O presente projeto (grupo de estudo) tem como
objetivo principal compreender o lugar que o corpo ocupa na sociedade, especialmente
no que diz respeito às pessoas com deficiência. Almejamos investigar e analisar
os desafios e as barreiras enfrentadas por essas pessoas, explorando elementos
presentes em obras estudadas e no contexto educacional. Acreditamos que é
fundamental promover uma reflexão aprofundada sobre a forma como a sociedade
percebe e lida com os corpos que fogem aos padrões estabelecidos. Nesse
sentido, buscamos compreender as narrativas e representações sociais que
definem os corpos com deficiência, assim como os impactos dessas percepções na
vida cotidiana das pessoas com deficiência.
Cronograma do Grupo de Estudo Ressignificar
Sala 04A, das 19h às 21h.
27/02 - FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
27/03 - SILVA, Otto Marques. A Epopeia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS, 1986
24/04 - GLEYSE, Jacques. A instrumentalização do corpo: uma arqueologia da racionalização instrumental do corpo, da Idade Clássica à Época Hipermoderna. Tradução de Avelino Aldo de Lima Neto, Cláudia Emília Aguiar Moraes e Fábio Luís Santos Teixeira. São Paulo: LiberArs, 2018.
29/05 - ALBRECHT, Gary L.; SEELMAN, Katherine D.; BURY, Michael (Ed.). The Handbook of Disability Studies. Thousand Oaks, CA and London: Sage, 2001.