II SIMPÓSIO DE ENGENHARIAS INTEGRADAS

II SIMPÓSIO DE ENGENHARIAS INTEGRADAS

presencial Auditório UFGD - Unidade II - Dourados - Mato Grosso do Sul - Brasil

II Simpósio de Engenharias Integradas

A Faculdade de Engenharia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) tem a satisfação de anunciar a realização da segunda edição do Simpósio de Engenharias Integradas. O evento visa fomentar o desenvolvimento científico, técnico e profissional nas diversas áreas das engenharias, promovendo um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos entre estudantes, pesquisadores, docentes e profissionais do setor.

Com uma programação diversificada, o simpósio contará com palestras ministradas por especialistas de renome nacional, minicursos com foco prático, visitas técnicas a empresas de destaque e mesas-redondas que abordarão temáticas contemporâneas e inovadoras relacionadas às engenharias. Além das atividades acadêmicas, os cursos de engenharia da UFGD participarão de uma gincana interativa, com o objetivo de estimular a integração e o espírito colaborativo entre os discentes.

O II Simpósio de Engenharias Integradas representa uma oportunidade ímpar para atualização profissional, networking e imersão em experiências que refletem os desafios e as perspectivas do campo da engenharia na atualidade.

Data: 03 a 07 de novembro de 2025.
Local: Auditório Central da Unidade II, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Participe e contribua para a construção de um futuro mais inovador e sustentável na engenharia!

Inscrições

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Atividades

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Convidados

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Hackathon SEIN

O Hackathon SEIN 2025 é uma iniciativa concebida com o propósito de fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios reais enfrentados pela indústria.

O evento será realizado no período de 4 a 7 de novembro de 2025 e tem como objetivo principal a resolução de um problema industrial complexo, cuja solução exige uma abordagem multidisciplinar entre diferentes áreas da engenharia.

O problema industrial será apresentado ao grupo multidisciplinar por uma grande organização industrial, parceira do evento.

Em breve, serão divulgados o regulamento completo e as informações sobre a premiação.

Templates para Submissão de Trabalhos

Os modelos de arquivos obrigatórios, em formato ".docx" (Microsoft® Word®), para a elaboração dos trabalhos (artigos completos, resumos expandidos e resumos simples), estão disponíveis nos seguintes links (faça o download dos arquivos em seu computador para editar):

 

Para editar o arquivo, clique no menu "Arquivo" localizado na parte superior esquerda da tela e, em seguida, selecione "Fazer download" para baixar o modelo em ".docx" (Microsoft® Word®) para o seu computador. Por favor, observe que não é possível editá-lo diretamente no repositório do evento.


Contato da Comissão Científica: cientificosein.faen@ufgd.edu.br

ATENÇÃO: 
A apresentação dos trabalhos não é obrigatória, mas é desejável. Caso o autor opte por apresentar, a apresentação será presencial. Além da taxa de publicação do artigo, o apresentador deverá estar inscrito no evento.


Os anais do evento contarão com ISBN.


Submissões

Recomenda-se a leitura atenta das diretrizes específicas de cada modalidade, a fim de compreender integralmente as normas de submissão. Nas três modalidades — Artigo Completo, Resumo Expandido e Resumo Simples — é obrigatória a inscrição de pelo menos um dos autores no SEIN no momento da submissão. A apresentação dos trabalhos não é obrigatória, mas é desejável. Caso opte por apresentar o trabalho, o apresentador deverá estar obrigatoriamente inscrito no evento. A publicação dos trabalhos aprovados nos Anais do SEIN está condicionada ao pagamento de uma taxa no valor de R$35,00 (trinta e cinco reais), por cada artigo ou resumo aceito, a ser efetuado por, no mínimo, um dos autores. Após a aceitação do trabalho, a comissão organizadora enviará, por e-mail, instruções detalhadas relembrando sobre o procedimento de pagamento da respectiva taxa. O pagamento deverá ser efetuado na aba "Inscrições" da página do evento, selecionando a opção "Pagamento de TRABALHO ACEITO" e a quantidade de trabalhos que o autor desejará publicar.

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Apresentação de Trabalhos

A apresentação dos trabalhos, em caso de aprovação, será exclusivamente presencial e por meio de banner. O modelo oficial de banner para o II SEIN pode ser encontrado aqui. Faça o download do arquivo para editá-lo.

Traga seu banner impresso para o evento, cuja apresentação ocorrerá no período da tarde do dia 04 de novembro. Seu banner deve ser afixado no painel correspondente ao número atribuído. Para isso, procure um membro da comissão científica no dia do evento para receber as instruções.

O apresentador deve permanecer próximo ao seu banner durante todo o período de apresentação para responder perguntas. Um avaliador passará para realizar a avaliação do trabalho.

Os banners devem ser fixados a partir das 14:30h do dia 04 de novembro e retirados ao final da sessão no mesmo dia. É importante que o apresentador chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência para organizar a exposição.

A remoção do banner é responsabilidade do apresentador. O II SEIN e seus organizadores não se responsabilizam por banners que não forem removidos a tempo ou que eventualmente sejam danificados.


Comissão Organizadora

Coordenação GeralProf. Dr. Filipe Bittencourt Figueiredo
Comissão de MarketingProf. Dr. Bruno Arantes Moreira
Comissão de PatrocínioProf. Me. Vinicius Carrijo dos Santos
Comissão de Palestras e MinicursosProfa. Dra. Sueli Marie Ohata
Prof. Dra. Eliana Janet Sanjinez Argandona

Comissão CientíficaProf. Dr. Lucas Rodrigues Deliberador
Comissão de LogísticaProf. Dr. Ramon Eduardo Pereira Silva
Comissão Cerimonial e Comissão IntegradoraProf. Dr. Filipe Bittencourt Figueiredo


Local do Evento

Perguntas Frequentes

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