III Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e  XIX Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação do IFBA

III Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e XIX Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação do IFBA

online IFBA - Lauro de Freitas - Lauro de Freitas - Bahia - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

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Sobre o evento

III Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA

XIX Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação do IFBA

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) convida a comunidade acadêmica para participar e submeter trabalhos a serem apresentados no III Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA. O evento programado para 22 a 25 de novembro de 2022 acontecerá em formato híbrido, no Campus Lauro de Freitas, juntamente com o XIX Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação do IFBA. Para a edição de 2022, o tema escolhido foi "Ciência em tempos de negacionismo: desconstruindo falácias em prol de um mundo mais justo e inclusivo". O evento tem como principal objetivo divulgar a pesquisa institucional e, também, possibilitará a discussão acerca de questões como a defesa da ciência, justiça social e inclusões. O congresso será composto por palestras, seminários, minicursos, assembleia (com transmissão on-line para a TV IFBA) e uma visita ao Polo de Inovação. Assim como nos anos anteriores, serão premiadas as apresentações destaques, ou seja, que obtiverem melhor avaliação em cada categoria.

Atividades

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Calendar

Palestrantes

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Inscrições

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Programação Geral


Submissões

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Orientações

Instruções para autores

Sua função neste evento é disseminar o conhecimento, fazendo a mediação entre os saberes, a partir do debate multidisciplinar entre os participantes. Segue abaixo algumas instruções:

  1. Os seminários terão duração de 20 min, sendo até 15 min destinados à apresentação e o restante para responder perguntas dos avaliadores e demais presentes;
  2. Certifique-se de que seus slides (ver modelo https://docs.google.com/presentation/d/11mhvo3JdgexKxcVaPckGvdX8Wdr5QzkYCoHKjJCAi28/edit?usp=sharing) estão funcionando corretamente e envie sua apresentação, pelo menos um dia antes, para o e-mail prpgi.eventos@gmail.com, no formato pptx e em PDF. No título coloque: o nome da sala e título da apresentação.
  3. Certifique-se do local e ordem de sua apresentação;
  4. Entre na sala com antecedência mínimo de 20 min;
  5. No caso de apresentação presencial, certifique-se com o monitor da sala que sua apresentação está funcionando corretamente e pronta para ser exibida;
  6. Para apresentação remota:

i. Escolha um ambiente tranquilo no momento da transmissão;

ii. Certifique-se de usar um laptop ou desktop, webcam, microfone e fone de ouvido;

iii. Conecte-se ao roteador com um cabo Ethernet ao invés de usar WiFi (recomendado);

iv. Tenha uma boa conexão com a Internet para que não haja interrupções na transmissão;

v. Utilize uma versão mais recente do Chrome (recomendado);

vi. Utilize o link do Conferência Web RNP Informado nos Quadros com a programação, para acesso ao estúdio virtual (sala de apresentação);

vii. Informe seu nome e entre parênteses modalidade de apresentação e campus, como identificação;

viii. Embora a apresentação seja enviada com antecedência, será sua responsabilidade apresentar slides ou outros arquivos;


Instruções para coordenadores de sala

 Sua função é primordial nas apresentações. Você deve coordenar a sala, apresentar os autores, fazer a seleção das perguntas dos participantes e controlar o tempo. Anote as salas nas quais vai participar na Lista de Coordenadores de Sala.

a. Faça o credenciamento na plataforma Even3 ou no campus Lauro de Freitas na data de início das atividades. é imprescindível para garantir sua certificação;

b. Chegue na sala das apresentações em que vai exercer a sua função com antecedência de 20 minutos para recepcionar os autores e participantes ouvintes. Isso inclui abrir a sala remota, cujo link é sua conta particular na RNP;

c. Combine com o monitor e autores as regras da sala; lembre a todos as instruções aqui apresentadas;

d. Faça uma apresentação breve dos temas da sala, no início da sessão/transmissão;

e. Selecione as perguntas que surgirem durante a apresentação para serem respondidas pelos autores, para salas remotas;

f. Dê especial atenção às perguntas e comentários dos avaliadores. Caso falte algum avaliador, providencie a substituição por outro pesquisador presente na sala; 

g. Você também deve atuar como avaliador, exceto de trabalhos que for autor;

f. O coordenador terá autonomia para definir se os autores responderão às perguntas, no final de cada apresentação ou após todos as apresentações da sessão;

  

Instruções para avaliadores de seminários

Sua função neste evento é avaliar os seminários apresentados pelos(as) estudantes, de modo a pontuar aspectos positivos e fragilidades no momento da apresentação. Por favor, confirme a sala na qual realizará a atividade AQUI 

Segue abaixo algumas instruções:

a. Acesse o Quadro de Programação dos Seminários de acordo com a sessão para a qual foi designado(a);

b. Acesse à sala (apresentações presenciais) ou link transmissão (apresentação remota) e certifique-se com o coordenador e monitores da sala se há orientações específicas;

c. Assista com atenção a apresentação dos trabalhos, comente e faça perguntas para o bolsista após cada apresentação ou no fim da sessão (conforme orientações do coordenador da sala);

d. Logo após o final das apresentações de cada sala, realize a avaliação do seminário de acordo com critérios apresentados no formulário. >https://forms.gle/TcFQGdHyERH1Y7vb9<; por gentileza, para dimanizarmos o processo, utilize o formulário on-line mesmo que a apresentação seja presencia;

e. Acesse o formulário utilizando o E-mail institucional, preencha e clique em ENVIAR (Observação: A pontuação dos formulários será utilizada para a escolha do melhor trabalho de cada categoria, o que torna ainda mais importante a atenção e cuidado com a avaliação);

 

Instruções para monitores

Acesso às apresentações e listas de presença clique aqui!

  1. Para salas presenciais, certifique-se de ter recebido as apresentações (confira com a lista de autores da sala) e a lista de inscritos na sala;
  2. Baixe no computador as apresentações e revise se estão funcionamento corretamente; acione o autor o mais breve possível, caso contrário;
  3. Sempre que necessário, oriente os presente quanto às instruções aqui apresentadas;
  4. Para apresentações remotas, aceite para ingresso à sala os inscritos na mesma;
  5. Para apresentações remotas, certifique-se que todos, exceto coordenador e apresentador, estejam mutados;
  6. Para salas remotas, certifique-se que todos, em especial, os autores tenham colocado seus nomes na Lista de Presença, em ‘Notas Compartilhadas’;
  7. Para salas remotas, confira se aqueles inscritos e autores estão presentes na sala. Atenção a essa atividade uma vez que receberão certificado aqueles que participarem no mínimo a três dias de evento!
  8. Para salas presenciais, disponibilize a lista de presença em local de fácil acesso e instrua que todos assinem a mesma. Atenção especial a lista de presença dos autores!
  9. Ainda para salas presenciais, certifique-se que aqueles que assistirão o seminário na sala remota coloquem seus nomes em ‘notas compartilhadas’ e garanta que o aúdio e imagem sejam transmitidos;
  10. Os seminários terão duração de 20 min, sendo até 15 min destinados à apresentação e o restante para responder perguntas dos avaliadores e demais presentes: auxílio do coordenador da sala para que o tempo seja devidamente cumprido!
  11. Garanta juntamente com o coordenador que o tempo da sessão seja cumprido. Atenção ao intervalo para o coffe break!
  12. Após o fim de cada sessão, envie por e-mail >prpgi.eventos@gmail.com< a lista de presença (as listas físicas devem ser escaneadas), identifique o e-mail com ‘Lista de Presença - Nome da Sala’

Orientações para Submissão de resumos

Submissão de resumos


Os trabalhos de autoria de estudantes bolsistas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do IFBA ou outros programas e projetos financiados devem informar:

(i) título (deve ser o mesmo do plano de trabalho/projeto);

(ii) nome completo do(a) bolsista seguido do nome completo do orientador;

(iii) área do conhecimento (no site identificadas como áreas temáticas). Nesse caso, identificar a mesma área de cadastro do projeto;

(iv) texto com limite mínimo de 250 e máximo de 450 palavras; preferencialmente,  que apresente de forma concisa a justificativa, os objetivos, a metodologia, os principais resultados e as conclusões do trabalho. Na última linha, inserir a expressão “Palavras-chave” seguida de três palavras relacionadas ao tema do trabalho, separadas por ponto e vírgula; recomendável que não estejam no título do trabalho. Além disso, não deve incluir referências bibliográficas, também deve omitir siglas e abreviaturas. O resumo deve ser apresentado em parágrafo único!


Comissão Científica


Ivanildo Antônio dos SantosCiências Exatas e da TerraPRPGI
André Rosa MartinsCiências Exatas e da TerraPRPGI
Bruna Carmo RehemCiências BiológicasIFBA, Campus Ilhéus
Selma Rozane VieiraCiências Exatas e da TerraIFBA, Campus Vitória da Conquista
Wilson Otto Gomes BatistaCiências Exatas e da TerraIFBA, Campus Salvador
Naiaranize Pinheiro da SilvaCiências HumanasIFBA, Campus Salvador
Sebastiao Pinheiro Goncalves de Cerqueira NetoCiências HumanasIFBA, Campus Porto Seguro
Deise Danielle Neves Dias PiauCiências Sociais AplicadasIFBA, Campus Vitória da Conquista
Jose Rubens Monteiro TeixeiraCiências Sociais AplicadasIFBA, Campus Salvador
Luiz Antonio Pimentel CavalcantiEngenharias IFBA, Campus Salvador
Adriano Silva FortesEngenharias IFBA, Campus Salvador
Jecilma Alves LimaLinguistica, Letras e ArtesIFBA, Campus Santo Amaro
Jose Roberto de AndradeLinguistica, Letras e ArtesIFBA, Campus Salvador
Joseane Oliveira da SilvaCiências AgráriasIFBA, Campus Vitótia da Conquista
Jeferson Gabriel da Encarnação CoutinhoCiências AgráriasIFBA, Campus Salvador
Carlos Elízio CotrimCiências AgráriasIF Baiano
André Leonardo Vasconcelos SouzaCiências AgráriasIF Baiano
Francisco Braga Da Paz JuniorCiências BiológicasIFPE
Bárbara Rosemar Nascimento de AraújoCiências BiológicasSEC - BA
Francisco Anderson Carvalho de LimaCiências da SaúdeUFCE
Rafael Siqueira de GuimarãesCiências da SaúdeUFSB
Priscila Ferreira de OliveiraCiências Exatas e da TerraIF Baiano
Marildo Geraldête Pereira Ciências Exatas e da TerraUEFS
Diego dos Santos ReisCiências HumanasUSP
Mara Sirlei Lemos PeresCiências HumanasIFSUL
André Luis PereiraCiências Sociais AplicadasIFSUL
Cleomar Felipe Cabral Job de AndradeCiências Sociais AplicadasIF Baiano
Everton SantosEngenhariasUninassau
Huyra E AraujoEngenhariasIFSP
Marielson de Carvalho Bispo da SilvaLinguística, Letras e ArtesUNEB
Aline Rezende Belo AlvesLinguística, Letras e ArtesIFG

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Local do Evento

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