O Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada - Mestrado da Universidade de Taubaté (UNITAU) promoverá nos dias 22 e 23 de setembro de 2023 o III EPAVA – Encontro de Professores e Alunos do Vale do Paraíba, de forma 100% online.
A educação inclusiva e equitativa
de qualidade é o foco do III EPAVA que se propõe a divulgar atividades
docentes, das mais diversas áreas do saber, que promovam reflexões sobre o
papel da escola, por meio das linguagens.
A partir da temática As vozes plurais na escola, o evento abre espaço para a divulgação
de ações docentes, discentes e de gestores/coordenadores que contemplem, por
exemplo, atividades artísticas, confecção de material didático, projetos
experimentais envolvendo matemática, biologia, física, química, dentre outros,
com a finalidade de evidenciar o modo pelo qual ocorre a democratização do
saber, destacando, desta forma, as múltiplas vozes que constituem a comunidade
escolar.
A proposta do III EPAVA está pautada nos seguintes
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das
Nações Unidas (2015): Educação de
Qualidade (ODS 4) e Redução das Desigualdades (ODS 11). Assim, ao focalizar as
vozes plurais que ocorrem na escola, ou seja, ao ampliar as competências da escola para além do ensino
de conteúdos curriculares, possibilitamos que a comunidade escolar se expresse,
desperte seu potencial e se desenvolva com autonomia, criatividade e
sensibilidade à realidade do outro.
Sabemos que professores, gestores,
coordenadores que têm uma visão de educação democrática admitem que o
aprendizado nunca está confinado a uma sala de aula institucionalizada (HOOKS,
2003). Ademais, em consonância com essa perspectiva democrática, em que se dá
vez e voz à comunidade escolar de modo a extrapolar os muros da escola ou os
salões ‘intocáveis’ da academia, Freire (2013, p.125), em À
sombra desta mangueira,
defende que os educadores democráticos devem fazer de tudo “em favor da criação
de um clima na sala de aula em que ensinar, aprender, estudar são atos sérios,
demandantes, mas também provocadores de alegria”. Dessa forma, concebemos que Educação é empoderamento,
libertação, transcendência, renovação e vitalidade, ou seja, por intermédio da
Educação, nós encontramos e reivindicamos nosso lugar no mundo. (PALMER, 1999).
Tais considerações respaldam, mais
particularmente, este encontro que se propõe a discutir a produção de
conhecimentos relacionados às Linguagens, à Matemática, às Ciências da Natureza
e às Ciências Humanas, do Ensino Fundamental e do Médio, de forma colaborativa,
a partir da pluralidade e diversidade do mundo contemporâneo.
Organizado com palestras, minicursos, e relatos de experiência, "As vozes plurais na escola" será um acontecimento acadêmico multidisciplinar. Durante o evento, professores, pesquisadores, alunos, coordenadores, bem como outros profissionais do contexto educacional poderão compartilhar experiências, refletir sobre o papel da linguagem para a democratização dos saberes e, certamente, construir novos conhecimentos e realidades.