A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento, comunidade científica, universidades, instituições de ensino e pesquisa, escolas, museus, entre outros. Com programação descentralizada, visa mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.
"Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais" é o tema escolhido para a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2024. Esta escolha reflete a urgência em reconhecer, valorizar e proteger a riqueza de biodiversidade encontrada nos diversos biomas brasileiros - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal (além do Sistema Costeiro-Marinho) - e a riqueza de conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam.
Em Campos do Jordão, a SNCT está em sua 15ª Edição, com organização promovida por servidores/as do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo da cidade.