3º Fórum de Arqueologia e Turismo na Amazônia

3º Fórum de Arqueologia e Turismo na Amazônia

presencial Universidade Federal do Pará (UFPA) - Belém - Pará - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

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Sobre o 3º Fórum de Arqueologia e Turismo na Amazônia

A perspectiva do 3º Fórum de Arqueologia e Turismo na Amazônia é avançar os debates e estudos sobre esses tópicos na região, identificando os obstáculos ainda enfrentados na visitação de sítios arqueológicos amazônicos. O fórum busca promover o diálogo com outros centros de pesquisa, bem como com instituições que realizam a atividade de visitação, além de incentivar a apresentação desses estudos em seminários temáticos e grupos de trabalho. 


A discussão sobre o assunto é de grande relevância, considerando que sítios arqueológicos da região são visitados, como a Caverna da Pedra Pintada, localizada no Parque Estadual Monte Alegre/PA. Tal sítio, datado de 12.000 anos atrás, é o mais antigo da Amazônia. 

A importância da discussão aumenta com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30) na Amazônia, já que o patrimônio arqueológico também é ameaçado pelas mudanças climáticas, sendo considerado um bem não renovável protegido pela Lei nº 3924 de 1961. Assim, o evento também tem a finalidade de contribuir com a preservação e a socialização do patrimônio arqueológico amazônico.

Inscrições

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Calendar

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Programação


Atividades

3º FÓRUM ARQUEOLOGIA E TURISMO NA AMAZÔNIA

6 a 9 de novembro de 2024

Auditório do Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi

Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme, Belém – PA 

 

PROGRAMAÇÃO


06 DE NOVEMBRO

8:00 – 9:00 - Credenciamento

9:00  - Mesa de abertura


9:30 - 12:00

Mesa 1: Arqueologia e Turismo em áreas de proteção ambiental

Mediação: Silvio José de Lima Figueiredo

Públicos em visita ao patrimônio arqueológico – Silvio Figueiredo – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/Universidade Federal do Pará

Entre o sonho e a realidade - a musealização do patrimônio arqueológico do Parque Estadual Monte Alegre (PA) – Edithe da Silva Pereira – Museu Paraense Emílio Goeldi

Gestão, visitação e políticas públicas para o Parque Estadual Monte Alegre - Jorge Luis dos Santos Braga – Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade

Experiências do Arqueoturismo no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas – Laís Mercedes - Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade

Visitação a sítios arqueológicos na Serra do Cabral (MG) – desafios do presente para preservar o passado – Christiane Lopes Machado - Rhea Estudos e Projetos


12:00 - 14:00 – Intervalo


14:00 – 15:50

Mesa 2: Experiências de visitação em comunidades

Mediação: Iris Pereira de Moraes - Ewejimi

Arqueologia, patrimônio arqueológico e comunidades tradicionais na Amazônia: experiências e potencialidades arqueoturísticas no território quilombola dos Povos do Aproaga – Iris Pereira de Moraes - Ewejimi – Mestrado Profissional de Sociologia em rede Nacional/Universidade Federal do Amapá

Experiências de etnoturismo e ancestralidade dos povos indígenas de Rondônia - Gasodá Paiter Surui - Superintendência Estadual dos Povos Indígenas de Rondônia

Visitação na Terra Indígena São Marcos, Roraima - Irmânio Samento de Magalhães – Universidade Federal de Roraima - Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos

Reapropriações e ressignificações do patrimônio arqueológico no sítio Macurany-Parintins/AM - Clarice Bianchezzi – Universidade do Estado do Amazonas


16:10 – 18:00

Mesa 3: Uso público do patrimônio arqueológico: experiências diversas

Mediação: Marcela Nogueira de Andrade

Panorama do Arqueoturismo no Brasil - Marcela Nogueira de Andrade – Programa de Pós-graduação em Antropologia/Universidade Federal do Pará

Entre Pedras e Histórias: O Futuro do Sítio AP-CA-18 como Destino Turístico em Calçoene, Amapá - Lucio Flavio Costa Leite – Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá

Arqueologia e Educação em prol do Turismo em Unidades de Conservação - Eduardo Kazuo Tamanaha – Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Arqueologia e inclusão: o catálogo arqueológico acessível - Helena Lima - Museu Paraense Emílio Goeldi

 

07 DE NOVEMBRO

9:00 - 12:00

Mesa 4: Usos e reapropriações do patrimônio arqueológico como produto cultural

Mediação: Edithe Pereira

Patrimônio arqueológico como identidade do povo paraense - Edithe Pereira - Museu Paraense Emílio Goeldi

As Revoltosas: Arqueologia nas Artes Visuais – Cristiane Martins – Amazônia Ancestral

Revitalização Cultural: conexões entre o acervo arqueológico e o artesanato cerâmico - Jéfferson Paiva de Sousa – Pós-graduação em Diversidade Sociocultural/ Museu Paraense Emílio Goeldi

Grafismos arqueológicos na cerâmica de Icoaraci - Levy Cardoso

Produtos Artesanais com referências da Arqueologia Amazônica - Lídia Mara Pereira Abrahim

Arqueologia e Design - perpetuando símbolos através de objetos - Isabela Sales


12:00 às 14:00 – Intervalo


14:00 – 15:50

Mesa 5: Impactos ao patrimônio arqueológico em grandes obras urbanas

Mediação: Rubens da Silva Ferreira

Preservação do patrimônio arqueológico e desenvolvimento urbano em tempos de "transformação rápida" nas cidades - Rubens da Silva Ferreira – Faculdade de Turismo/ Universidade Federal do Pará

Participação social no processo de socialização do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, Pequena África, Rio de Janeiro/RJ - Jeanne Crespo - Centro Nacional de Arqueologia/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Licenciamento e arqueologia nos centros históricos - a ação institucional do IPHAN - André Luís dos Santos Andrade - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Pará

Obras urbanas em Belém e preparação para a COP 30 - Julia Gorayeb – Secretaria Municipal de Turismo

Megaeventos e grandes projetos urbanos: Belém na COP 30 – Olga Freitas - Universidade Federal do Pará/Universidade Federal do Paraná


16:10 – 18:00 Grupos de Trabalho

GT 1 Arqueologia, visitação e turismo

GT 2 Gestão do patrimônio cultural


08 DE NOVEMBRO

09:00 – 12:00

Mesa 6: Turismo arqueológico urbano

Mediação: Renata de Godoy

Patrimônios da Humanidade e turismo: visões a partir de uma arqueologia brasileira – Renata de Godoy – Programa de Pós-graduação em Antropologia/Universidade Federal do Pará

Arqueologia e Projeto Roteiros Geo-Turísticos: sobreposição de tempos, sujeitos e gestos – Magaly Caldas – Programa de Pós-graduação em Geografia/Universidade Federal do Pará

Sítio Arqueológico Cemitério da Soledade: o Lugar e o Outro Mundo - Sabrina Campos – Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural/Secretaria de Cultura

Rolé dos Favelados como instrumento de inclusão na cidade e o Circuito da Herança Africana na Pequena África do Porto do Rio de Janeiro - Cosme Vinícius Felippsen - Rolé dos Favelados/RJ


15:00 - Rota Patrimonial do Parque Cemitério Soledade

Local: Parque Cemitério Nossa Senhora da Soledade

Av. Serzedelo Corrêa, 514 - Batista Campos, Belém - PA


PROGRAMAÇÃO PÓS-EVENTO

09 DE NOVEMBRO

08:30 Roteiro Geo-Turístico do Complexo do Feliz Lusitânia ao Ver-o-Peso

Local Concentração Saída: Forte do Castelo – Área Externa

Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n - Cidade Velha, Belém - PA

Grupos de Trabalho

Sobre Submissão de resumos

O Evento 3º FÓRUM DE ARQUEOLOGIA E TURISMO NA AMAZÔNIA aceitará inscrições para apresentações de trabalhos versando sobre duas temáticas: 1. Arqueologia, visitação e turismo; 2. Gestão do patrimônio cultural.

 

Grupos de Trabalho

1. Arqueologia, visitação e turismo

A visitação de sítios arqueológicos, de diversos tipos, é a principal temática do GT 1. Trata-se de estudos e pesquisas sobre os sítios arqueológicos e visitações in situ, ou seja, onde estão localizados os sítios. Envolve temas relacionados aos processos e experiências de visitação e arqueoturismo, estruturas e aparatos turísticos, guiamento e condução, impactos da visitação, impactos da instalação de estruturas, planejamento de fluxos e estudos de capacidade de carga. Além disso, aborda visitação em áreas naturais e áreas protegidas que contenham patrimônios arqueológicos e pesquisas com as comunidades do entorno, ameaças ao patrimônio arqueológico e aos direitos dessas comunidades.

 

2. Gestão do patrimônio cultural

A gestão do patrimônio, com ênfase ao patrimônio arqueológico (mas não excluindo outras categorias de patrimônio) compõe a temática do GT 2. A gestão, em sentido amplo, corresponde aqui aos processos das práticas turísticas e de visitação que garantem a organização de patrimônios e acervos para democratizar acessos aos públicos, mediação intercultural, a visitação de exposições, espaços museais e centros culturais, estudos de público, educação patrimonial, interpretação do patrimônio, utilização de temas arqueológicos na composição de produtos (cerâmica, moda, joias etc) e na indústria criativa. Inclui ainda perspectivas decoloniais na pesquisa e tratamento das informações e práticas diversas.

O período de submissão de resumos será de 17 junho a 12 de agosto de 2024. Os resumos deverão ser enviados no formulário online pelo Google Forms: https://forms.gle/WxqDhCeZTt7Lz5Qk7

As devolutivas dos resumos serão encaminhadas aos e-mails informados no referido site no dia 16 de setembro de 2024.

 

Regras de submissão

MODALIDADE DE SUBMISSÃO DE RESUMOS

APRESENTAÇÃO ORAL 

A apresentação oral de resultados de pesquisas finalizadas ou em andamento de doutoras/doutores, mestras/mestres, graduadas/graduados ou graduandas/graduandos, com tempo de até 15min de exposição, dependendo da quantidade de trabalhos aceitos. A submissão das propostas para apresentações de comunicações orais iniciará dia 17 de junho de 2024.

 

PÔSTER

Apresentação de projetos, resultados de pesquisas finalizadas ou em andamento de doutoras/doutores, mestras/mestres, graduadas/graduados, graduandas/graduandos e demais interessados no formato de banners. A submissão das propostas para apresentações de pôsteres terá início dia 17 de junho de 2024

Sobre a diagramação do banner/pôster – Dever ser livre, de acordo com as possibilidades das/os autoras/es. Deseja-se que no cabeçalho do banner tenha a logo e nome do evento, modelo que será disponibilizado em breve nesta página.

 

 

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE RESUMOS



1. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas e escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo. 

2.  O documento deve ser encaminhado em formato PDF na página do evento;

3. O resumo deve conter o título do trabalho em letras maiúsculas: Fonte Arial, tamanho 12, negrito e centralizado;

4. O resumo (arquivo anexado) NÃO DEVE possuir a identificação de autores;

5. O texto do resumo deve ter no mínimo 200 e no máximo, 400 palavras.

6.  Não serão aceitos gráficos, figuras, quadros, fotos, tabelas ou referências bibliográficas;

7. A formatação do resumo deve obedecer às seguintes normas: estar em formato PDF; Folha A4; Fonte Arial, tamanho 12; Espaçamento simples; texto justificado; Margens superior e esquerda de 3,0 cm, margens inferior e direita de 2,0 cm;

8. Ao término do resumo, após dois espaços simples, grafar, em negrito, a expressão: “Palavras-chave” e informar, no máximo 3 (três) palavras-chave relacionadas ao tema, separadas entre si por ponto;

Os trabalhos selecionados serão publicados em Anais como resumos expandidos, enviados até data ainda a ser definida.

Normas para elaboração do resumo expandido.

1. O trabalho deverá ser preparado em papel A4, com todas as margens 2,5 cm, fonte Times New Roman 12, espaçamento simples. O texto deverá ter alinhamento justificado e ser enviado arquivo em texto (.doc, .docx).

2.  Os trabalhos deverão conter no mínimo 1.000 e no máximo 1.500 palavras, do título às referências (incluindo o texto, figuras, gráficos, tabelas etc.). Poderão ser redigidos em português ou em espanhol.

3. O trabalho deverá apresentar as seguintes seções: Título; Autores; Resumo/Palavras chaves; Introdução; Metodologia; Resultados e Discussão; Conclusão/Considerações Finais e Referências.

4.  O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas centralizadas e em negrito (Times New Roman 12).

5.   Após duas linhas (espaços) do título deverão estar os NOMES completos dos autores, alinhados à direita. Incluir uma nota de rodapé após o último sobrenome de cada autor para indicar a titulação acadêmica mais elevada, vínculo institucional e e-mail (Fonte: Times New Roman 9).

6.  Duas linhas (espaços) após a indicação da autoria deve ser incluído um RESUMO de 100 a 150 palavras contendo informações básicas do trabalho (como objetivos, metodologia, resultados). Uma linha abaixo, inserir 3 a 5 palavras-chave (separadas com ponto final).

7.  Os Subtítulos das seções não deverão ser numerados e conter apenas a primeira letra inicial maiúscula. Utilizar o formato Times New Roman 12, recuado 1,25 cm da margem esquerda.

8. A seção Introdução deve ser breve, apresentar e justificar o problema estudado, incluindo os objetivos do trabalho realizado. Os parágrafos também deverão ser recuados 1,25 cm da margem esquerda.

9. Todas as citações no texto deverão seguir as normas dispostas nas Diretrizes para Autores da Revista Amazônica: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica

10.  A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda as estratégias metodológicas escolhidas.

11.  Na seção Resultados e Discussão devem constar os dados obtidos. Procure mencionar outros estudos e obras publicadas nos últimos anos, comparando-os com os resultados, além do posicionamento dos autores sobre o assunto.

12.  Quadros, tabelas e/ou figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem apresentar qualidade necessária para a boa reprodução (no mínimo 300dpi de resolução). Cada um deles deve ser numerado e nomeado com um título na parte superior, indicando a fonte na parte inferior.

13.  A seção Conclusão (ou Considerações finais) deverá ser elaborada em frases objetivas, com base nos resultados apresentados.

14.  A seção Referências deverá relacionar apenas as/os /autoras/autores e as obras citados no texto, conforme as normas dispostas nas Diretrizes para Autores da Revista Amazônica: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica


Modelo de cabeçalho para pôster


Medidas sugeridas para a confecção do pôster: 1,20m (alt.) x 90cm (larg.)


Comissão Científica

Amarildo Ferreira Júnior – IFRR/PPGSOF/UFRR

Ana Claudia dos Santos da Silva – MPEG

Diana Priscila Sá Alberto – FACTUR/UFPA

Edithe Pereira  MPEG

Fabiano Gontijo – PPGA/UFPA

Helena Lima – MPEG

Kássia Suelen da Silva Farias – NAEA/UFPA

Laura Almeida – DTUR/UFS

Marcela Nogueira de Andrade – PPGA/UFPA

Marcia Bezerra – PPGA/UFPA

Maria Goretti da Costa Tavares – PPGEO/UFPA

Nírvia Ravena – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Renata de Godoy  PPGA/UFPA

Silvio Figueiredo – PPGDSTU/NAEA/UFPA

Vânia Lúcia Quadros Nascimento – FACTUR/UFPA 

Comissão Organizadora

Ágatha Gabrielle Menezes Lobo

Caíque Gabriel dos Santos Araújo

Carolline Oliveira Palheta

Clara Affonso Mártires

Eloise Borges Castro

Emily Giovanna Pinheiro Ferreira

Erick da Cruz Olivier

Gabriel Rodrigues

Gisele Cristina Rosa Carvalho

Indira Barbara Lima Amazonas

Julle Isabele Siqueira Caldas

Kássia Suelen da Silva Farias

Marcela Nogueira de Andrade

Rita de Cassia de Almeida Carneiro

Rubens da Silva Ferreira

Silvio José de Lima Figueiredo 

Tayane da Silva Launé

Weslley Raiol Pires

Ysabel Arruda da Silva

Local do Evento

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