A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil.
Essa temporada cultural busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.
O tema Museus, acessibilidade e inclusão é a inspiração para a realização das atividades da 18ª Primavera dos Museus.
Durante essa edição do evento teremos a oportunidade de expandir nossos olhares, pensar e refletir sobre como aprimorar a acessibilidade e a inclusão nos espaços museais.
Promover acessibilidade é dar condição de acesso aos ambientes, às exposições, aos serviços e equipamentos para que todos possam usufruir das experiências com autonomia.
Incluir é entender a pluralidade da nossa sociedade e garantir que suas diferenças não sejam barreiras para essas pessoas. É ato de nos adaptar para acolher toda diversidade.
A reflexão sobre acessibilidade e inclusão é fundamental para eliminação das barreiras nos museus, sejam elas urbanísticas, arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais ou tecnológicas.
E para transpor todas essas barreiras nos museus é imprescindível fortalecer o protagonismo das pessoas com deficiência. É importante que as pessoas com deficiência não estejam apenas no grupo de visitantes, mas também façam parte do quadro de profissionais dos museus, que no acervo tenha obras produzidas por artistas com deficiência e que os museus possuam obras onde pessoas com deficiência se vejam representadas.