A Semana do Cérebro é uma campanha global de divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro. Iniciada pela Dana Alliance for Brain Initiatives em 1996, a Semana do Cérebro une, durante uma semana, os esforços de universidades, hospitais, escolas, think-tanks, agências governamentais, organizações de serviço, associações profissionais, e afiliados do mundo inteiro em uma celebração da neurociência. Durante a Semana do Cérebro, os parceiros da campanha organizam atividades criativas e inovadoras em suas comunidades, objetivando educar e atrair pessoas de todas as idades a conhecer o cérebro e a pesquisa sobre esse órgão.
Os parceiros trazem à campanha suas perspectivas únicas e suas mensagens pessoais sobre o cérebro: um interesse em uma doença ou transtorno específico; uma preocupação com o desenvolvimento cognitivo infantil; uma ênfase no envelhecimento saudável; um compromisso de maximizar o potencial humano; ou uma preocupação com o futuro do financiamento das pesquisas médicas. Como um esforço colaborativo, a Semana do Cérebro oferece a seus parceiros a oportunidade de focar a atenção nacional e internacional nessas mensagens específicas, dentro do contexto maior do nosso interesse comum pelo cérebro e pela pesquisa sobre esse órgão.
Em 2011, a Sociedade Brasileira de Neurociências promoveu a I Semana Nacional do Cérebro, que realizou 44 atividades em todo o território nacional. Desde então, a SNC vem se consolidando como uma atividade de grande repercussão nacional com adesões em praticamente todo o território nacional. Em Marabá, a I Semana do Cérebro ocorreu em 2014, com palestras voltadas para o público acadêmico e exibição de filmes, assim como intervenções voltadas para alunos de escolas públicas do município.
No ano de 2018, a NeuroLiga/Marabá realizará a quinta edição da Semana do Cérebro de Marabá, com o tema “A Fome Está Na Sua Cabeça”, que abordará as bases neurobiológicas da fome e transtornos relacionados ao apetite. Serão realizadas palestras voltadas para o público acadêmico, exibições de filmes, atividades culturais, e intervenções voltadas para alunos de escolas públicas do município.