento da educação e da escola, Estado e Direito à Educação, Políticas Públicas de Formação Educacional do Trabalhador.

 

GT 06 – Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental e Médio

Coordenadores: Profs. Vanessa Campos Mariano Ruckstadler (UENP), Dorgival Renê Tolentino Leite (PPGE/UFPB)

 

Ementa: Estudos e pesquisas que vinculam-se ás experiências em: questões de políticas educacionais e organização escolar; aspectos teórico-metodológicos das práticas pedagógicas no Ensino Fundamental e Médio, com ênfase nas diferentes áreas de conhecimento e do currículo escolar; práticas disciplinares, projetos didáticos e experiências inovadoras; educação ambiental, multicultural e inclusão escolar; organização do trabalho pedagógico e avaliação escolar; relação escola e sociedade; espaços educacionais não formais; cotidiano escolar.

 

GT 07 – Pedagogia Histórico-crítica e Educação infantil

Coordenadores: Profs. Heloísa Santos Varão (UEMA/PPGE/UFPB), Bertyza Carvalho Falcão Fernandes (DEBAS/UFPB)

 

Ementa: Tendo como fundamentos à Pedagogia histórico-crítica, a Filosofia da Práxis e ao Materialismo Histórico e Dialético, este GT se propõe colher estudos e pesquisas que tratem da dinâmica que caracteriza a educação de crianças que se encontram nos seus primeiros anos de vida. Currículo, políticas e práxis educacional na e para a Educação Infantil. Organização do trabalho pedagógico para a primeira infância. O papel do professor neste importante setor de ensino.

 

GT 08 – Políticas, gestão e financiamento da Educação Superior

Coordenadores: Profs. Eduardo Ferreira Albuquerque (PPGE/UFPB), Ana Cláudia Cavalcanti de Araújo (PPGE/UFPB) e Mônica de Fátima Silva Cavalcanti (PPGE/UFPB)

 

Ementa: Este GT se propõe debater a dinâmica que caracteriza ao Ensino Superior no Brasil, focando em particular em três eixos: políticas públicas, gestão e financiamento da educação. Desafios atuais e alternativas de mudança para a Educação Superior.

 

GT 09 – Educação e diversidade humana na perspectiva da PHC

Coordenadores: Profs. Maria de Lourdes de Azevedo Soares (PPGE/UFPB)

 

Ementa: Conhecimentos acerca da promoção, respeito e valorização da diversidade étnico-racial, de orientação sexual, identidade de gênero e condição de deficiência na perspectiva da PHC, colaborando para o enfrentamento da violência sexista, capacitista, étnico-racial e homofóbica no âmbito das escolas. Teoria e metodologia para problematizar as infindáveis significações produzidas na arena política das/nas relações de poder. A sexualidade humana, raça e identidades no espaço (des)educativo da escola. Olhar para as diferenças de: pessoas, crenças, valores, mitos, tabus, enfim, para a diversidade humana em uma perspectiva de classe.

 

GT 10 – Educação do Campo, Educação Indígena e PHC

Coordenadores: Profs. Clarice Zientarski (UFC), Pedro Lobo (PPGE/UFPB) e Milena Veríssimo Barbosa (PPGE/UFPB)

 

Ementa: Gestão do trabalho pedagógico dos professores do campo e da educação indígena e autonomia docente. Políticas educacionais de regulação da educação do campo e da educação indígena. Impacto das políticas educacionais de regulação na gestão do trabalho docente em sala de aula. Estratégias docentes para promover práticas pedagógicas e a autonomia no contexto de regulação. Contribuições da PHC para a educação do campo e a educação indígena.

 

GT 11 – Marxismo e Educação

Coordenadores: Profs. José Paulino Orso, Genilson Silva (PPGE/UFPB) e Ariosvalber Oliveira (PPGE/UFPB)

 

Ementa: Deverão fazer parte deste GT trabalhos resultantes de pesquisas que tenham como pressuposto a compreensão das origens e o movimento contraditório do modo de produção capitalista e seus desdobramentos na formação do homem. Contribuição dos escritos marxistas para a elaboração de uma teoria e pedagogia marxista em educação. Contribuições de Marx, Engels, Gramsci e Mészáros para a educação. Formação omnilateral, mediação e emancipação humana.

 

GT 12 - Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos

Coordenadores: Profs. Régis Silva (UNICAMP)

 

Ementa: Estudos sobre os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, que orientam a compreensão do fenômeno educativo e suas determinações nas relações indivíduo-gênero humano e escola-sociedade. Abarca investigações cuja centralidade reflita sobre os elementos fundamentais para a compreensão do método pedagógico-científico (materialista histórico dialético) e suas implicações ético-política para a práxis educativa. Contempla também pesquisas sobre o próprio desenvolvimento da teoria pedagógica da pedagogia Histórico-Crítica.

 

INSCRIÇÕES

Calendar

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LOCAL DO EVENTO

XVI Jornada do HISTEDBR

Organizado por

Grupo de Estudos e Pesquisas "Pedagogia Histórico-crítica, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho" - membro do HISTEDBR Nacional

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