VII REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA - REA: MIGRAÇÕES, DESLOCAMENTOS E DIÁSPORAS: VIOLAÇÕES DE DIREITOS

VII REUNIÃO EQUATORIAL DE ANTROPOLOGIA - REA: MIGRAÇÕES, DESLOCAMENTOS E DIÁSPORAS: VIOLAÇÕES DE DIREITOS

online Este é um evento online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

“VII Reunião Equatorial de Antropologia – REA: migrações, deslocamentos e diásporas: violações de direitos”.

PROMOTORA

Universidade Federal de Roraima

Razão Social: Fundação Universidade Federal de Roraima
Endereço: Av. Ene Garcez, nº 2413, Bairro Aeroporto, CEP: 69304-000, Boa Vista/RR.
Reitor: Prof. Dr. José Geraldo Ticianeli
Email: reitoria@ufrr.br

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRR

Prof. Dr. Marcos José Salgado Vital

E-mail: prppg@ufrr.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão

Prof. Dr. Gilson de Souza Costa

E-mail: prae@ufrr.br

Unidade Organizadora

Núcleo Histórico Socioambiental/NUHSA

Coordenação Geral Local

Carlos Alberto Marinho Cirino

Telefone: (95) 981131533

e-mail: carlos.cirino@ufrr.br

Endereço: Rua Pará, 786, Bairro dos Estados, Boa Vista/RR. CEP: 69305-450

Apresentação

             A história da Antropologia na Universidade Federal de Roraima/UFRR remonta a criação do Curso de Ciências Sociais, com habilitação em Antropologia, ocorrido em 1992, por meio da resolução do Conselho Universitário de nº 47/92. Logo, partir de sua regulamentação, deu-se início o processo de contratação de professores com formação específica na área do Antropologia.

Em 1995 foi criado o Departamento de Antropologia da UFRR e os antropólogos, lotados no Departamento de Ciências Sociais, migraram para essa nova unidade acadêmica. Em 2003, por iniciativa de professores de antropologia, criou-se o NUHSA – Núcleo Histórico Socioambiental. O objetivo geral do Núcleo era/é fomentar projetos de pesquisa desenvolvidos por professores da UFRR e/ou por instituições e cientistas externos, ligados a UFRR por meio de convênios.

Com a criação do Núcleo, os antropólogos lotados no Departamento de Antropologia a ele se filiaram e passaram a desenvolver projetos nas três linhas de pesquisas existentes: Sociedade e Meio Ambiente, Etnohistória e Etnia de Roraima, estabelecendo-se uma parceria com o Departamento de Antropologia.

Em 2008, o Departamento de Antropologia apresentou proposta de criação do Curso de Graduação Bacharelado em Antropologia Social ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFRR. Aprovado, o projeto foi encaminhado ao Conselho Universitário – CUNI que referendou a proposta.

            No final de 2009, foi realizado o primeiro vestibular para o Curso de Graduação Bacharelado em Antropologia Social, ofertou-se quarenta (40) vagas anuais. O início das aulas ocorreu no segundo semestre de 2010.  Com essa ação, a UFRR tornou-se a sétima Instituição a oferecer curso na área de Antropologia em âmbito de graduação.

Em 2011, aprovamos um mestrado interinstitucional em Antropologia Social, parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco/UFPE e Universidade Federal de Roraima/UFRR, financiado pela Secretaria de Planejamento de Estado e Desenvolvimento de Roraima/SEPLAN. O Minter ofereceu quinze (15) vagas e o curso teve início em agosto do mesmo ano, sediado no NUHSA.

Ainda em 2011, criamos o Instituto de Antropologia – INAN que passou a abrigar o Curso de Bacharelado em Antropologia Social com sede própria, desligando-se então do Centro de Ciências Humanas – CCH.

Em 2015, aprovamos um doutorado interinstitucional, novamente em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco/UFPE e Universidade Federal de Roraima/UFRR, finalizado no início de 2020, titulando oito (8) doutores, todos atuando no estado de Roraima em atividades que demandam uma formação antropológica. Já o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRR/PPGANTS, nível de mestrado, foi aprovado pela Capes em dezembro de 2015, sendo que a primeira turma ingressou somente no segundo semestre de 2016. Podemos afirmar que a criação do PPGANTS foi conseqüência de uma trajetória do ensino e pesquisa em Antropologia na UFRR.

Com relação ao histórico das Reuniões Equatoriais de Antropologia – REAs, cumpre mencionar que elas se integram a própria história das Reuniões de Antropólogos Norte e Nordeste – ABANNE. As reuniões das ABANNEs tiveram início em 1985, em caráter bienal, prolongando-se até o ano de 2015. A partir de 2007, ocasião da “X Reunião de Antropólogos Norte Nordeste/ABANNE”, deu-se “I Reunião Equatorial de Antropologia/REA. Essa reunião conjunta ocorreu na Universidade Federal de Sergipe – UFSE e teve como tema “América Equatorial, Cultura na Contemporaneidade”. A “II REA / XI ABANNE”, ocorreu em 2009 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e teve como tema “Direitos, Justiça e Diferença na América Latina”. A “III REA – XII ABANNE”, no ano de 2011, na Universidade Federal de Roraima – UFRR teve como tema: “Diálogos Interculturais na Panamazônia”. A “IV REA – XIII ABANNE”, no ano de 2013, foi acolhida na Universidade Federal do Ceará – UFCE tematizando sobre “Saberes locais e experiências transnacionais: interfaces do fazer antropológico”. A “V REA – XIV ABANNE” em 2015, teve como organizadora a Universidade Federal de Alagoas – UFAL, sendo as discussões voltadas para o tema “Direitos diferenciados, conflitos e produção de conhecimentos”. Em 2017, a edição prevista para ocorrer em Teresina/PI não se concretizou, rompendo uma linha de continuidade, mas sendo retomada em 2019,  fortalecendo assim o ensino e pesquisa antropológica no Norte e Nordeste do Brasil, como também a intensificação das relações acadêmicas com os países equatoriais da América Latina e Caribe.

A VI REA só veio ocorrer no ano de 2019, ocasião em que passou a ser titulada “VI Reunião Equatorial de Antropologia” e teve como sede a Universidade Federal da Bahia – UFBA. Nessa ocasião o tema definido foi “Diversidades, adversidades e resistências.

Quadro I - Histórico das Reuniões de Antropólogos Norte e Nordeste-ABANNE 
e Reuniões Equatoriais de Antropologia - REA (1985 a 2019)

Ano

Evento 

Instituição

1985

I ABANNE

UFPE

1991

II ABANNE

UFPE

1993

III ABANNE

UFPA e Museu Emílio Goeldi

1995

IV ABANNE

UFPB

1997

V ABANNE

UFPE

1999

VI ABANNE

UFPA e Museu Emílio Goeldi

2001

VII ABANNE

UFPE

2003

VIII ABANNE

UFMA

2005

IX ABANNE

UFRR e UFAM

2007

X ABANNE / 1ª REA

UFSE

2009 

XI ABANNE / 2ª REA

UFRN

2011

XII ABANNE /  3ª REA 

UFRR

2013

XIII ABANNE / 4ª REA

UFCE

2015

XIV ABANNE / 5ª REA

UFPB

2019    

VI REA/ 6ª REA

UFBA

Fontes: MOTTA, Antônio e BRANDÃO, Maria do Carmo. O campo da Antropologia e suas margens: pesquisa e sua disseminação em diferentes instituições de ensino superior no Nordeste. In: FILHO, Wilson Trajano e RIBEIRO, Gustavo Lins Ribeiro (Orgs.). O campo da antropologia no Brasil. Contra Capa/ABA, 2004. Programações e Anais das REAs/ABANNEs 2007, 2009, 2011, 213, 215 e da VI REA 2019.

Nossa primeira participação/organização numa Abanne foi proposta na reunião da VIII ABANNE, realizada na Universidade Federal do Maranhão – UFMA em 2003. Naquela ocasião, aceitamos o desafio de realizarmos a IX ABANNE em parceria com a Universidade Federal do Amazonas – UFAM, o que veio ocorrer com o tema “Construindo o Diálogo: Caminhos – Redes – Relacionamentos”. O evento foi realizado entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro de 2005 nas cidades de Boa Vista (UFRR) e Manaus (UFAM). Em decorrência da indisponibilidade infraestrutural da UFRR, naquele momento, decidimos que na programação faríamos uma abertura oficial em Boa Vista, seguida de uma mesa redonda: “Antropologia e Etnohistória na Amazônia Hoje”. O evento, por sua vez, teve continuidade nas dependências da UFAM, cidade de Manaus. Durante a “27º Reunião Brasileira de Antropologia/RBA” na UFPA, os antropólogos da UFRR presentes no evento foram convidados a organizar/sediar a “III Reunião Equatorial de Antropologia/XII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste”, proposta aceita após discussão no âmbito da UFRR.

A “III Reunião Equatorial de Antropologia e a XII Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste – Abanne” com o tema: “Diálogos Interculturais na Pan-Amazônia”, marcou o início do Minter em Antropologia e o início do Curso de Graduação Bacharelado em Antropologia Social na UFRR. O evento ocorreu entre os dias 14 e 17 de agosto de 2011, contribuindo para o fortalecimento do intercâmbio entre os antropólogos da região Norte e Nordeste e dos países da Pan-Amazônia (Suriname, República Cooperativista da Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia). Sediado no NUHSA/UFRR, a reunião proporcionou uma troca de experiência e informações entre pesquisadores da área e áreas afins, afora o diálogo sobre questões amazônicas e divulgação da produção científica inerente ao campo da antropologia. O projeto que ora se apresenta é do NUHSA/UFRR, mais uma vez, organizando a “VII Reunião Equatorial de Antropologia” que terá lugar em Boa Vista, entre 21 e 25 de março de 2022, tendo, então, como promotora a Universidade Federal de Roraima, contando com a participação de outras unidades e instituições superior existente no estado.

Para a 7ª REA, a Comissão Organizadora propõe continuar as reflexões iniciadas na década de 1980, por pesquisadores e profissionais da região Norte e Nordeste, associados à Associação Brasileira de Antropologia – ABA, em encontros regionais que vieram a ser denominados como ABANNE. A partir de 2007, essas reuniões incorporaram a denominação de REA/ABANNE que, por sua vez, foram gradativamente expandindo-se além dos limites regionais, experimentando assim uma crescente participação de pesquisadores antropólogos da região equatorial da América Latina e Caribe. A proposta para a 7ª REA é dar continuidade a política de visibilidade nacional e internacional da produção antropológica, viabilizando novas oportunidades de parceria e colaboração acadêmica, aspectos fundamentais para consolidação dos Programas de Pós-Graduação.

Ao considerar o atual cenário da Pandemia, bem como as diversas crises e incertezas que passamos a vivenciar desde o inicio do ano passado, a 7ª REA ocorrerá na modalidade virtual. Todas as atividades (conferências, mesas redondas, fóruns e sessões temáticas) ocorrerão de forma remota por meio de plataforma indicada pela organização do evento.

Apoio:

                                                                                             


    


Justificativa

            A importância da realização do evento na UFRR se justifica pelo momento histórico dos projetos que desenvolvemos na área da antropologia, tanto na graduação como no Programa de Mestrado em Antropologia criado recentemente. Os cursos citados nasceram a partir da experiência de uma habilitação em antropologia do Curso de Ciências Sociais, iniciado em 1992; da criação do Instituto de Antropologia/INAN e da realização do Minter/Dinter em Antropologia Social UFPE/UFRR. O evento também deve proporcionar um maior intercâmbio/diálogo entre antropólogos das mais diversas regiões do país e principalmente dos países que compõem a Pan-amazônia. Em âmbito local, a oportunidade para darmos mais visibilidade ao trabalho que estamos desenvolvendo no campo antropológico com a criação do nosso mestrado. Os organizadores locais, assim como a administração superior da UFRR se prontificam a proporcionar todas as condições necessárias, a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação para êxito da 7ª REA.

Cabe ressaltar que os problemas amazônicos têm chamado a atenção de todo o mundo, principalmente, a partir da gestão do atual governo. Roraima é um dos estados diretamente afetado com as políticas governamentais as quais põem em risco a vida das populações indígenas, das comunidades tradicionais, conseqüência, principalmente, da expansão dos desmatamentos e aumento do garimpo em terras indígenas. Outra preocupação a ser analisada e discutida será o aumento dos processos migratórios no território nacional. Podemos citar o caso dos haitianos que entraram no Brasil, em grande parte, através do estado do Amazonas. Mais recentemente, os migrantes refugiados venezuelanos e indígenas refugiados Warao que, fugindo da crise política e econômica da Venezuela, atravessaram a fronteira do Brasil através da cidade de Pacaraima/Roraima, e hoje estão dispersos em todo território nacional. Os Warao experimentam um processo diaspórico jamais visto na história de um povo indígena, atravessando fronteiras de países vizinhos ao de origem, sem um destino, sem esperança e talvez impossibilitados de um caminho de volta aos seus antigos territórios tradicionais.  A estes se somam os cubanos, bolivianos, colombianos que se encontram numa situação de vulnerabilidade em todo território nacional.

Nos quatro eixos que norteiam o evento: direitos, diáspora, migração e deslocamento que se entrelaçam, levando-nos a refletir sobre os indígenas que, de forma forçada, migram dos seus antigos territórios, em decorrência, entre outros, dos impactos ambientais provocados pela presença de garimpeiros, madeireiros, fenômeno que também atingem comunidades tradicionais, quilombolas e que, por sua vez, violam direitos fundamentais.

Assim, a 7ª REA tem como tema principal migrações, deslocamentos e diásporas e violações de direitos. O foco temático, como já nos reportamos, se entrelaça com outras questões trabalhadas no campo da Antropologia e que estarão presentes nas várias atividades propostas.

O projeto justifica-se ainda pela oportunidade de agregar ao evento a participação de antropólogos dos países Pan-amazônicos, promovendo assim melhor integração acadêmica e científica com os países vizinhos. Cabe destacar a importância que o evento trará para os antropólogos da UFRR, especificamente aqueles que atuam no Curso de Graduação em Antropologia, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e no Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, afora profissionais de outras instituições governamentais e não governamentais que atuam com as temáticas norteadoras do evento no estado. A 7ª REA vem contribuir na efetivação da missão da UFRR que é produzir, integrar e socializar conhecimentos formando cidadãos comprometidos com o desenvolvimento cultural, social, econômico e ambiental, firmando-se como instituição referência na construção do saber amazônico e fronteiriço.

Objetivos

Geral:

Dar continuidade as reuniões da REA e estabelecer vínculos com profissionais da antropologia dos países vizinhos por meio do diálogo supranacional.

Específicos:

Fomentar o diálogo de questões vinculadas à Antropologia Brasileira e a Antropologia nos países vizinhos;

Contribuir para a formação dos discentes de Pós-Graduação e Graduação em Antropologia e demais áreas afins;

Incentivar a investigação científica, envolvendo grupos de pesquisas multidisciplinares, valorizando as contribuições dos estudos da diversidade cultural da população brasileira;

Propor discussões acerca dos problemas inerentes aos espaços fronteiriços;

Promover a expansão e consolidação da REA e dar continuidade as parcerias com as agências nacionais e internacionais que fomentam a pesquisa;

Contribuir para o fortalecimento das relações da UFRR, instituição sede do evento, com a sociedade civil, assim como proporcionar a formulação de políticas públicas e governamentais, principalmente nas áreas diretamente vinculadas à diversidade étnica;

Gerar discussões sobre questões ambientais de forma ampla e, particularmente, centradas na Amazônia;

Possibilitar aos jovens pesquisadores o acesso ao debate e divulgação de suas pesquisas, por meio de comunicações e pôsteres;

Abrir um debate nacional e internacional sobre os processos imigratórios que o Brasil experimenta nas últimas décadas, com especial ênfase nas políticas públicas de acolhimento.

Estimular estudos que tratam da inserção dos indígenas nos centros urbanos, das políticas de educação indígena, da implementação de projetos de etnodesenvolvimento em terras indígenas, assim como sobre o número crescente de ações judiciais que envolvem indígenas, nas mais diversas áreas do mundo jurídico.


Impactos e Resultados Esperados

 Promover diálogos com pesquisadores das demais regiões do país e dos países vizinhos;

Ampliar as pesquisas antropológicas e promover uma interface com outras áreas do conhecimento;

Promover a internacionalização dos Programas de PG participantes;

Incentivar a pesquisa aos discentes dos PPGs;

Promover intercâmbios internacionais;

Propor políticas públicas a partir dos conhecimentos trazidos ao evento;

Consolidar o ensino e a pesquisa no campo antropológico;

Promover um diagnóstico sobre a situação dos imigrantes no Brasil.

Divulgação produtos bibliográficos e áudios visuais.

Atividades Propostas

Programação: Uma (1) conferência de abertura e mais seis (6) durante o evento, cinqüenta (50) Grupos de Trabalho, quinze (15) mesas redondas, das quais quatro (4) destinadas aos quilombolas, indígenas e migrantes; oito (8) fóruns especiais; mostra fotoetnográfica, mostra de etnodesenho, sessões de filmes etnográficos e lançamento de livros. A quantidade de atividades elencadas poderá ser alterada a critérios da comissão organizadora do evento, ouvindo as demais comissões. O evento acolhe apresentação de trabalhos de estudantes de graduação, no formato de pôsteres, vídeo-pôsteres e podcasts com até cinco (5) minutos de duração.


Perfil Participante e Público-alvo

As atividades propostas na 7ª – REA terão como público-alvo

Antropólogos e pesquisadores dos países que atuam em instituições de ensino superior e de pesquisa,

graduandos e pós-graduandos em Antropologia e áreas afins,

Antropólogos que atuam em outras instâncias da sociedade civil e pública;

Representantes das instituições nacionais e internacionais responsáveis pela elaboração de políticas

públicas e governamentais.

Segmentos organizados da sociedade civil, representantes de organizações indígenas e populações

tradicionais;

Demais profissionais e pesquisadores interessados nas temáticas abordadas pela Antropologia.

ETAPAS E PRAZOS


ETAPAS

DATA

Inscrições de participante

12/11/2021 a 15/04/2022

Submissão propostas de GTs

12/11/2021 a 10/01/2022

ENCERRADO

Divulgação resultado GTs aprovados

30/01/2022

Submissão de trabalhos GTs

10/02/22 a 15/03/2022

Prorrogada até dia

23/03/2022

Divulgação trabalhos aprovados GTs

30/03/2022

Submissão propostas de MRs e Fóruns

12/11/2021 a 30/01/2022

ENCERRADO

Divulgação propostas de MRs  e Fóruns aprovadas

10/02/2022

Submissão de propostas para as Mostras Fotográficas, de Desenhos Etnográficos e Etnodesenhos, e de Vídeos Etnográficos.

12/11/2021 a 30/01/2022

ENCERRADO

Divulgação das propostas aprovadas para as Mostras Fotoetnográficas, Desenhos Etnográficos e Etnodesenhos e de Vídeos Etnográficos

29/02/2022

ADIADO

Prorrogado o prazo para Lançamento de Livros

De 10/01/2022 para 28/02/2022
 ENCERRADO

VALORES DAS INSCRIÇÕES

Valores das Inscrições

12/11/2021 a 31/01/2022

01/02 a 15/04/2022

Professores/Pesquisadores associados a ABA

100,00

120,00

Professores/pesquisadores não associados da ABA

120,00

140,00

Estudantes de Pós-Graduação associados a ABA

50,00

60,00

Estudantes de Pós-Graduação não associados a ABA

60,00

70,00

Professores ensino médio e ou/fundamental

60,00

70,00

Estudantes de graduação

30,00

40,00

Estudantes indígenas, quilombolas, ciganos, trans e travestis.

20,00

30,00

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL

Carlos Alberto Marinho Cirino (Coordenador)

Geyza Alves Pimentel (Coordenadora)

Mauricio Elias Zouein (Coordenador)

Jonildo Viana dos Santos

Herundino Ribeiro do Nascimento Filho

Jakson Hansen Marques

José Raimundo Torres dos Santos

Luís Felipe Paes de Almeida

Márcia Maria de Oliveira

Rodrigo Mesquita

Adriane M. Castro

Pablo de Castro Albernaz

Marina Sousa Lima

COMISSÃO GESTORA REA

Aderval Costa Filho (UFMG) adervalcf@gmail.com

Aina Azevedo (UFPB) ainaazevedo@gmail.com

Antônio Hilário Aguilera Urquiza (UFMS) hilarioaguilera@gmail.com

Antônio Motta (UFPE) antonio-motta@uol.com.br

Carlos Benedito Rodrigues da Silva (UFMA)  cbrodriguesilva@gmail.com

Carlos Caroso (UFBA) caroso@ufba.br

Carlos Cirino (UFRR) carlos.cirino@ufrr.br

Carlos Guilherme Valle (UFRN) cgvalle@gmail.com

Carmem Lúcia  Lima (UFPI)  carmemllucia@gmail.com

Claudia Mura (UFPB)  cmura_99@yahoo.it

Estêvão Rafael Fernandes (UF..) estevaofernandes@gmail.com

Fabiano Gontijo (UFPA)  fgontijo@hotmail.com

Fabio Mura (UFPB)  fabiomura64@gmail.com

Fatima Tavares (UFPB) fattavares@ufba.br

Fernando Garcia (FLACSO) fgarcia@flacso.edu.ec

Gabriel Alvarez (UFGO)  abriel.o.alvarez@gmail.com

Gilton Mendes (UFAM)gilton.mendes.santos@gmail.com

Jane Felipe Beltrão (UFPA)  janebeltrao@gmail.com

João Felix (UFT) jbatista@mail.uft.edu.br

Julie Cavignac (UFRN) juliecavignac@gmail.com

Lisabete Coradini (UFRN)  lisacoradini@gmail.com

Luciana Carvalho (UFOPA)  luciana.gdcarvalho@gmail.com

 Luciana Chianca (UFPB) lucianachiancaufpb@yahoo.com.br

Marcos Braga (UFRN) marcos.braga@ufrn.br

Marta Zambrano (UNAL/Colombia) lmzambranoe@unal.edu.co

Nádia Elisa Meinerz (UFAL) nadiameinerz@gmail.com

Parry Scott (UFPE) rparryscott@gmail.com

Patricia Portela (UEMA)  portelapatricia@hotmail.com

Renato Athias (UFPE)  renato.athias@ufpe.br

Rodrigo Grünewald (UFCG)  grunewald.ufcg@gmail.com

COMISSÃO CIENTÍFICA

Gabriel O. Alvarez/UFGO – gabriel.o.alvarez@gmail.com

Fatima Regina G. Tavares/UFBA – fattavares@ufba.br

Luciana Carvalho/UFOPA – luciana.gdcarvalho@gmail.com

Jane Felipe Beltrão/UFPA – janebeltrao@gmail.com

Carmen Lúcia Silva Lima - carmen.lima@ufpi.edu.br

Antonio Mota/UFPE – antonio-motta@uol.com.br

Fabiano Gontijo/UFPA – fgontijo@hotmail.com

Fernando Garcia/FLACSO – fgarcia@flacso.edu.ec

Parry Scott/UFPE – rparryscott@gmail.com

Raimundo Nonato Pereira da Silva/UFAM – rnonato@ufam.edu.br

Carlos Guilherme do Valle/UFRN – cgvalle@gmail.com

Jenny Gonzalez Muñoz/UFMG – jenny66m@gmail.com

Gilton Mendes/UFAM – gilton.mendes.santos@gmail.com

Ronny Velásquez/UCV – ronnyvelasquezv@gmail.com

João Batista de Jesus/UFT – jbatista@uft.edu.br

Suiá Omin Arruda de Castro Chaves/UFT – suiao@uft.edu.br

Fernando García Serrano/FLASCO Equador – fgarcia@flacso.edu.br

Ulisses Neves Rafael/UFSE – ulisses38@hotmail.com

Estevão Rafael Fernandes/UNIR – estevaofernandes@gmail.com

Fabio Mura/UFPB – fabiomura64@gmail.com

Renato Athias/UFPE - renato.athis@ufpe.br

Isabelle Braz/UFCE – isabellebpsilva@gamil.com

Carlos Benedito Rodrigues Silva/UFMA – cbrodriguessilva@gmail.com

Edson Damas da Silveira/UERR – edsondamas@mprr.mp.br

Alfredo Wagner Berno de Almeida/NCSA-CEST/UEA – pncsa.ufam@yahoo.com.br

COMISSÃO DE AUDIVISUAL

Coordenador: Renato Athias/UFPE – renato.athias@ufpe.br

Mauricio Elias Zouein/UFRR – pesquisamau@gmail.com

João Martinho de Mendonça – UFPB – bragamt@ccae.ufpb.br

Gabriel Alvarez/UFG – gabriel.o.alvrez@gmail.com

Denise Machado Cardoso /UFPA – denisecardosoufpa@gmail.com

Lisabete Coradini/UFRN – lisabetecoradini@hotmail.com

Aina Azevedo/UFPB – ainaazevedo@gmail.com

COMISSÃO TIC e COMISSÃO DISCENTE:

Coordenador: José Raimundo Torres dos Santos

Ana Renata Silva de Oliveira

Maria Auxiliadora Evangelista da Silva

Newton Ricardo Pereira Souza

Regiane Dionízio Lima

Germano Lopes Ângelo

Wedleng Stephannie Barreto da Silva

Marcos Antonio Barbosa de Almeida

Arancha Micaelle dos Santos Pereira

Disney Sophia Araújo de Moura

Gustavo Hugo Sousa de Andrade

Carla Silva de Brito

Maria Yasmin Silva Gouveia

Digna Aracele Argueta Díaz

Yara Pinho Lima

Emanuel de Araújo Rabelo

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}