1° SIMPOPEA

1° SIMPOPEA

online Instituto de Ciências da Educação - ICED | UFPA - Belém - Pará - Brasil
presencial Com transmissão online

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Seja Bem-Vindo(a) ao 1º SIMPOPEA 2024

O 1° SIMPOPEA foi idealizado pelo Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia – GEAMAZ, da Universidade Federal do Pará (UFPA) com apoio do Governo do Estado do Pará, da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) e da Secretária de Educação do Estado do Pará (SEDUC).



O evento objetiva reunir coordenadores e pesquisadores de Grupos de Pesquisas em Educação Ambiental na Amazônia e a comunidade acadêmica de qualquer área do conhecimento que tenha interesse nas discussões sobre como trabalhar a Educação Ambiental na formação de cidadãos sustentáveis, através da introjeção de novas competências, habilidades, hábitos, atitudes e comportamentos direcionados a preservação e a conservação do meio ambiente. 

   

Inscrições

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Calendar

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Prazos de submissões de artigos e banners

Submissões de artigos e banners: 26/09 a 03/12/2024.

Avaliações dos artigos e banners: 16/11 a 03/12/2024.

Resultados: até 03/12/2024.

PROGRAMAÇÃO

As atividades do evento serão híbridas

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Palestrantes, mediadores e coordenadores de mesa

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Submissões

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Conheça o nosso grupo de pesquisa GEAMAZ/UFPA

Apresentação

Nosso site: https://www.geamaz-ufpa.com.br/

                                               

A trajetória histórica e teórica da Educação Ambiental ganha maior visibilidade mundial a partir dos anos 70, em razão da eclosão de uma série de problemas socioambientais em termos globais, que vão desencadear, portanto, a necessidade da geração de possíveis respostas educativas para a minimização desses problemas, é, portanto, a partir dos anos 70 que se iniciam as discussões internacionais acerca da importância da temática, desde 1972, na Conferência Mundial de Meio Ambiente realizada pela ONU em Estocolmo, na Suécia, passando pelos grandes marcos de discussões mais específicas, como Tibilise, na antiga União Soviética, em 1977, até os documentos mundialmente aceitos como a Agenda 21 e o Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e de Responsabilidade Global, ambos originados na discussão da ECO-92.

A trajetória da Educação Ambiental na Universidade Federal do Pará remonta aos preparativos para a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, realizada no Brasil em 1992, e se origina da criação da Comissão de Meio Ambiente da UFPA, já integrada no início dos anos 90 pela Profa. Dra. Maria Ludetana Araújo. Ainda no início da década de 90 é criado o Núcleo de Meio Ambiente/NUMA e com ele o Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente, o PROFIMA, cujo principal curso era a Especialização em Educação Ambiental, coordenado de forma alternada pelas professoras Dra. Maria Ludetana Araújo e Dra. Marilena Loureiro.

No Instituto de Ciências de Educação, também em decorrência dos movimentos internos e externos a UFPA no campo da Educação Ambiental, foi constituído o Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente/GEAM, no ano de 1998, uma das primeiras iniciativas do GEAM, já naquele momento ancorado nos resultados do Projeto de pesquisa integrada de Educação Ambiental: Universidade e Vida, foi a apresentação da proposta de criação de um Núcleo Eletivo de Educação Ambiental para integrar o currículo do curso de Pedagogia em processo de reformulação naquele momento.

 

O Núcleo foi criado com as seguintes disciplinas:  a) Fundamentos Teóricos da Educação Ambiental; b) Educação e Problemas Regionais; Teorias de Desenvolvimento e Meio Ambiente; c) Ecologia e Biodiversidade; d) Tecnologias em Educação Ambiental no currículo escolar; e) Atividades Programadas de Educação Ambiental. A oferta deste núcleo sempre obteve da parte dos alunos uma excelente resposta em termos de procura pelas disciplinas, que sempre foram preenchidas com número considerável de alunos matriculados, o que demonstra o alto interesse dos alunos pela temática, dada a sua importância para a região em específico.

Ao longo desses anos, a oferta da disciplina Educação Ambiental se consolidou e colaborou com a formação de alunos do curso de Pedagogia, muitos dos quais realizaram seus trabalhos de conclusão de curso sobre a temática, o que pode ser facilmente identificado na biblioteca do ICED. As disciplinas do referido núcleo, porque assentadas nos resultados de pesquisa desenvolvidas no GEAM se relacionaram sempre com a oferta de possibilidades de inserção dos alunos das turmas em atividades formativas as mais variadas, relacionadas com as pesquisas e projetos de ensino extensão desenvolvidos no âmbito do grupo. Isso tudo trouxe para este conjunto de disciplinas um diferencial em termos de acesso a ações formativas.

 

É, portanto com base na experiência acumulada no GEAM, que propõe-se a criação do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia/GEAMAZ, cujo foco mais específico de atuação recairá sobre os aspectos teóricos, práticos e metodológicos da inserção da Educação Ambiental nas políticas de gestão de sistemas de ensino e de meio ambiente nos mais diversos cenários amazônicos.

 

Apesar dos avanços nas discussões sobre Educação Ambiental nos mais diferentes cenários formativos, o não incremento de políticas de formação que envolvam mais especificamente a referida temática, nos parece, diante do quadro crescente de problemas socioambientais em termos locais e globais, uma incongruência, e exige o aprofundamento e criação de novas metodologias político-pedagógicas para a Educação Ambiental, ainda mais em se tratando de uma região eivada de necessidades formativas neste campo, como é a região amazônica.


BASES LEGAIS E DOCUMENTOS INTERNACIONAIS


  • Constituição Federal de 1988.

  • Agenda 21 Global, Capítulo 36, lançada na Conferência da ONU, ECO-92, em 1992.

  • Tratado de Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e de Responsabilidade Global, documento originário do Fórum Global paralelo a ECO-92.

  • LDB 9394/1996.

  • Política Nacional de Educação Ambiental/PNEA. Lei 9793/1999.

  • Parecer do MEC – 2002.

  • Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental/DCNEA, 2012, lançadas no âmbito da Conferência Rio+20.



Foto: Reprodução/GEAMAZ


Foto: Reprodução/GEAMAZ


Foto: Reprodução/GEAMAZ

Conheça o Instituto de Ciências da Educação – UFPA – ICED

A história do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA) inicia em 1954, no Colégio Sousa Franco, com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Na década de 1970 transfere-se em definitivo para o Campus Universitário do Guamá, hoje Cidade Universitária José da Silveira Neto, quando passa a denominar-se Centro de Educação, sendo a sua criação normatizada pelo Decreto Nº 65.880, de 18 de dezembro de 1969. Entre a década de 1970 e 1980 o Centro de Educação manteve Núcleos de Educação em Santarém, Amapá, Acre e Rondônia, que deram origem às universidades hoje existentes nessas localidades. 

Em 2008, com a mudança do Estatuto da Universidade Federal do Pará, recebe o nome de Instituto de Ciências da Educação, constituindo-se como unidade acadêmica de formação superior em graduação e pós-graduação na área de educação.

Possui três subunidades acadêmicas, a saber: Faculdade de Educação, Faculdade de Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Educação.

A Faculdade de Educação oferta o Curso de Pedagogia, primeiro curso de licenciatura implantado no Estado Pará, reconhecido pelo Decreto nº. 35.456/1954 e pela Portaria do Ministério da Educação Nº 771/1954.

A Faculdade de Educação Física, criada em 2006, oferta o Curso de Educação Física, com forte presença na área de esporte e lazer, sendo institucionalmente responsável pelos Jogos Universitários do Campus do Guamá e pelos Jogos Universitários Multicampi.

A oferta de cursos de pós-graduação iniciou na década de 1970, por meio do Serviço de Planificação e Pesquisa – SPE, que ofereceu por várias décadas cursos de especialização lato sensu, com destaque para o curso de Especialização em Educação e Problemas Regionais, que teve a primeira oferta em 1984.

Essa experiência favoreceu a criação, em 1992, do curso de Mestrado em Educação: Políticas Públicas que, em 2001, já com o reconhecimento da CAPES, passa a denominar-se mestrado em educação. Em 2006, com a criação do curso de doutorado, o Programa de Pós-graduação em Educação configura-se como o mais importante programa de formação de pesquisadores em educação da Amazônia. Atualmente, o Programa de Pós-graduação em Educação possui três linhas de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais, Educação, Currículo, Epistemologia e História e Educação, Cultura e Sociedade.

O Instituto de Ciências da Educação tem forte presença na educação da região e é responsável por programas e projetos que desenvolve em parceria com as redes de ensino, com os movimentos sociais e com órgãos públicos no âmbito municipal, estadual e federal.


                                                                             Foto: Reprodução/ICED

                                                                                                                      


 Foto: Reprodução/UFPA


 Foto: Reprodução/UFPA

Dicas de Hospedagem em Belém do Pará

Vai vir para o 1º SIMPOPEA em Belém do Pará e quer dicas de hospedagem em hotéis e hostels? Acesse o link abaixo, preparamos uma lista com sugestões para vocês!

Sugestões de Hotel e Hostel

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