Vem aí a 4ª Edição do Simpósio Internacional de Ensino e Pesquisa em Saúde (SIEPS). Para consolidar esse evento, que contou com mais de 2 mil participantes em cada uma de suas edições anteriores, escolhemos como tema “Boas Práticas em Pesquisa”. A programação propõe discussões entre pesquisadores renomados da ciência nacional e internacional sobre os aspectos éticos e a integridade ética das atividades científicas, desde a sua elaboração até a sua publicação. Entendemos que não existe pesquisa sem boas práticas e, sobretudo, deve ter como alicerce princípio fundamental: a melhor contribuição para a ciência e o seu avanço na saúde só é possível se todo cientista exercer sua profissão de maneira ética.
Nossa programação conta com diversos temas:
- Autoria de artigos científicos: Quem tem direto de estar como autor? Quem será o primeiro autor? E a propriedade intelectual?
- Código de boas práticas científicas
- Experiências de comitês de integridade na pesquisa
- Boas práticas em pesquisa clínica
- Como se relacionam o conceito Qualis da CAPES e as boas práticas em pesquisa?
- Pesquisas de especialidades, como Unidades de terapia Intensiva (UTI), qualidade de vida e qualidade de morte, oncologia, pediatria, tratamentos estéticos e ginecologia e obstetrícia.