6º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática

6º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática

presencial Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Histórico do ENAPHEM

As pesquisas sobre História da educação matemática têm crescido exponencialmente nos últimos anos no Brasil e no exterior. Sinais desse crescimento podem ser vistos na consolidação de grupos de pesquisa como o HIFEM, GHOEM, GHEMAT dentre vários outros brasileiros, eventos internacionais, a exemplo do CIHEM, bem como pela enorme quantidade de artigos e livros nacionais e internacionais, e produções de teses, dissertações, trabalhos de iniciação científica desenvolvidos em diversos programas de pós-graduação. É revelador o fato de um dos principais periódicos internacionais da área – BOLEMA -, depois da chamada para o número temático “História da educação matemática”, em 2010, ter publicado dois volumes para abrigar uma grande quantidade de trabalhos de indiscutível qualidade, que atestam o avanço do conhecimento na área. Vários outros periódicos promoveram edições temáticas sobre História da educação matemática, e todos foram publicados com textos, produzidos por vários autores nacionais e estrangeiros, abordando uma grande diversidade de temas. Ressalta-se ainda a criação da HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática em 2015 (http://histemat.com.br/).

Muitos encontros têm sido realizados para possibilitar a divulgação, debate e troca de experiências de pesquisa sobre história da educação matemática. Em boa medida, eles ocorrem ou no interior de eventos mais amplos da Educação Matemática / História da Matemática ou são promovidos por grupos de pesquisa ou foram especificamente criados com a função de congregar pesquisadores do campo da História da Educação Matemática. Em 2016 foi criado o GT 15 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA como um dos Grupos de Trabalho vinculado à SBEM – Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Acrescenta-se ainda que, mesmo sem antes ter ocorrido um evento nacional, professores brasileiros com pesquisas em história da educação matemática, tomaram a iniciativa de, junto com colegas de Portugal, México, Espanha, Cuba e Venezuela realizarem o I CIHEM – Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática. O Evento ocorreu na Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã, em Portugal, entre os dias 26 a 29 de maio de 2011. Ao término desse evento internacional, vários pesquisadores brasileiros, ainda em Portugal, analisaram a pertinência de promover, já em 2012, um evento nacional de modo a reunir uma comunidade de pesquisa que estava em grande expansão. Assim, tem início a criação do I ENAPHEM – Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.

A primeira edição do evento foi realizada em Vitória da Conquista (BA), nos dias 01 a 03 de novembro de 2012 (http://enaphem.galoa.com.br). O sucesso dessa iniciativa, que contou com um grande número de participantes e trabalhos apresentados, levou a realização da segunda edição, em 2014. Como resultado importante do evento, tivemos além dos Anais, a publicação do livro História da Educação Matemática no Brasil: Problemáticas de pesquisa, fontes, referências teórico-metodológicas e histórias elaboradas, cujo objetivo foi refletir sobre e divulgar ainda mais amplamente a produção científica divulgada no evento.

O II ENAPHEM foi realizado em Bauru (SP), nos dias 31/10 e 1 e 2/11, do ano de 2014,  tendo como temática: “Fontes, temas, metodologias e teorias: a diversidade na escrita da História da Educação Matemática no Brasil” (http://www2.fc.unesp.br/enaphem/index.php), tendo também grande número de pesquisadores presentes e mais de 300 trabalhos apresentados. Seguindo a primeira edição, novamente, uma sistematização dos temas abordados em vários estudos em desenvolvimento foi elaborada e reunida no livro Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil: sob o signo da pluralidade, publicado no III ENAPHEM.

Em 2016, de 31 de outubro a 2 de novembro, o III ENAPHEM ocorreu em São Mateus (ES) (http://www.eventos.ufes.br/enaphem/3enaphem), sediado na UFES. O tema desta terceira edição foi “História da educação matemática e formação de professores”. Assim como ocorreu nas edições anteriores, houve a publicação de um livro síntese lançado no IV ENAPHEM, em 2018, intitulado História da Educação Matemática e Formação de Professores. Novamente o sucesso do evento se repetiu, e a temática foi tão instigante e potente que houve, por parte dos participantes, a solicitação que o tema fosse mantido para a quarta edição do ENAPHEM. Tal solicitação mostrou-se significativa por vários motivos, dentre os quais devem ser citadas as drásticas mudanças que ocorreram no cenário político e educacional brasileiro nos últimos anos, implicando cortes de verbas de custeio para cursos de licenciatura a distância, descontinuidade de programas como PIBID e OBEDUC, além dos cortes nos financiamentos de pesquisa dentre as quais aquelas muitas relacionadas à formação de professores, seja para a educação básica ou superior.

Desta forma, optou-se por realizar em Campo Grande (MS), no ano de 2018, o IV ENAPHEM, com o tema: “Formação de Professores: história, cultura e política” na tentativa de retomar, ampliar e amplificar as discussões sobre “Formação de Professores” já postas por essa comunidade de pesquisadores. Elementos como cultura e política refletem preocupações contemporâneas sobre a formação de professores e a educação de forma geral, e foram tomados de forma entrelaçada, cujo tratamento é tão significativo quanto urgente, considerando o momento político da época. Assim como nas demais edições, publicou-se a obra História da Educação Matemática e Formação de Professores: aproximações possíveis.

No ano de 2020, sediado em Natal (RN), ocorrido em período de pandemia COVID-19 na modalidade remota, o V ENAPHEM teve tema “Panoramas curriculares e circulação de conhecimento”. Foi a primeira edição nesta modalidade que ocorreu de forma mais alargada na programação e procurou ser mais inclusiva. 

No que se refere aos locais de realização do evento, diga-se, busca-se uma descentralização nas escolhas de sedes do ENAPHEM. Por ora, e assim como feito nas outras edições, Florianópolis foi escolhida como sede da sexta edição devido a sua localização geográfica no sul brasileiro. Além deste aspecto, a UFSC, campus de Florianópolis, possui um Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT, com mestrado e doutorado, nota 6 CAPES, que agrega os grupos de pesquisa GECEM - Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática e o  GHEMAT-SC – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina, cujos membros realizam pesquisas na temática,  compondo a comissão de organização. Ademais, na UFSC encontra-se sediado o Repositório Institucional de fontes para as pesquisas em História da educação matemática (https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/1769), espaço virtual composto em quase 6000 itens de digitalizações de documentos históricos que são utilizados nas diversas pesquisas do campo da História da educação matemática (Hem). 

Sobre o 6º ENAPHEM

O ENAPHEM é o único evento de caráter nacional do campo da História da Educação Matemática, com ocorrência bienal, congregando pesquisadores de todo o país, dos mais diversos programas de pós-graduação, além de professores do ensino básico e graduandos interessados na temática. O público esperado para o VI ENAPHEM, portanto, é constituído por:

  • Professores da Educação Básica - Para estes, é aberta a possibilidade de interlocução com a área e discurso acadêmico. Neste sentido, as discussões do evento tocam diretamente o fazer do professor em outros tempos, problematizando as práticas atuais de ensino.
  • Licenciandos e Iniciação Científica – Há um grande incentivo por parte da Instituição e do Programa-sede em aproximar pesquisa e ensino na UFSC. Acreditamos que o contato com pesquisas desde o início da graduação pode propiciar uma formação mais abrangente e problematizadora. 
  • Pesquisadores em formação nos níveis de mestrado e doutorado - Para estes o ENAPHEM se coloca como uma oportunidade ímpar. No caso daqueles estudantes vinculados ao Programa da UFSC, é significativa a experiência de organizar um evento nacional, o que permite que eles entrem em contato com pesquisadores experientes e outros pesquisadores em formação, que tomem contato com abordagens e perspectivas epistemológicas diversificadas dentro do campo da Hem, ampliando a visão sobre o campo científico em que se inserem. Para os mestrandos e doutorandos de outras instituições, esse contato com pesquisadores experientes é também salutar, bem como é essencial para sua formação o debate e a divulgação de pesquisas.
  • Pesquisadores – O evento é especialmente dedicado ao encontro e discussão de pesquisadores, líderes de grupos de pesquisa, no intuito de partilhar os resultados de investigações isoladas e, principalmente, de projetos de grande abrangência, que envolvem uma diversidade de trabalhos e temas. Neste sentido, as discussões ocorridas no evento possibilitam, além da troca de informações, o norteamento de práticas, à medida que tais pesquisas e resultados possibilitam reflexões sobre posições epistemológicas, metodologias ou objetos de estudo.
Informações Importantes
Data do Evento: 09 a 11 de novembro de 2022
Local: Florianópolis (SC), Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Informações sobre a submissão de trabalhos: Acesse Aqui
Template: Acesse Aqui
Site para envio de trabalhos: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM
Lista de hotéis e restaurantes: Acesse aqui
Mapa Geral - Santa Catarina, Florianópolis, UFSC: Acesse aqui
Como chegar a UFSC (desde aeroporto ou rodoviária): Acesse aqui

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Local do Evento

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}