18º SHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo

18º SHCU - Seminário de História da Cidade e do Urbanismo

presencial Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Horizontes (im)possíveis

Há um passado em disputa. Se não há grandes novidades nessa afirmação, é verdade, ainda assim parece cada vez mais tensionada nesses tempos de preocupante disseminação de fake news ou deep fakes, potencializadas pelo avanço das ferramentas de inteligência artificial, de ascensão de governos autoritários, de apagamento ou destruição da esfera pública, em um contexto em que os próprios sentidos do público, do real e do verossímil estão em xeque.

Essa disputa passa também pela nossa capacidade de voltar a formular novos horizontes – e novas utopias? podemos nos perguntar. Passa pela necessidade assim de continuarmos a reavaliar os modos pelos quais contamos e problematizamos a história de nossos tempos, territórios, espaços e povos, suas fontes e os papéis que diferentes vozes e protagonistas desempenharam.

Nesse contexto, o Seminário de História da Cidade e do Urbanismo caminha para sua 18ª edição e volta a se reunir em Natal entre 10 e 14 de novembro de 2024, depois de mais de 20 anos. A criação do SHCU, em 1990, foi fundamental para a consolidação do campo da história urbana no Brasil, tornando-se um espaço de relevância para discussões sobre questões e processos relacionados a história dos territórios e dos saberes e poderes que o disputaram.

Muito se passou desde então e o próprio campo, em suas várias escalas e relações, amadureceu, reivindicou autonomia, ampliou perspectivas e pôs e repôs questões. Os sentidos de urgência dos tempos presentes parecem nos impelir a pensar novos horizontes, no equilíbrio precário entre o possível e o impossível à luz de nossos processos históricos.



Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail 18shcunatal@gmail.com.

EIXOS TEMÁTICOS



EIXO TEMÁTICO 01 
Disputas do/pelo progresso e do/pelo moderno:

O eixo se relaciona mais diretamente com as pesquisas que formaram o campo da história urbana no Brasil, analisando e discutindo os planos, projetos, instituições, instrumentos e dispositivos urbanísticos e legislativos de incidência sobre o território, as ações de agentes públicos e privados e os aparatos tecnológicos e de infraestrutura, da escala local ao transnacional; das relações entre arquitetura e as preexistências em suas várias dimensões e múltiplas representações e gradações (entre campo e cidade, incluindo seus limites em disputa e, muitas vezes, borrados e transtornados).




EIXO TEMÁTICO 02

Regimes de veracidade e historicidade

Pesquisas e trabalhos que tratam das dimensões das disputas pelos legados, símbolos e modos de narrar a história urbana; das disputas na esfera pública a partir da história e suas apropriações, interpretações, deformações; sobre o verdadeiro, o verossímil e o insidioso; as aproximações e os usos das fontes, arquivos e acervos públicos e privados; sobre digitalização e pesquisa em acervos digitais; sobre as lutas pela preservação e pelo que se preservar; sobre representações, expressões culturais, apropriações e reinterpretações dos processos de formação dos territórios ao longo das últimas décadas.




EIXO TEMÁTICO 03

“Outras” histórias? :

O eixo põe em xeque seus próprios termos, buscando estimular discussões que apontem o lugar central, estrutural, dos chamados “outros” e “outras” na história, os elementos da cultura popular nas formações urbanas, nos territórios múltiplos; as desterritorializações, as lutas, os conflitos e dissensos, as questões de gênero, os corpos divergentes; que discutam o alcance da universalidade e da contemporaneidade; que iluminem trajetórias e personagens à margem – que expressam a centralidade das fraturas da modernidade.




Por certo, esses eixos não são estanques. Esperamos que inspirem escritas e reflexões. Mais ainda! Trabalhos que transbordem essas perspectivas também serão bem-vindos!

MODALIDADES DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS


São compostas por apresentações orais de artigos completos submetidos ao evento. Buscam promover a troca de conhecimento entre os participantes e enriquecer o debate proposto pelo 18ª SHCU. Desse modo, os trabalhos devem estar alinhados à temática central e a pelo menos um dos eixos do evento.

REGRAS PARA A SUBMISSÃO:

·  Envio de artigo completo; 

·  Máximo de três autores por artigo; 

·  Para a publicação nos anais pelo menos um dos autores deve estar devidamente inscrito no evento; 

·  Para que o trabalho entre no cronograma de apresentação pelo menos um dos autores deve estar devidamente inscrito e confirme a participação (presencial) no evento.

 


Têm como propósito promover a interação e discussão entre pesquisadores e grupos de pesquisa de diferentes instituições e cidades. Consistem em apresentações orais de até 5 trabalhos que compõem a sessão, colaborando entre si para a discussão do tema. Cada sessão livre deverá ser organizada por um ou no máximo dois coordenadores responsáveis, que devem escolher o tema e reunir trabalhos provenientes de diferentes instituições e cidades para discussão. A submissão é de responsabilidade de um dos coordenadores,  a proposta enviada deve conter o resumo geral da sessão e os resumos expandidos de cada trabalho que a compõe. 

REGRAS PARA A SUBMISSÃO:

·  Envio resumo expandido; 

·  Máximo de dois coordenadores responsáveis por sessão, os quais devem ser professores ou pesquisadores doutorandos, provenientes de diferentes instituições (caso sejam dois);

·  Cada sessão proposta deve ter no mínimo 3 e o máximo de 5 apresentações de trabalho.

·  Cada trabalho pode ter no máximo 2 autores, sendo necessário que ao menos um deles possua título de mestre.

·  É fundamental garantir que a sessão livre abranja trabalhos de diferentes cidades.

·  A proposta para a sessão livre deve ser submetida por um dos coordenadores;

·  Para que uma sessão livre seja incluída na programação do evento, é necessário que os coordenadores e pelo menos um autor de cada trabalho esteja inscrito e confirme presença no evento.

·  Caso a proposta da sessão livre seja aprovada para apresentação no evento, os autores podem enviar o artigo completo para a publicação nos anais do evento (Mais informações e prazos vão ser posteriormente enviados por e-mail para cada participante das sessões)

 


Com o intuito de fomentar a pesquisa científica na graduação e promover a formação de futuros pesquisadores, o 18º SHCU reserva espaço no evento para que alunos envolvidos em pesquisas de iniciação científica compartilhem o desenvolvimento ou os resultados de seus trabalhos. Esta exposição, exclusiva para alunos de iniciação científica, consiste na apresentação de banners, cada trabalho pode ter até 3 autores, e a submissão é realizada através do envio de resumo expandido. A iniciativa visa que os alunos recebam a colaborações para os seus trabalhos e promovam a interação entre diferentes gerações de pesquisadores.

REGRAS PARA A SUBMISSÃO:

·  Envio de resumo expandido; 

· Exclusivo para alunos de graduação ou alunos de ensino médio envolvidos em pesquisas de iniciação científica;

·  Máximo 3 autores (o professor orientador não precisa ser incluído entre os autores); 

· Para que o trabalho entre no cronograma de apresentação pelo menos um dos autores deve estar devidamente inscrito e confirme a participação (presencial) no evento;

· Caso a proposta enviada seja aprovada para apresentação no evento, os autores podem enviar o artigo completo para a publicação nos anais (Mais informações e prazos vão ser posteriormente enviados por e-mail para cada participante)

 

ATENÇÃO!!

Cada participante inscrito poderá ser responsável por até três trabalhos.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail 18shcunatal@gmail.com.

LANÇAMENTO DE LIVROS



A organização do 18º Seminário de História da Cidade e do Urbanismo convida professores, pesquisadores e profissionais a lançarem seus livros durante o evento. Os livros e as revistas devem ter temas pertinentes ao SHCU e ter sido publicados nos anos de 2022, 2023 ou 2024.

Os autores interessados em lançar suas publicações devem estar inscritos no evento e comparecer pessoalmente à sessão de lançamento, prevista para ocorrer na terça-feira, 12 de novembro, na UFRN. 

Publicações que ainda estão em processo de elaboração, mas que sejam finalizadas e publicadas até a data do evento (em formato impresso para publicações físicas ou online para publicações digitais) também serão aceitas.

A submissão deverá ser realizada até o dia 18 de outubro de 2024, por um dos autores, na plataforma Even3 do evento no menu submissões.

O envio deve ser feito por meio do upload de um arquivo em PDF contendo as informações para fins de divulgação.

ATIVIDADES EXTERNAS

GAMBOA DO JAGUARIBE 

No dia 11/11, como parte da programação do 18º SHCU, teremos uma visita imperdível à Gamboa do Jaguaribe, localizada em uma área de proteção ambiental na zona norte de Natal/RN. 

Conhecido por suas atividades de educação ambiental, valorização e disseminação das culturas indígenas, o local reserva uma grande experiência aos seus visitantes! 
Importante: para essa atividade, a organização do 18º SHCU disponibilizará transporte aos participantes, após inscrição prévia na atividade (em breve). Há cobrança de taxa de entrada na reserva, a ser paga diretamente no local.





URBAN SKETCHERS NO COMPLEXO CULTURAL DA RAMPA 

No dia 11/11, antes da abertura oficial do 18º SHCU, vamos nos encontrar para uma atividade de desenho com o grupo Urban Sketchers Natal no Complexo Cultural Rampa. Mas não precisa ser um artista profissional para participar! Esse será um momento de descontração e interação para os participantes do evento, além da chance de registrar a bela paisagem do local, é claro! Pode trazer seu lápis favorito! 

O grupo Urban Sketchers Natal faz parte do movimento internacional “Urban Sketchers”, cujo lema é “ver o mundo um desenho de cada vez”. O grupo reúne entusiastas do desenho de todas as idades e níveis de habilidade, que compartilham sua paixão por retratar as cidades e paisagens.







GAMBOA DO JAGUARIBE

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

MESAS DE DEBATES

RUÍNAS DA MODERNIDADE: IMPACTOS, DESMONTES E INTERVENÇÕES EM PRÉ-EXISTÊNCIAS URBANAS


Adriana Capretz Borges da Silva Manhas (UFAL) 

Fernando Atique (UNIFESP) 

Natália Miranda Vieira-de-Araújo (UFPE)

 Renata Campello Cabral (UFPE)






URBANIZAÇÕES BRASILEIRAS (1800-1850)



Carlos Henrique C. Ferreira (UFRJ) 

Maria Isabel de Jesus Chrysostomo (UFV) 

Rubenilson Brazão Teixeira (UFRN) 

Fania Fridman (UFRJ) 

Clóvis Ramiro Jucá Neto (UFC)



FORMAÇÃO DAS CIDADES BRASILEIRAS A PARTIR DOS ESPAÇOS DE LUTA E MORADIA POPULAR 



 Amíria Bezerra Brasil (UFRN) 

Karina Oliveira Leitão (USP) 

Lívia Izabel Bezerra Miranda (UFCG) 

Marcela Silviano Brandão Lopes (UFMG)





CAMPO E CIDADE EM TEMPOS DE DESENVOLVIMENTISMO 



Ana Patricia Montoya Pino (UNAL) 

Elisangela de Almeida Chiquito (UFMG)

Marcus Vinícius Dantas de Queiroz (UFCG) 

Nilce Cristina Aravecchia Botas (USP)





                       

MEMÓRIAS, TERRITÓRIOS, ATIVISMO E VISIBILIDADE DOS POVOS INDÍGENAS 


Lúcia Paiacu Tabajara (Museu indígena do RN) 

Joadson Vagner da Silva (Grupo Seridó Vivo)

Marinalva Sabino (UFRN) 

José Clewton do Nascimento (UFRN





 

REGIMES DE VERACIDADE/HISTORICIDADE: MODOS DE (NÃO) USAR




Adrián Gorelik (UNQ)

Josianne Francia Cerasoli (Unicamp)

Maurício Wilson Camilo da Silva (UFRJ e UFBA)







CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO 18º SHCU 




Lia Motta (IPHAN)

Wilmara Figueiredo (UFPA)









ORIENTAÇÕES PARA AUTORES COM TRABALHOS APROVADOS


SESSÕES LIVRES

Faça sua inscrição: ️ é indispensável que pelo menos um dos coordenadores e um dos autores de cada trabalho participante da sessão estejam devidamente inscritos no evento.

Confirme sua participação: ️ é necessário que pelo menos um dos autores e um dos coordenadores de cada trabalho confirme presença respondendo e-mail da Comissão Organizadora.

Envie seu artigo completo: ️a comissão científica convida os autores que compõe a sessão livre a submeterem o artigo completo para publicação nos anais do evento.

Template: ️o template utilizado deverá ser o de “artigo completo” que encontra-se em anexo e disponibilizado no site do evento.

Prazo: ️o envio deverá ser feito até 18 de outubro de 2024.

Onde enviar: ️exclusivamente pela plataforma even3.


INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Produza seu banner: siga o modelo disponibilizado no nosso site.

Envie seu banner: submeta-o exclusivamente pela plataforma do evento. A impressão será por conta da organização do evento.

Prazo: envie até o dia 18 de outubro de 2024.

Faça sua inscrição: pelo menos um dos autores do trabalho deve estar inscrito no evento.


SESSÃO TEMÁTICA

Aprimore seu trabalho: Acesse a área do participante no site do evento para conferir os comentários dos avaliadores e faça as melhorias necessárias.

Submeta a versão final: Utilize o template “artigo completo” disponível no site do evento, incorpore as sugestões e envie o trabalho revisado pela plataforma.

Prazo: Envie sua versão final até o dia 18 de outubro de 2024.

Faça sua inscrição: garanta que pelo menos um dos autores esteja devidamente inscrito para que o trabalho possa ser incluído na programação e publicado nos anais do evento




PROGRAMAÇÃO SESSÕES LIVRES



TERÇA FEIRA: 12 DE NOVEMBRO DE 2024 (10h30-12h30)


1. O USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA NARRATIVAS DIGITAIS DA HISTÓRIA URBANA

Cordenação: Luis Ferla (História/UNIFESP), Renata Baesso Pereira (Arquitetura e urbanismo/ PUC-Campinas) 

TRABALHOS:

01) Pauliceia 2.0: um experimento colaborativo de história urbana

Luis Ferla (História/UNIFESP)

Luanna Mendes do Nacimento (História/ UNIFESP)

02) Urbanismo em Campinas – SP (1878-1939): das plantas urbanas e fontes

escritas ao SIG histórico

Renata Baesso Pereira (Arquitetura e urbanismo/ PUC-Campinas)

Raquel Mendes Rodrigues (Arquitetura e Urbanismo/ PUC Campinas)

03) Memorial RemédiosRA: a realidade aumentada a serviço da memória coletiva negra e da justiça racial em São Paulo

Renata Monteiro Siqueira (Arquitetura e urbanismo/CEBRAP)

Andrew Britt (Escola das Artes/ Universidade da Carolina do Norte)

04) SIG histórico e visibilidade espacial: a (trans)formação das terras da fazenda Chapadão em Campinas-SP (1855-1928)

Ana Beatris Fernandes Menegaldo (Arquitetura e urbanismo/ CEUNSP)

Rafael Augusto Ferreira (Arquitetura e urbanismo/ UNIFEG)


2. JOGO DE ESCALAS E TEMPORALIDADES BARROCAS. IGREJA, CIDADE E TERRITÓRIO NAS CAPITANIAS DO CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE E PARAÍBA (SÉCULO XVIII) 

Coordenação: Clovis Ramiro Jucá Neto (Arquitetura e urbanismo/ UFC) 

TRABALHOS:

01) O Território da Freguesia de Sobral no século XVIII: algumas notas.

Herbert de Vasconcelos Rocha (Arquitetura e urbanismo/ UFC)

02) Notas sobre o desenho da vila cearense setecentista: sítio, traçado urbano e arquitetura religiosa.

Clovis Ramiro Jucá Neto (Arquitetura e urbanismo/ UFC)

03) Entre largos e adros: caminhando pela cidade antiga de João Pessoa 

Maria Berthilde Moura Filha (Arquitetura e urbanismo/ UFPB)

04) A cadeira do provedor, o simbolismo barroco e o espaço sagrado: o caso da Igreja Matriz de Natal (1798-1799)

Rubenilson Brasão Teixeira (Arquitetura e urbanismo/ UFRN)


3. REFORMA URBANA NA AMÉRICA LATINA COMO ZONA DE CONTATO: CIDADE, TERRA E MORADIA (1950-1970) 

Coordenação: Liana Viveiros (Arquitetura e urbanismo/ UFBA), Sarah Feldman (Arquitetura e urbanismo/ USP)

TRABALHOS:

01) Casa, chão e desenvolvimento

Profa. Fania Fridman (Ippur-UFRJ)

02) Reforma agrária ou urbana no peru? Reflexões a partir da bibliografia especializada, 1956-1980

José Carlos Huapaya Espinoza (Arquitetura e urbanismo/ UFBA)

03) Reforma Urbana E Reforma Agrária Na Bolívia E No Brasil (1950-1964): Aproximações E Simultaneidades

Liana Viveiros (Arquitetura e urbanismo/ UFBA)

Sarah Feldman (Arquitetura e urbanismo/ USP)

04) Discursos sobre a reforma urbana na colômbia: uma opacidade densa?

Virginia Pontual (Arquitetura e urbanismo/ UFPE)

05) Reforma Urbana No Brasil E Rede Latino-Americana De Pesquisadores, Anos 1950 E 1960: O Que Nos Dizem As Fontes?

Ana Fernandes (Aménagement et Environement / UFBA)

Maria Cristina Leme (Arquitetura e urbanismo/ USP)



QUARTA FEIRA: 13 DE NOVEMBRO DE 2024 (10h30-12h30)


1. ARQUEOLOGIA DA PAISAGEM EM ESCALA MACROTERRITORIAL, TRANSFRONTEIRIÇA E TRANSTEMPORAL

Coordenação: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno (Arquitetura e urbanismo/ USP), Damião Esdras Araujo Arraes (Arquitetura e urbanismo/UFERSA) 

TRABALHOS:

01) Exercícios em Arqueologia da Paisagem

Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno (Arquitetura e urbanismo/ USP)

02) Agenciamento afro-indígena nas paisagens e povoações dos sertões do Norte: notas de pesquisa e exercício cartográfico

Damião Esdras Araujo Arraes (Arquitetura e urbanismo/UFERSA)

03) Permanências e mutações no espaço territorial cearense: obras públicas e urbanização na primeira metade do século XIX

Clovis Ramiro Jucá Neto (Arquitetura e urbanismo/ UFC)

04) As transformações de uma capitania em um século: o Rio Grande (do Norte) entre 1697 e 1807

Rubenilson Brazão Teixeira (Arquitetura e urbanismo/ UFRN)

05) Arqueologias da paisagem urbana através da pontuação arquitetônica: conventos franciscanos desenhando caminhos, centralidades e rotas

Maria Angélica Silva (Arquitetura e urbanismo/ UFAL)

Reberth Emannuel Rocha Almeida (Arquitetura e urbanismo/ UFAL)


2. OS SEMINÁRIOS DE DESENHO URBANO E A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO DISCIPLINAR NO BRASIL 

Coordenação: Maria Cristina da Silva Leme (Arquitetura e urbanismo/ USP), Dinalva Derenzo Roldan (Arquitetura e urbanismo/ UNICAMP e UNIP) 

TRABALHOS:

01) Favelas e assentamentos: da remoção à permanência. Uma discussão sobre o papel do arquiteto e do urbanista.

Maria Cristina da Silva Leme (Arquitetura e urbanismo/ USP)

02) Novas cidades e desenho urbano nos sedurs

Renato Leão Rego (Arquitetura e urbanismo /UEM)

03) Conjuntos habitacionais e desenho urbano: formas de integração à cidade.

Dinalva Derenzo Roldan (Arquitetura e urbanismo/ UNICAMP e UNIP)

04) O crescimento da cidade como uma questão para o desenho urbano

Carolina Pescatori (Arquitetura e urbanismo/ UNB)


3. TERRITÓRIO E PLANEJAMENTO EM DIFERENTES ESCALAS - UMA ANÁLISE HISTORIOGRÁFICA 

Coordenação: Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros (Arquitetura e urbanismo/UFERSA)

TRABALHOS:

01) Ideias de sistema no planejamento urbano e regional, no Brasil

Jeferson Tavares (Arquitetura e urbanismo/ USP)

02) O deslocamento da concepção de planejamento regional de John Friedmann

Elisângela de Almeida Chiquito (Arquitetura e urbanismo/ UFMG)

03) A representação dos Planos de Viação Nacionais na Cartografia do Rio Grande do Norte

George Alexandre Ferreira Dantas (Arquitetura e urbanismo/ UFRN)

Thaysa Fernandes Teixeira (Arquitetura e urbanismo/ UFRN)

04) Interescalaridades pregressas no planejamento territorial dos anos 1970: leituras a partir das cidades novas de Sinop (Brasil) e Santo André (Portugal)

Ricardo Trevisan (Arquitetura e urbanismo/ UNB)

05) Vulnerabilidades no Semiárido: Análise histórica e contemporânea da Reserva Ambiental Mata da Bica em Portalegre/RN

Tamms Maria da Conceição Morais Campos (Arquitetura e urbanismo/UFERSA)

Gabriel Leopoldino Paulo de Medeiros (Arquitetura e urbanismo/UFERSA)



QUINTA FEIRA: 14 DE NOVEMBRO DE 2024 (14h00-16h00)


1. SOBRE POSSIBILIDADES E IMPOSSIBILIDADES DA CIDADE

Coordenação: Fernando Pinho (Planejamento Urbano e Regional/ Prefeitura de Belém), Robert Pechman (História/ IPPUR UFRJ) 

TRABALHOS:

01) Para fora das democracias: cidades, linguagens, espaço público e esfera

pública de ontem e hoje

Stephanie Assaf (Planejamento Urbano e Regional/ UNA (MG) e IFCS/UFRJ)

02) Expressões do outro na filmografia brasileira contemporânea: cinema, cidade e medo

Suelen Caldas de Sousa Sumião (História/ UNIFESP)

03) Aconteceu. Fatalidade fugidia do urbano praticado e visível

Josianne Cerasoli (História/ UNICAMP)

04) Da odisséia à pornopopéia. Negociando os afetos urbanos

Robert Pechman (História/ IPPUR UFRJ)


2. AVESSOS DO URBANO NO BRASIL CENTRAL: HISTÓRIA E PLANEJAMENTO A PARTIR DA VISIBILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO SÓCIO-ESPACIAL-AMBIENTAL 

Coordenação: Rita Velloso (Arquitetura e urbanismo /NPGAU/UFMG), Luciana Saboia (Arquitetura e urbanismo/ PPGFAU/UNB) 

TRABALHOS:

1) Entre Belém e Brasília, o des-sertanejar do território por cidades novas

Ricardo Trevisan (Arquitetura e urbanismo/ UNB)

Raul Ventura Neto (Arquitetura e urbanismo/ UFPA)

2) A arte de contar histórias desde as cosmopolíticas urbanas - sobre as cidades brasileiras.

Rita Velloso ( Arquitetura e urbanismo /NPGAU/UFMG)

Leonardo Izoton Braga (Arquitetura e urbanismo/ UERJ)

3) Reconhecer margens, desenhar territórios: a questão do vazio no Eixo Sudeste de urbanização em Brasília.

Luciana Saboia (Arquitetura e urbanismo/ PPGFAU/UNB)

4) As mulheres e as crianças do censo experimental de 1959, apagamentos históricos do Brasil central

Maribel Aliaga Fuentes (Arquitetura e urbanismo/ UNB)

Carolina Pescatori (Arquitetura e urbanismo/ UNB)


3. HUMANIDADES DIGITAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS: EXERCÍCIOS EM ARQUEOLOGIA DA PAISAGEM 

Coordenação: Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno (Arquitetura e urbanismo/ USP), Ana Carolina Gleria Lima (Arquitetura e urbanismo/ USP)

TRABALHOS:

01) Laboratório São Paulo: da fábrica urbana à geografia das fábricas.

Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno (Arquitetura e urbanismo/ USP)

Letícia Falasqui Rocha (Arquitetura e urbanismo/ USP)

02) Laboratório Campinas: Arqueologia de uma Paisagem. Avenida Campos Sales e Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Maria Rita Silveira de Paula Amoroso (Arquitetura e urbanismo/ USP)

Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno (Arquitetura e urbanismo/ USP)

03) Fontes primárias, humanidades digitais e políticas públicas: uma experiência metodológica em Ribeirão Preto, SP.

Ana Carolina Gleria Lima (Arquitetura e urbanismo/ USP)

04) As Posturas das Câmaras e a modelagem dos Sertões do Norte no Século XIX

Esdras Arraes (Arquitetura e urbanismo/UFERSA)

Isabelle de Mendonça Carvalho (Arquitetura e urbanismo/ USP)


PROGRAMAÇÃO


SUBMISSÕES

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

INSCRIÇÕES

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

CONVIDADOS

{{item.nome}}

{{item.nome}}



COBERTURA FOTOGRÁFICA


                                         

Nossa equipe de fotografia esteve presente ao longo de todo o evento e capturou os momentos mais especiais do 18º Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. Agora, temos a satisfação de disponibilizar as imagens oficiais para todos participantes!

Acesse as fotos:

https://drive.google.com/drive/folders/11ybBXz6PvVE6ofk155vCttaqNabXwdRP?usp=drive_link

Agradecemos a nossa incrível equipe, que com talento e sensibilidade, registrou a essência do evento:

Cobertura fotográfica

* Athirson Nascimento (UFERSA) 

* Flávia Cortez (UFRN)

* Yuri Duarte (UFERSA)

Colaboradores da fotografia

* Cecília Cortez (UFRN)

* Diogo Barretto (UFRN)

* Alyce Caetano (UFRN)

* Raiana Fernandes de Moura (UFRN)

A todos vocês, o nosso muito obrigado!

#18SHCU #SHCU2024 #HistóriadaCidade #NatalRN #UFRN #PPGAU

COMISSÕES

COORDENAÇÃO

  • George Alexandre Ferreira Dantas (Arquitetura e Urbanismo- PPGAU/UFRN)

  • Angela Lúcia de Araújo Ferreira (Arquitetura e Urbanismos- PPGAU/UFRN)

  • Rubenilson Brasao Teixeira (Arquitetura e Urbanismos- PPGAU/UFRN)

  • Edja Bezerra Faria Trigueiro (Arquitetura e Urbanismos- PPGAU/UFRN)

  • José Clewton do Nascimento (Arquitetura e Urbanismo- PPGAU/UFRN)

COMISSÃO ORGANIZADORA INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

  • Gabriel Leopoldino Paulo De Medeiros (UFERSA)

  • Tamms Maria da Conceição Morais Campos (UFERSA)

  • Doralice Sátyro Maia (UFPB)

  • Wylnna Carlos Lima Vidal (UFPB)

  • Natália Miranda Vieira de Araújo (UFPE)

  • Renata Campello Cabral (UFPE)

COMISSÃO ORGANIZADORA LOGÍSTICA/ EXECUTIVA 
  • Anna Rachel Baracho Eduardo Julianelli (Arquitetura e Urbanismo- UFRN)

  • Bianca Carla Dantas de Araújo (Arquitetura e Urbanismo- PPGAU/UFRN)

  • Emanuel Ramos Cavalcanti (Arquitetura e Urbanismo- UFRN)

  • George Alexandre Ferreira Dantas (Arquitetura e Urbanismo- PPGAU/UFRN)

  • Isabelle de Lima Almeida (UFRN)

  • José Clewton do Nascimento (Arquitetura e Urbanismo- PPGAU/UFRN)

  • Fritz Miguel Morais Moura (UFRN)

  • Mônica Luize Sarabia (UFRN)

  • Natália Melchuna Madruga (UFRN)

COMISSÃO ORGANIZADORA DESIGN E COMUNICAÇÃO 

  • Cecília Cortez de Sant'Anna (UFRN)

  • Flávia Romênia Cortez de Oliveira (UFRN)

  • Petterson Michel Dantas (UFRN) 

  • Regina Alyce Caetano de Lima (UFRN)

COMISSÃO CIENTÍFICA

  •        Amiria Bezerra Brasil (Arquitetura e Urbanismos- PPGAU/UFRN)

  •        Ana Paula Campos Gurgel (Arquitetura e Urbanismo- FAU/UNB)

  •        Angela Lúcia de Araújo Ferreira (Arquitetura e Urbanismos- PPGAU/UFRN)

  •        Anna Rachel Baracho Eduardo Julianelli (Arquitetura e Urbanismos- UFRN)

  •        Ana Cristina Andrade Ferreira (Arquitetura e Urbanismos-UFERSA)

  •        Clóvis Ramiro Jucá Neto (Arquitetura e Urbanismo- PPGAU/UFC)

  •        Diogo Barretto Cardoso (Arquitetura e Urbanismos-PPGAU/UFRN)

  •        Doralice Sátyro Maia (Geografia- UFPB)

  • Edja Bezerra Faria Trigueiro (Arquitetura e Urbanismos- PPGAU/UFRN)

  • Elisangela de Almeida Chiquito (Arquitetura e Urbanismo- NPGAU/UFMG)

  • Emanuel Ramos Cavalcanti (Arquitetura e Urbanismos- UFRN)

  • Eneida Maria Souza Mendonça (Arquitetura e Urbanismo- UFES)

  • Fabíola Castelo de Souza Cordovil (Arquitetura e Urbanismos- UEM)

  • Francisco Sales Trajano Filho (Arquitetura e Urbanismos- IAU/USP)

  • Gabriel Leopoldino Paulo De Medeiros (Arquitetura e Urbanismos- UFERSA)

  • George Alexandre Ferreira Dantas (Arquitetura e Urbanismo- PPGAU/UFRN)

  • Inês Martina Lersch (Arquitetura e urbanismo- Arquitetura e Urbanismo- PROPUR/UFRGS)

  • José Clewton do Nascimento (Arquitetura e Urbanismo- PPGAU/UFRN)

  • Josianne Francia Cerasoli (História- UNICAMP)

  • Maria Helena de Andrade Azevedo (Arquitetura e Urbanismo- UFPB)

  • Mônica Luize Sarabia (Arquitetura e Urbanismo- PPGAU/UFRN)

  • Monique Lessa Vieira Olimpio (Arquitetura e Urbanismos-UFERSA)

  • Natália Miranda Vieira-de -Araújo (Arquitetura e Urbanismo- MDU/UFPE)

  • Perla Bruno (Arquitetura e Urbanismo- Universidad Nacional de Mar del Plata)

  • Renata Campello Cabral (Arquitetura e Urbanismo- MDU/UFPE)

  • Ricardo Trevisan (Arquitetura e urbanismo- UNB)

  • Rodrigo Costa do Nascimento (Arquitetura e Urbanismos-UFERSA)

  • Rubenilson Brasao Teixeira (Arquitetura e Urbanismos- PPGAU/UFRN)

  • Ruth Maria Da Costa Ataide (Arquitetura e Urbanismos- PPGAU/UFRN)

  • Tamms Maria da Conceição Morais Campos (Arquitetura e Urbanismos-UFERSA)

  • Valério Augusto Soares de Medeiros (Arquitetura e Urbanismo- PPG/FAU/UNB)

  • Wylnna Carlos Lima Vidal (Arquitetura e Urbanismo- PPGAU/UFPB)


APOIO COMISSÃO CIENTÍFICA

  •        Alysson Santana Barbosa (UFRN)

  •        Andréa Virgínia Freire Costa (UFRN)

  •        Barbara Lambert Moreira (Arquitetura e Urbanismos- UFRN)

  •        Clodoaldo Dino de Castro (UFRN)

  •        Fritz Miguel Morais Mourar (UFRN)

  •        Isabelle de Lima Almeida (UFRN)

  •        Karine Maria Gonçalves Cortez (UFRN)

  •        Mônica Rosario Alves (UFRN)

  •        Natália Melchuna Madruga (UFRN)

  •        Natália Vieira Carneiro (UFRN)

  •        Natállia da Silva Azevêdo (UFRN)

  •         Petterson Michel Dantas (UFRN)

  •        Raissa Camila Salviano Ferreira (UFRN)

  •        Rebeca Grilo de Souza (UFRN)        

DATAS IMPORTANTES


  • Submissões de propostas de trabalhos para as sessões temáticas, sessões livres e exposição de iniciação científica: 02/04/2024-30/06/2024
  • Resultado das submissões de trabalhos: A partir de 10/08/2024
  • Submissões para lançamentos de livros: 06/08/2024-18/10/2024
  • Submissões do banner para a exposição científica: Até 18/10/2024
  • Submissões do artigo completo para publicação: Até 18/10/2024
  • Primeiro lote de inscrições: 01/04/2024-30/06/2024
  • Segundo lote de inscrições: 01/07/2024-22/09/2024
  • Terceiro lote de inscrições: 22/09/2024-10/11/2024
  • Evento: 10/11/2024-14/11/2024

LOCAL DO EVENTO

REALIZAÇÃO

FINANCIAMENTO

                                        

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}