III Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente

III Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente

online UNILAB - Campus das Auroras - Redenção - Ceará - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

III CIEF

Inter-ações pedagógicas entre ensino e formação docente: diálogos insurgentes em tempos de instabilidade e incerteza

O III Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente (III CIEF), que se realizará de modo híbrido, de 27 a 30 de novembro de 2024, é um evento científico, que congrega pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos da educação e demais interessados em refletir sobre as inter-ações pedagógicas entre ensino e formação docente: diálogos insurgentes em tempos de instabilidade e incerteza.

O Evento se constitui como continuidade dos frutos colhidos nas suas edições anteriores. 

O II CIEF, que se realizou de modo remoto, de 18 a 21 de outubro de 2022,  congregou pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos da educação e demais interessados em refletir – a partir do diálogo entre a universidade e a escola da educação básica – sobre docência e formação em tempos de crise: esperançar e resistir.

O  I CIEF, que se realizou de 29 a 31 de janeiro de 2020, contou com a presença de pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos da educação e demais interessados em refletir – a partir do diálogo entre a universidade e a escola da educação básica – sobre os desafios e as possibilidades do Ensino e da Formação Docente no atual contexto, marcado por (in) certezas, desafios e lutas.


Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Comissão Científica

COMISSÃO CIENTÍFICA DO III CIEF

 

Coordenação Geral do III CIEF

Elisangela André da Silva Costa - UNILAB

Elcimar Simão Martins - UNILAB

Sinara Mota Neves de Almeida - UNILAB

 

Coordenação da Comissão Científica

Elcimar Simão Martins - UNILAB

Bruno Miranda Freitas – EDDocência

Francisco Thiago Chaves de Oliveira - UNILAB

Maria do Socorro Lopes da Silva – Prefeitura Municipal de Acarape e de Barreira

Railane Bento Vieira Sabóia - UVA

Reginaldo de Oliveira Nunes - UNILAB

Wanderson Diogo Andrade da Silva – UECE

 

CD 1 – Diálogos entre escola e universidade na formação inicial 

Coordenação

Carlos Henrique Andrade de Sousa - UECE

Daniel Martins Braga – SEDUC CE

Maria do Socorro Maia Silva - UNILAB

Railane Bento Vieira Sabóia - UECE

Viviane Gomes Pereira Ribeiro – UNILAB

 

Comitê Científico

Instituição

Carlos Henrique Andrade de Sousa

UECE

Railane Bento Vieira Sabóia

UVA

Nadja Rinelle Oliveira de Almeida

UVA

Antoniele Silvana de Melo Souza

UESPI

Mariana Cunha Castro

UECE

Gabriel Linhares de Sousa

SME Fortaleza

Maria da Cruz Santos Guimarães

IFPI e SME IPIRANGA DO PI

Lucilane Ferreira Silva

SME Ocara e Facesa pólo Chorozinho

Gerviz Fernandes de Lima Damasceno

UNINTA Tianguá

Mônica Emanuela Nunes Maia

IFCE

Ana Paula Araújo Mota

UECE

Carlos Ian Bezerra de Melo

UECE

Laís Helena Marques Garcia

UVA

Maria Alina Oliveira Alemcar de Araújo

SEDUC

Rosemary Carvalho de Sousa

SEDUC

Charlline  Vladia Silva de Melo

UFC

Robério Rodrigues Feitosa

UFC

Igor Alves Moreira

SEMED Sobral-CE

Hemerson Thiago de Lima Cordeiro

SEDUC

Manuel Bandeira dos Santos Neto

UECE

Patricia Victória Lima Lindolfo

SEMED Caucaia

Luciandro Tassio Ribeiro de Souza

UFOPA

 

CD 2 – Diálogos entre escola e universidade na formação continuada 

Coordenação

Antônia Andreza Moreira dos Santos Andrade – SEDUC CE

Idalina Maria Sampaio da Silva Feitosa Dias -

Regilany Paulo Colares - UNILAB

Tereza Cristina Lima Barbosa – Prefeitura Municipal de Fortaleza

 

Comitê Científico

Instituição

Francisco Joel Nascimento de Moura

SME Fortaleza

Rita de Cássia do Nascimento

SEDUC-CE

Idalina Mª Sampaio da Silva Feitosa Dias

SME Barbalha

Diná Ester Batista do Nascimento

SME Fortaleza

Edmilson Rodrigues Chaves

SME Crateús

Caio Corrêa Derossi

SEEMG e UENF

Ana Cláudia Lima de Assis

SEDUC Ceará

Maria de Lourdes Rufino Leal

SEDUC Piauí

Tereza Cristina Lima Barbosa

SME Fortaleza

Francisco Jeovane do Nascimento

SEDUC

Márcia Cristiane Ferreira Mendes

UNINTA

Maria Julieta Fai Serpa e Sales

UECE

Rodrigo Leonardo Gomes de Oliveira

SEDUC

Merivalda Doroteu da Silva

UNINTA

Ivo Batista Conde

UECE

Viviany Caetano Freire Aguiar

UNINTA

Amarildo Pereira da Silva

EDDocência

 

CD 3 – Diálogos entre escola e universidade na gestão escolar 

Coordenação

Brena Kécia Andrade de Oliveira - SEDUC CE

Francisco Jardilson Barroso Ferreira – Prefeitura Municipal de Caucaia

Giovanni José Rocha Sombra - SEDUC CE

Joana Elisa Rower - UNILAB

Lourenço Ocuni Cá - UNILAB

Newton Malveira Freire - SEDUC CE

 

Comitê Científico

Instituição

Rita de Cássia do Nascimento

SEDUC-CE

Cristiana de Paula Santos

SEDUC- Crateús

Cassia Eufrasia da Silva Costa

SME Fortaleza

Tereza Cristina Lima Barbosa

SME Fortaleza

Francimarcos Peixoto Gomes

UECE

Cecilia Maria Lima Silva

SEDUC-CE e SME Barreira

Daniel Martins Braga

SEDUC-CE

Ana Beatriz da Silva Lemos

SEDUC-CE

Francesca Danielle Gurgel dos Santos

UECE

 

 

 

 

CD 4 – Diálogos entre cultura, direitos humanos e diversidade

Coordenação

Ana Paula Farias – Prefeitura Municipal de Sobral

Cristiane Jurdenia de Farias - Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacara

Douglas Washington Carioca Pereira - SESI

Fátima Maria Araújo Bertini - UNILAB

Rita de Cássia Teixeira Sampaio - Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacara

 

Comitê Científico

Instituição

Isaura Isabel Conte

Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Elismária Catarina Barros Pinto

UVA

Ana Lúcia Denardin da Rosa

Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Ana Paula Martins Farias Vasconcelos

UVA e SME Sobral

Antoniele Silvana de Melo Souza

UESPI

Cristiane Jurdênia de farias

SME Jijoca de Jericoacoara

Cassia Eufrasia da Silva Costa

SME Fortaleza

Luciana Regina Andrioli Zacarias

UVA

Rômulo Wesley Nascimento Silva

UFRPE

Ana Paula dos Santos Reinaldo Verde

UFMA

 

CD 5 – Diálogos entre planejamento, avaliação e inovação educacional

Coordenação 

Cristiano da Silva Batista – SEDUC CE

Lucas Melgaço da Silva – UECE

Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite – IFCE

 

Comitê Científico

Instituição

Neidimar Vieira Lopes Gonzales

Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Raquel Figueiredo Barretto

UECE

Gerviz Fernandes de Lima Damasceno

UNINTA Tianguá

Maria de Lourdes Rufino Leal

SEDUC Piauí

Lucilane Ferreira Silva

SME Ocara e Facesa Chorozinho

Antonio Jair Martins dos Santos

SME Fortaleza

Arimaté Alves Noronha

SME Fortaleza

Cristiano da Silva Batista

SEDUC-CE

Jeane Pereira Dantas

SME/FORTALEZA

 

CD 6 – Diálogos entre formação docente e ensino para/com as populações negras, indígenas e africanas

Coordenação

Antonio Jair Martins dos Santos - SEDUC CE

Arliene Stephanie Menezes Pereira - UECE

Maria do Socorro Lopes da Silva - Prefeitura Municipal de Acarape e de Barreira

Reginaldo de Oliveira Nunes – UNILAB

Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB

 

Comitê Científico

Instituição

Iuri da Cruz Oliveira

SEDUC - CE

Luana Mateus de Sousa

UFC

Carma Maria Martini

Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Douglas Júnior de Souza Alves

SEDUC-RO

Francisco Joel Nascimento de Moura

SME Fortaleza

Bárbara Cristhinny Gomes Zeferino

UVA

Daliane do Nascimento dos Santos Rodrigues

ME-AÇÚ-RN

Antonio Jair Martins dos Santos

SEDUC-CE

Najla Almeida Marques Pereira

SME Fortaleza

 

CD 7 – Diálogos com os pressupostos epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em Educação 

Coordenação

Bruno Miranda Freitas - EDDocência

Luciana Rodrigues Leite – UECE

Wanderson Diogo Andrade da Silva – UECE

 

Comitê Científico

Instituição

Liana Liberato Lopes Carlos

Centro Universitário Inta - Uninta

Sahmaroni Rodrigues de Olinda

UFC

Victória Sabbado Menezes

UECE

Elismária Catarina Barros Pinto

UVA

Elton da Silva Souza

UECE

Caio Corrêa Derossi

SEEMG e UENF

Railane Bento Vieira Sabóia

UVA

Ana Paula Martins Farias Vasconcelos

UVA e SME Sobral

 

 

Realização

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência – EDDocência

Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE)

Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN/UNILAB)

Carta Circular I


Redenção, Ceará, Brasil, 07 de agosto de 2024.

 

O III Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente (III CIEF), que se realizará de 27 a 30 de novembro de 2024, em Redenção/Ceará/Brasil, é um evento científico, que congrega pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, técnicos da educação e demais interessados em refletir sobre as inter-ações pedagógicas entre ensino e formação docente – diálogos insurgentes em tempos de instabilidade e incerteza.

O período de inscrições é de 01/08/2024 a 28/11/2024. A submissão de trabalhos é de 01/08/2024 a 20/09/2024, via site do evento: https://www.even3.com.br/2024cief 

Os trabalhos deverão ser submetidos seguindo o template (modelo) disponibilizado (de acordo com a modalidade: Resumo Simples, Resumo Expandido e Artigo), por meio do editor de texto: Word for Windows.

Cada participante poderá submeter até dois trabalhos (na condição de autor ou coautor). Obs.: Não há limite de submissão de trabalho na condição de orientador.

Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais online do evento. Há, ainda, a possibilidade de artigos completos serem publicados em E-book.

Para cada trabalho serão aceitos até quatro autores e um orientador (principalmente para estudantes da graduação). Todos devem estar inscritos no evento.

Formas de Apresentação

Roda de conversa: Resumo Simples;

Apresentação oral (utilização de apresentação em Power Point): Resumo Expandido e Artigo.

O III CIEF está organizado em sete Círculos Dialógicos (CD) e os trabalhos devem ser encaminhados de acordo com objetivo de cada CD:

 

Círculo Dialógico 1 – Diálogos entre escola e universidade na formação inicial

Discutir acerca da formação inicial de professores. Contempla trabalhos ligados ao Estágio Supervisionado, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, ao Programa de Educação Tutorial, entre outros.


Círculo Dialógico 2 – Diálogos entre escola e universidade na formação continuada

Refletir sobre a formação continuada de professores por meio do diálogo entre a escola e a universidade, abordando, entre outras questões, as mudanças ocorridas no contexto do trabalho docente e os novos desafios para a formação docente.

 

Círculo Dialógico 3 – Diálogos entre escola e universidade na gestão escolar

Oportunizar a discussão entre escola e universidade na gestão escolar. Contempla ainda trabalhos que abordam experiências ligadas às políticas educacionais.

 

Círculo Dialógico 4 – Diálogos entre cultura, direitos humanos e diversidade  

Proporcionar a discussão de trabalhos que envolvam investigações teóricas, metodológicas e práticas com o fito de debater questões relacionadas à cultura, aos direitos humanos e à diversidade.

 

Círculo Dialógico 5 - Diálogos entre planejamento, avaliação e inovação educacional 

Discutir sobre os limites e as possibilidades do planejamento, da avaliação e da inovação educacional. Considera o currículo como práxis e a escola como instituição de produção de conhecimento, pesquisa e experimentação.

 

Círculo Dialógico 6 – Diálogos entre formação docente e ensino para/com as populações negras, indígenas e africanas

Refletir sobre a formação docente e o ensino na perspectiva teórica e metodológica afro-indígena-referenciada, que está pautada no atendimento às Leis 10.639/03 e 11.645/08.

 

Círculo Dialógico 7 – Diálogos com os pressupostos epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em Educação

Refletir sobre a diversidade teórico-metodológica, potencialidades e desafios inerentes a inserção da abordagem (auto)biográfica nas pesquisas em Educação, mediante a proposição de diferentes olhares sobre as narrativas, memórias, subjetividades e experiências em espaços educativos formais, informais e não formais.

 

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail da Secretaria do CIEF: cief@unilab.edu.br

 

Sejam bem-vindos ao III Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente – III CIEF!

 

Prof. Dr. Elcimar Simão Martins – UNILAB

Profa. Dra. Elisangela André da Silva Costa – UNILAB

Profa. Dra. Sinara Mota Neves de Almeida – UNILAB

 

Coordenação Geral: 

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência – EDDocência

 

Apoio Institucional:

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab

Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura – Proex - Unilab

Instituto de Ciências Exatas e da Natureza – ICEN

Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente – PPGEF UNILAB-IFCE

III CIEF Programação Detalhada – Horário do Brasil

Inter-ações pedagógicas entre ensino e formação docente: diálogos insurgentes em tempos de instabilidade e incerteza

 

 

27/11/2024 - quarta

28/11/2024 - quinta

29/11/2024 - sexta

30/11/2024 - sábado

Manhã

Minicursos e Oficinas - 09h às 11h

 

Mesa redonda - 08h30min às 11h30min

 

1a (Presencial) - Curricularização da Extensão

Debatedoras:

Bernardete de Souza Porto (UFC)

Ana Cláudia Uchoa Araújo (IFCE)

Cláudia Machado (UECE)

Mediação: Kaline Girão Antonini (UNILAB)

 

Sessão Especial - 09h30min às 11h30min

1b (Remota) - Didática na América Latina - 09h30min às 11h30min

Palestrante:

Adrián Baeza Araya (Universidad de Chile)

Mediação: Lenilda Rego Albuquerque de Faria (UFAC)


Mesa Redonda - 09h30min às 11h30min

1c (Remota) - O diálogo intergeracional e intercultural na formação de professores: perspetivas e desafios contemporâneos

Filomena Ermida da Ponte (Universidade Católica Portuguesa)

Eduardo Jorge Gomes da Costa Duque

(Universidade Católica Portuguesa)

Mediação: Ana Cláudia Lima de Assis (PPGE UECE - SEDUC CE)

 

 

 

Mesas redondas - 08h30min às 11h30min

 

2a (Presencial) - Educação Intercultural Indígena e Quilombola: diálogos insurgentes

Debatedoras:

Fabio Alves Jenipapo-Kanindé – Organização dos Professores Indígenas do Ceará

Bernardete Pitaguary - Assessora Técnica da Equipe da Educação Escolar Indígena (SEDUC CE)

Marleide Nascimento - Professora da Rede Municipal de Fortaleza (CE)

Mediação: José Josberto Montenegro Sousa (UNILAB)

 

2b (Remota) - Educação de Salamanca 30 anos depois: contribuições à inclusão

Debatedoras:

Marla Vieira Moreira de Oliveira (URCA)

Viviane Pinho de Oliveira (UNILAB)

Geandra Cláudia Silva Santos (UECE)

Jackeline Susan Souza da Silva (UECE)

Mediação: Marisa Ribeiro de Araújo (SME Fortaleza)

Apresentação de trabalhos

08h às 12h

Círculos Dialógicos

 

Tarde 

Conferência de Abertura - 14h às 18h

Palestrante:

Selma Garrido Pimenta (USP)

Mediação: Lourenço Ocuni Cá  (UNILAB)

 

 

 

Mesa Redonda - 14h às 17h

 

1a (Presencial) - TDIC, Formação Docente e Cultura Maker em tempos de inteligência artificial

 

Palestrantes:

Eryck Dieb Souza (SME Fortaleza)

Júlio Araújo (UFC)

Samara Mendes Araújo Silva (UFPR)

Ramon Rosa Maia Vieira Junior (UNILAB)

 

Mediação: Gracikelly Ribeiro Dutra de Sousa (PPGEF UNILAB-IFCE)

 

1b (Remota) - Educação nos países lusófonos: narrativas de professores moçambicanos

Arlindo Cornélio Juliasse (UniRovuma - Moçambique)

Dércio dos Santos Abreu (UniRovuma - Moçambique)

Mediação: Railane Bento Vieira Saboia (UVA)

 

Sessão especial - 14h às 16h

 

2a (Remota) - Currículo e Reformas Educacionais

Debatedores/as:

Rosanne Evangelista Dias (UERJ)

Vanessa Campos de Lara Jakimiu (UFC)

Nilson de Souza Cardoso (UECE)

Mediação: Wanderson Diogo Andrade da Silva (UECE)

 

2a (Presencial) - Sessão especial - 14h às 16h

Diálogos entre planejamento, avaliação e inovação educacional

Profa. Silvana Rocha da Silveira (UPRA - Angola)

Mediação:  Perla Almeida Rodrigues Freire (UNILAB)

 

2a (Presencial) - Sessão especial - 16h às 18h

Diálogos entre formação docente e ensino para/com as populações negras, indígenas e africanas

Prof. Rodrigues Leonardo  (UPRA - Angola)

Mediação:  Alexandrino Moreira Lopes (CEFET RJ)

Apresentação de trabalhos

13h às 17h

Círculos Dialógicos

 

Noite

Lançamento de livros - 18h às 20h

Minicursos e Oficinas - 18h às 20h

                                               

18h às 20h - Online

Roda de conversa: Pós-graduação: desafios e possibilidades da interiorização à internacionalização

 

Debatedores/as:

Amanda Ferreira da Silva (PPGEF UNILAB-IFCE)

Cristiano da Silva Batista (MASTS UNILAB)

Cícera Maria Mamede Santos (PPGE UECE)

Tereza Cristina Lima Barbosa (PPGE UECE)

 

Mediação:  Cristiane Jurdênia de Farias (SME Jijoca)

 

Aproveita e nos segue no Instagram: @cief_unilab - Aproveita e se inscreve no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCBre-02wkDJtOEafz_DwblQ

Carta Circular - Apresentação de Trabalhos

Redenção, Ceará, Brasil, 30 de outubro de 2024.

 

Inicialmente o/a parabenizamos pela aprovação do/s trabalho/s por você submetido/s ao III CIEF. Certamente sua apresentação enriquecerá os/as que tiverem a oportunidade de assisti-la e será por eles/as enriquecida, a partir dos diálogos que se estabelecerem no coletivo.

Considerando a proximidade do evento, trazemos para você, algumas orientações fundamentais para uma melhor organização de sua apresentação:

 

Modalidade de trabalho

Especificações da apresentação

Resumo simples

10 minutos para apresentação de cada trabalho

Sem utilização de slides

Interações mediadas pelo/a coordenador/a do CD

Resumo expandido

12 minutos para apresentação de cada trabalho

Com utilização de slides (template disponibilizado no site do evento, na aba Submissões: “Slide para apresentação”)

Interações mediadas pelo/a coordenador/a do CD

Artigo

15 minutos para apresentação de cada trabalho

Com utilização de slides (template disponibilizado no site do evento, na aba Submissões: “Slide para apresentação”)

Interações mediadas pelo/a coordenador/a do CD

 

Como o III CIEF será híbrido, haverá tanto a possibilidade de apresentação presencial, quanto online. No que diz respeito ao acesso às salas (presenciais ou virtuais) para apresentação, fique atento/a às seguintes orientações:

 

1.      A organização das salas (presenciais e virtuais) de apresentação será disponibilizada no site da Even3 até o dia 25/11;

2.      Especificamente para a apresentação remota, o acesso à sala virtual se dará exclusivamente por meio do e-mail com o qual você se inscreveu para o evento. Essa é uma forma de garantia de segurança do espaço de apresentação dos trabalhos, em relação a possíveis invasões.

3.       A coordenação do CD realizará, na abertura de cada turno, a chamada dos/as autores/as e coautores/as de trabalhos presentes na sala. A ordem de apresentações seguirá a mesma publicada no site do evento.

 

Seguimos a disposição para dirimir quaisquer dúvidas.

 

Cordialmente,

 

Coordenação da Comissão Científica

III Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente

Edital para Propostas de Minicursos e Oficinas

1. APRESENTAÇÃO

O III Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente (CIEF), que será realizado de 27 a 30 de novembro de 2024, abre o presente edital para recebimento de propostas de Minicursos e Oficinas. O evento reunirá educadores, pesquisadores e gestores com o objetivo de fomentar o diálogo entre escola e universidade e promover a reflexão crítica sobre os desafios da formação docente em tempos de instabilidade e incerteza.


2. OBJETIVO

O presente edital tem como objetivo selecionar propostas de Minicursos e Oficinas que contribuam para o aprofundamento dos temas abordados nos Círculos Dialógicos do III CIEF, incentivando a troca de experiências, metodologias inovadoras e a disseminação de boas práticas pedagógicas.

 

3. EIXOS TEMÁTICOS - CÍRCULOS DIALÓGICOS

As propostas de Minicursos e Oficinas devem estar em consonância com um dos seguintes Círculos Dialógicos:

 

- Círculo Dialógico 1: Diálogos entre escola e universidade na formação inicial - Discutir acerca da formação inicial de professores. Contempla trabalhos ligados ao Estágio Supervisionado, ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, ao Programa de Educação Tutorial, entre outros;

- Círculo Dialógico 2: Diálogos entre escola e universidade na formação continuada - Refletir sobre a formação continuada de professores por meio do diálogo entre a escola e a universidade, abordando, entre outras questões, as mudanças ocorridas no contexto do trabalho docente e os novos desafios para a formação docente;

- Círculo Dialógico 3: Diálogos entre escola e universidade na gestão escolar - Oportunizar a discussão entre escola e universidade na gestão escolar. Contempla ainda trabalhos que abordam experiências ligadas às políticas educacionais;

- Círculo Dialógico 4: Diálogos entre cultura, direitos humanos e diversidade - Proporcionar a discussão de trabalhos que envolvam investigações teóricas, metodológicas e práticas com o fito de debater questões relacionadas à cultura, aos direitos humanos e à diversidade;

- Círculo Dialógico 5: Diálogos entre planejamento, avaliação e inovação educacional - Discutir sobre os limites e as possibilidades do planejamento, da avaliação e da inovação educacional. Considera o currículo como práxis e a escola como instituição de produção de conhecimento, pesquisa e experimentação;

- Círculo Dialógico 6: Diálogos entre formação docente e ensino para/com as populações negras, indígenas e africanas - Refletir sobre a formação docente e o ensino na perspectiva teórica e metodológica afro-indígena-referenciada, que está pautada no atendimento às Leis 10.639/03 e 11.645/08;

- Círculo Dialógico 7: Diálogos com os pressupostos epistemológicos da pesquisa (auto)biográfica em Educação – Refletir sobre a diversidade teórico-metodológica, potencialidades e desafios inerentes a inserção da abordagem (auto)biográfica nas pesquisas em Educação, mediante a proposição de diferentes olhares sobre as narrativas, memórias, subjetividades e experiências em espaços educativos formais, informais e não formais.

 

4. PÚBLICO-ALVO

Poderão submeter propostas professores da Educação Básica ou da Educação Superior, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, gestores escolares e profissionais das áreas de educação e afins.

 

5. SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS

5.1 As propostas deverão ser enviadas até o dia 10/10/2024 através do formulário eletrônico, disponível no endereço: https://forms.gle/i2DYwoUPrq9z8DbVA

5.2 É obrigatório responder todas as informações do formulário.

 

6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

As propostas serão avaliadas por uma Comissão Científica, considerando os seguintes critérios:

- Alinhamento com os Círculos Dialógicos do evento;

- Relevância e originalidade da proposta;

- Consistência metodológica;

- Clareza na apresentação dos objetivos e da dinâmica;

- Potencial de contribuição para a formação docente e a prática educacional.

 

7. RESULTADO

O resultado da seleção será divulgado até o dia 25/10/2024 no site oficial do evento (https://www.even3.com.br/2024cief/) e comunicado via e-mail aos proponentes.

 

8. CERTIFICAÇÃO

Os responsáveis pelos Minicursos e Oficinas aprovados receberão certificados emitidos pela Comissão Organizadora do III CIEF, como ministrantes no evento.

 

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 A organização do evento se reserva o direito de ajustar a programação de acordo com a demanda e a disponibilidade de espaços e horários.

 

9.2 Questões não previstas neste edital serão resolvidas pela Comissão Organizadora.

 

9.3 Dúvidas e esclarecimentos deverão ser encaminhados para o e-mail: cief@unilab.edu.br

 

Redenção/Ceará/Brasil, 20 de setembro de 2024.

 

Comissão Organizadora do III CIEF

Relação de Minicursos e Oficinas

MINICURSOS E OFICINAS

 

Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 (manhã) – Online

 

Minicurso 1: As contribuições do princípio estético na formação de professores

Patricia Lapot Costa

Minicurso 2: Ferramentas de Inteligência Artificial no apoio à atividade docente

Luis Miguel Dias Caetano e Márcia Mychelle Nogueira do Nascimento

Oficina 1: Tecendo e narrando os fios condutores de nossa história

Cristiane Costa do Carmo, Raquel Rinco Dutra Pereira, Kaluany Honda Leone, Lúcia Miranda Gouvêa.

Minicurso 3: Por uma Cultura Literária na Escola: Práticas de Leitura para Ler, Ouvir, Ver e Sentir

Kamila Pedrosa Soares e Daniela Maria Segabinazi

 

Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 (manhã) – Presencial

 

Minicurso 4: As Avaliações Externas em Larga Escala: o que são, de onde vieram e para onde caminham?

Lucilane Ferreira Silva

Minicurso 5: A aplicação do jogo de tabuleiro Quaternity em escolas de tempo integral

Domingos Sávio de Almeida Cordeiro

Minicurso 6: A grandeza dos infinitamente pequenos: Microbiologia também se aprende na escola

Vanessa Lúcia Rodrigues Nogueira e Gabriela Lima da Silva

Minicurso 7: Compreendendo o conceito sobre área de figuras planas por meio do uso do Sector de Thomas Hood (1556-1620)

Lívia Bezerra de Alencar e

Ana Carolina Costa Pereira

Minicurso 8: Alfabetização e multiletramentos de crianças: práticas didático-pedagógicas inclusivas, engajadas e Afro-referenciadas

Aleandra de Paiva Nepomuceno, Juliana Silva Santana e Venythyais Costa de Oliveira

Minicurso 9: O brincar heurístico na creche: os bebês e as crianças bem pequenas em movimento

Edlane de Freitas Chaves

Oficina 2: Conhecendo a "Cartilha de princípios pedagógicos: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante".

Daniel Martins Braga

Oficina 3: O Ensino de Libras - Língua Brasileira de Sinais na Formação de Professores

Meiriane da Silva Pinheiro e Joaquim Pereira Silva

Oficina 4: A escrita científica na construção de um artigo acadêmico

Ana Lucia Ferreira Pitombeira / Fabíola Silva Matos / Michella Rita Santos Fonseca

Oficina 5: Culturas e saúde: promovendo educação intercultural na prática pedagógica

Rômulo Wesley Nascimento Silva

 

 

Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 (noite) – Online

 

Minicurso 10: A Arte de Contar Histórias e Atuar no Contexto Escolar

Ana Patrícia de Moura Oliveira

Oficina 6: Inclusão na prática: Construindo um Futuro para Todos

Douglas Washington Carioca Pereira

Minicurso 11: Sexualidade em pauta: a produção de projetos de ensino

Marcos da Silva Cruz

Minicurso 12: Práticas extensionistas e Formação Docente: Construindo uma Pedagogia de diálogo entre Escola e Universidade

Ivan Pereira Quintana

Minicurso 13: O uso da Metodologia Ativa Baseada em Problemas e da Metodologia Ativa Baseada em Projetos como possibilidade para uma aprendizagem significativa no ensino das Ciências e da Matemática

Adriana Cristina Marquioro Baumann

Minicurso 14: O trabalho com grupos na educação: Análise e possibilidades de intervenção.

Thyago Ycaro Souza de Menêzes

Minicurso 15: O ensino da cultura Afro-brasileira como uma prática de fomento à leitura: a inserção de autoras negras brasileiras nas aulas de Língua Portuguesa

Larisse Ferreira de Alcântara Lima, Rosimeire Oliveira Azevedo Ramos, Mayara de Souza Ferreira e Núkácia Meyre Silva Araújo

Oficina 7: Educação antirracista: construindo projetos afrorreferenciados para a prática docente na educação básica.

Najla Almeida Marques Pereira

Oficina 8: Motivando a Aprendizagem da Cultura Local no Ensino de Geografia por meio da Produção de Livros Digitais nos Anos Iniciais

Débora Suzane Gomes Mendes

 

Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 (noite) – Presencial

 

Minicurso 16: Formação de Professores de Ciências: refletindo sobre as relações entre ensino de ciências e sustentabilidade

Amarildo Pereira da Silva e Samira Lopes de Almeida

Minicurso 17: A biodança como prática de promoção de saúde, da diversidade e dos Direitos Humanos

Kelton Medeiros Teles e Osterne Nonato Maia Filho.

Minicurso 18: A Formação Docente em Tempos de Incerteza: Desafios Éticos e Pedagógicos no Uso de Tecnologias e a Proteção de Dados Pessoais

Larissa de Jesus Pimenta dos Santos

Minicurso 19: Inclusão de alunos com Transtorno do Neurodesenvolvimento

Maria do Socorro Nogueira Oliveira Filha Lima

Minicurso 20: Educação infantil escolar quilombola: práticas pedagógicas territorializadas

Ana Paula dos Santos

Minicurso 21: Como ser um educador antirracista: atividades pedagógicas e formação de professores no espaço escolar

Francisco Joel Nascimento de Moura, Marcos Adriano Barbosa de Novaes e Patrícia Chagas Fortes

Lançamento de Livros no III CIEF

https://forms.gle/m8sJbGvJhKwnrwQw7

O III Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente (III CIEF), que se realizará de modo híbrido, de 27 a 30 de novembro de 2024, é um evento científico, que congrega pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos da educação e demais interessados em refletir - a partir do diálogo entre a universidade e a escola da educação básica - sobre as Inter-ações pedagógicas entre ensino e formação docente: diálogos insurgentes em tempos de instabilidade e incerteza

Este formulário destina-se ao encaminhamento de livros a serem lançados no III CIEF. Este momento será realizado na quarta-feira, 27 de novembro de 2024 (noite) no horário de 18:00 às 20:00h, em formato híbrido, presencial em Redenção/Ceará/Brasil e online, via plataforma zoom ou meet. Vale lembrar que o/a (s) autor/a(es/as)/ organizador/a (es/as) que apresentará (ão) a obra deverá (ão) estar inscrito/a (s) no congresso,  sendo a inscrição quitada até o dia 17/10/2024.

Mais detalhes no site: https://www.even3.com.br/2024cief/

Prazo para resposta a este formulário: 17 de outubro de 2024.

Sejam bem-vindos/as ao III Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente – III CIEF!

Relação de livros a serem lançados no III CIEF

LIVROS A SEREM LANÇADOS

 

Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 (Noite) – Presencial

 

Cartilha de princípios: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante.

Daniel Martins Braga

Elcimar Simão Martins

 Osmar Hélio Alves Araújo

Poesofia

Jonas Serafim de Sousa

A educação ambiental à luz da BNCC: os conceitos e ações dos profissionais do Sertão dos Inhamuns e alunos da macrorregião do Jaguaribe

Glória Fernandes Lima

Projeto Político Pedagógico das Escolas Quilombolas:princípios formativos e orientações.

Ana Paula dos Santos

Meu diário de bordo em uma pandemia

Viviane Pinho de Oliveira

Tecituras Afro-Brasileiras no Ensino de Química: como inserir a lei 10.639/2003 nas aulas de Química.

Francisca Tayane de Souza Amorim

Lívia Paula Dias Ribeiro

Viviane Gomes Pereira Ribeiro

 

Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 (Noite) – Online

 

Ciências, Matemática, Linguagens e Novas Tecnologias

Suiane Costa Alves

Francisco Antonio Nascimento

José Rogério Santana

Maria Deusa Ferreira da Silva

Maria Eliene Magalhães da Silva

Maria Goretti Vasconcelos Silva

Raimunda de Fátima Neves Coelho

Educação e tecnologias: diálogos, práticas e pesquisas na sala de aula em tempo de incertezas.

Débora Suzane Gomes Mendes

Leitura e escrita: da Escola para a vida

José Enildo Elias Bezerra

Pedagogia do Acolhimento e da Adaptação

Benjamim Machado de Oliveira Neto

 

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}