ÁFRICA BRASIL – 2020 – ENCONTRO REGIONAL DE LITERATURA, HISTÓRIA E CULTURAS AFRO0BRASILEIRAS E AFRICANAS ANO 6º - 17 à 20 de novembro de 2020 – Totalmente virtual.
Tema Geral: África Brasil: Equidades de direitos e democracia.
O África Brasil Regional, justifica-se em razão das lutas que são restauradas para iluminar o palco da história, no sentido de reconstituir as relações de raça, classe e gênero na política regional e brasileira. Ao expor mistérios disfarçados por relevos inexplorados e calados atribuídos, a uma sociedade que não responde a uma questão provocada por Florestan Fernandes: como é possível explicar, que se organiza contra a democratização?
Com efeito, a escravidão é a fonte de todas as desigualdades presentes no Brasil, além de ser elemento crucial para entender a realidade brasileira, inclusive a atual. Através dos legados deixados por esse período e por seu “término”, como a discriminação do negro e a forte estratificação de classes Jessé Sousa (2018).
Hoje existe não apenas a continuidade, mas há uma radicalização do racismo estrutural. Cuja base é o etnocentrismo que desumaniza o outro. Porque o seu objetivo é animalizar o outro.
Como salienta, Edson Gomes (2020), a desumanização atinge níveis de barbárie sobre os corpos, gênero, etnias, classes, desvendando outra maneira de estruturar o racismo e demais violências e desigualdades contra pobre, mulher, homossexual e outros.
Nossos objetivos, encontram-se localizados num mapa de inquietações com as relações e tensões da contemporaneidade, vislumbrando possibilidades e mudanças. Afinal, somos a maioria da sociedade brasileira, por isso lutamos por equidade de direitos, uma sociedade mais justa e igualitária.
Certos que o racismo e a discriminação racial não é um problema da/o negra/o, mas da sociedade brasileira e que, não é apenas, desrespeito à diversidade. É uma grande ameaça à nossa tão jovem democracia!
Prof. Me. Robison Raimundo Silva Pereira
Coordenador do Encontro