Este é um evento online
trabalhando em contexto não presencial
A pandemia ocasionada pelo novo Corona vírus, a quarentena e os cuidados com a saúde decorrentes dessa situação nos impuseram desafios que estamos vivendo em todos os contextos, inclusive na educação. Nesse sentido, profissionais que atuam nessa área (professores, coordenadores, técnicos) e estudantes estão passando por processos de adaptação da rotina.
Este evento é organizado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico com o objetivo de promover formação continuada para os docentes do campus Taguatinga por meio de oficinas, palestras, espaços formativos de diálogo para contribuir com o planejamento e práticas das atividades não-presenciais.
{{item.nome}}
{{item.nome}}
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
Terça-Feira (28/07) Abertura (9h30 -10h) - Boas vindas e apresentação geral (Link: https://meet.google.com/okh-ztaa-ofx) Equipe NUAP Sala 1 (10h-12h) - "Power Slides - saia da mesmice" com Marcella Sarah Filgueiras de Farias Mediação: Veruska Machado e Fernanda Martins (Link: https://meet.google.com/uwo-medq-fyw) Sala 2 (10h-12h) "Planejamento de componentes curriculares com atividades não presenciais" com Jennifer de Carvalho Medeiros Mediação: Alessandra Kreutz Sala 3 (17h- 19h) - "Ferramentas digitais de apoio pedagógico para aulas remotas" com Rosilene Souza de Oliveira Mediação: Fernanda Martins (Link: https://meet.google.com/iyb-jfam-gnq) Sala 4 (14h- 16h) - "Utilização do AVA Google Sala de Aula e seu Ecossistema" com Daniel Saad Mediação: Juliana Rangel (Link: https://meet.google.com/csc-ntnn-cux) |
Quarta-Feira (29/07) Práticas docentes em diálogo 14h-16h Roda de conversa 1: "(re)pensando as práticas pedagógicas do EMI em um contexto de atividades remotas" Mediação: Bruno Macedo (Link: https://meet.google.com/kon-kqdu-bdz) Roda de conversa 2: "Libras e as licenciaturas em novos contextos educacionais - formação inicial de professores e as atividades remotas" Mediação: Eryc Leão (Link:https://meet.google.com/ypq-bbvh-civ) Roda de conversa 3: "os desafios pedagógicos dos cursos técnicos na formação de profissionais em um contexto de atividades remotas" Mediação: Tiago Amorim (Link: https://meet.google.com/tjm-kxme-aki) Roda de conversa 4: "os cursos superiores (bacharelados e cursos superiores tecnológicos) e mediação pedagógica em um contexto de atividades remotas" Mediação: Lucas Moreira (Link: https://meet.google.com/zur-fpdx-tbr) |
Sala "EMI" (Link: https://meet.google.com/kon-kqdu-bdz)
Sala "Licenciaturas" (Link:https://meet.google.com/ypq-bbvh-civ)
Sala "Técnicas" (Link: https://meet.google.com/tjm-kxme-aki)
Sala "Tecnólogos e Bacharelados" (Link:https://meet.google.com/zur-fpdx-tbr)
Por que iniciar uma cultura de eventos de pesquisa, formação e práticas docentes?
Com esse novo formato de encontro, centrado em torno de um tema, o NUAP sugere provocativamente o início de uma cultura de encontros pedagógicos regulares que sejam também momentos de delimitação de problemas e investigação dos mesmos.
Além do caráter formativo já incorporado na tradição de nossos encontros pedagógicos, a inclusão de "pesquisa" e "práticas docentes" no nome tem o objetivo de valorizar nossas ações, incentivando a apresentação nos próximos eventos de práticas exitosas, e aprofundar o caráter investigativo e propositivo de nossas questões, pedindo emprestadas as lentes interdisciplinares das várias ciências e técnicas dos servidores-cientistas-inovadores lotados no campus, para analisar os problemas institucionais ligados ao ensino, à pesquisa e à extensão, tais como "evasão escolar", "sucesso escolar", "iniciação científica", "relação entre ensino e pesquisa", "produção de materiais didáticos", "Formação técnica e mundo do trabalho", dentre outras questões que, a cada momento, o grupo escolher como importantes.
Por que iniciar uma cultura de eventos de pesquisa, formação e práticas docentes?
- Para romper com a ideia passiva e propositiva de semana pedagógica e promover uma cultura regular de produção e colaboração docente;
- Criar ideia de continuidade e construir uma cultura institucional colaborativa ao longo dos anos;
- Enfatizar, pela escolha sempre renovada de um tema, a importância de pensar e propor soluções para questões ligadas à prática docente;
- Encarar de forma coletiva e interdisciplinar os problemas e desafios de caráter institucional ligados à prática docente;
- Incentivar a colaboração de mais docentes no tratamento dos problemas ligados às práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas na instituição;
- Proporcionar aos docentes do campus Taguatinga a oportunidade de pesquisar práticas educativas, trocar experiências, desenvolver novas técnicas e fortalecer a equipe docente enquanto coletivo.
Com o objetivo de apoiar pedagogicamente docentes e discentes nesse processo de transição, foi criado o Núcleo de Apoio Pedagógico (NUAP/CTAG).
O NUAP tem como atribuições acompanhar, orientar e propor ações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem, dando suporte a professores e estudantes.
O que podes fazer?
Gostaria de ajudar um pouco mais a comunidade acadêmica nessa época de Pandemia? Com doações? Proposição de ações? Conte-nos!
Gostaria de ter um atendimento individualizado do NUAP? Alguma dificuldade em particular? Alguma demanda específica? Como você avalia as atividades desse evento? Conte-nos!
https://docs.google.com/forms/d/1L1ocJ3TeeRieUGAn4femdzMX0YivBg3uNEzYszKjp3k/edit?usp=sharing
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}