CHAMADA PARA PARTICIPAR DA EXPOSIÇÃO | VIII SIGAM
A inscrição na exposição é realizada por meio de formulário eletrônico (GoogleForms), presente no edital abaixo:
SUBMISSÃO ENCERRADA!!!
Edital 01/2025 - VIII SIGAM
CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS PARA A EXPOSIÇÃO DO
VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL GÊNERO ARTE E MEMÓRIA
MULHERES INSCREVEM: POÉTICAS FEMINISTAS NO MUNDO
O VIII SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória comunica que se encontram abertas, de 25 de fevereiro a 06 de abril de 2025 as inscrições para participar da Exposição que integra as atividades do evento, na Galeria A Sala do Centro de Artes da UFPel, Pelotas, RS, Brasil, no período de 26 de maio a 11 de junho de 2025, com a finalidade de dar a ver obras que privilegiam a palavra como suporte de inscrição poética (e teórica) no campo artístico. Na discussão a partir do dispositivo palavra-imagem, buscamos por obras que permeiem questões em torno de marcadores de gênero, raça, sexualidade, classe etc. Bem como, de iconologias e discursos entabulados pelo feminismo contra-colonial e ativismos de gênero, classe e raça, nas diferentes linguagens artísticas. A exposição pretende se constituir como um espaço para a fruição e mediação dessa produção artística emergente na região e no cenário internacional, que subverte normas e hegemonias para expandir subjetividades e afetos.
REGULAMENTO
1. Da participação
1.1. Poderão participar da seleção proponentes locais, regionais, nacionais e internacionais, desde que maiores de 18 anos.
1.2. O VIII SIGAM fornecerá certificados às/aos artistas selecionadas/os/es que participaram da exposição.
2. Da inscrição
2.1. Serão aceitas inscrições de portfólio com no mínimo 3 obras e no máximo 5 obras.
2.2. Para a seleção, deverá ser enviado o portfólio de arte contemporânea que não comprometa a integridade física do espaço expositivo.
2.3. As inscrições deverão ser realizadas virtualmente no seguinte endereço eletrônico: ENCERRADAS
2.4. Deverão ser preenchidas no formulário corretamente as informações:
a) Nome completo, nome social e, se houver, nome artístico;
b) Número do CPF (para sair no certificado posteriormente);
c) E-mail;
d) Portfólio em formato PDF com no máximo 10MB, contendo:
Um minicurrículo das atividades artísticas, culturais e/ou de pesquisa de no máximo uma lauda;
De 3 a 5 imagens digitalizadas e identificadas com o nome da(s) pessoa(s) autora(s), título, ano de realização, técnica e dimensões;
Um pequeno texto sobre cada obra, incluindo objetivo, justificativa e conceitos trabalhados;
Especificações de montagem de cada trabalho.
e) Confirmação de maioridade.
2.5. Não serão aceitos CD’s, DVD’s, pendrives ou quaisquer dispositivos físicos para a etapa de seleção.
2.6. As/os artistas serão notificadas/os/es sobre o recebimento da sua inscrição. Contudo, é de responsabilidade da/do artista o funcionamento adequado de qualquer link enviado e da qualidade das imagens para o processo seletivo. Ou seja, apenas serão homologadas as inscrições que contenham imagens adequadamente visíveis pela Comissão.
2.7. É de obrigação das/dos artistas que necessitem de equipamento especial, como laptops, monitores, telas, cabos, datashow ou eventuais equipamentos multimídias, fornecê-los. Isto é, qualquer equipamento especial é de inteira responsabilidade das/dos artistas, no transporte e, no período de exposição (disponível no cronograma deste edital).
3. Da seleção
3.1. As obras serão avaliadas pela equipe curatorial, soberana em suas decisões, podendo ser selecionadas 1 (uma) ou mais obras da/do mesma/o/e artista ou ainda, nenhuma obra.
3.2. Os trabalhos serão selecionados conforme previsto no cronograma deste edital.
3.3. Os trabalhos aprovados pela Comissão serão devidamente comunicados via correspondência eletrônica (pelo e-mail preenchido no Formulário de inscrição), no dia 14 de abril de 2025.
3.3.1. As/os artistas com trabalhos aprovados para participar da exposição DEVEM confirmar a participação na exposição em resposta à aprovação enviada via correspondência eletrônica no prazo estipulado por este edital (ver cronograma).
3.3.2. Em caso de não recebimento de confirmação, outra/o/e artista será selecionada/o/e.
3.4. A comissão organizadora se reserva o direito de recusar propostas consideradas lesivas aos Direitos Humanos ou prejudiciais aos espaços expositivos.
4. Do recebimento e retirada das obras
4.1. As/os artistas deverão enviar os trabalhos selecionados durante o período previsto no cronograma deste edital (ver item 6), acompanhados de nota fiscal avulsa (se enviados por transportadora). Os trabalhos deverão ser acondicionados em embalagens apropriadas, que possibilitem sua reutilização e garantam segurança no retorno.
4.2. As despesas de envio e retorno das obras correm por conta da/o proponente. As/os artistas se responsabilizam pela contratação da Transportadora e pelos custos de entrega e de retirada das obras.
4.3. Apenas durante o período de 21 de abril a 09 de maio de 2025 serão recebidos os trabalhos. De modo que, as obras que não forem enviadas durante o período discriminado, não poderão fazer parte da exposição do VIII SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória.
4.4. O VIII SIGAM Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória NÃO SE RESPONSABILIZA por eventuais danos ocorridos às obras enviadas, durante o transporte e período de exposição.
4.6. No caso de projetos de autoria coletiva, indicar uma pessoa para ser representante caso a Comissão deste Edital necessite entrar em contato.
4.7. As/os artistas selecionadas/os deverão retirar suas obras dentro do período indicado no cronograma (Ver item 6).
4.8. As obras não retiradas dentro do prazo estabelecido serão consideradas como abandonadas e a Comissão deste edital, juntamente com a organização do VIII SIGAM - Simpósio Internacional Gênero, Arte e Memória, se reservam o direito de lhes dar o destino que julgar necessário.
IMPORTANTE: O endereço para envio das obras será comunicado via e-mail às/aos artistas selecionadas/os/es, apenas APÓS a confirmação de participação por parte das/dos artistas.
5. Da exposição
5.1. A exposição acontecerá na Galeria A Sala, localizada no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Endereço: Rua Cel. Alberto Rosa, 62, Porto, Pelotas - RS. O período da exposição do VIII SIGAM será de 26 de maio a 11 de junho de 2025.
5.2. O plano de exposição é de responsabilidade exclusiva da Curadoria.
5.3. A/o/x artista participante com trabalho de instalação ou interferência deverá se responsabilizar pela montagem da sua proposta, cabendo a ela/ele/x os custos do seu deslocamento: da passagem (ida/volta) no local da exposição, hospedagem e alimentação.
5.4. O projeto gráfico do convite do evento será realizado pela Comissão Organizadora do VIII SIGAM.
5.5. A organização do evento NÃO SE RESPONSABILIZA por eventuais danos que possam ocorrer às obras e equipes multimídia fornecidas pelas/os participantes selecionadas/os. Caso haja necessidade, a/o artista deverá providenciar seguro.
5.6. As imagens de todos os trabalhos selecionados poderão ser utilizadas livremente para fins de pesquisa ou de divulgação da Exposição ou das/os artistas.
5.7. As/os artistas, ao se inscreverem, aceitam as condições e os termos deste Edital. Casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora. A Comissão Julgadora é soberana e reserva-se o direito de não selecionar qualquer proposta.
6. Do cronograma
PROCEDIMENTOS | DATAS |
Inscrições | 25/02/2025 a 06/04/2025 |
Seleção de trabalhos | 07/04/2025 a 13/04/2025 |
Resultado da seleção | 14/04/2025 |
Confirmação de participação das/dos artistas | 14/04/2025 a 17/04/2025 |
Recebimento das obras | 21/04/2025 a 16/05/2025 |
Realização da exposição | 26/05/2025 a 11/06/2025 |
Retirada das obras | 13/06/2025 a 30/06/2025 |
Comissão de Organização & Curadoria
Aryane Barbado Julia Pema Vanessa Cristina Dias
CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO & PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS | VIII SIGAM
Edital 02/2025 - SUBMISSÃO DE TRABALHOS | VIII SIGAM
CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS
VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL GÊNERO ARTE E MEMÓRIA
MULHERES INSCREVEM: POÉTICAS FEMINISTAS NO MUNDO
O VIII SIGAM ‒ Simpósio Internacional Gênero Arte e Memória apresenta como tema Mulheres Inscrevem: poéticas feministas no mundo. Queremos, com esta chamada, dar visibilidade e difundir a produção artística e científica, desenvolvida e em desenvolvimento, de pessoas dissidentes, subalternizadas (Spivak, 2010), “monstruosas” (Preciado, 2018) que, preferivelmente, evidenciem a inscrição de mulheres artistas, professoras, ativistas e pesquisadoras, a fim de destacar seus pioneirismos, artivismos, práticas, produções artísticas e culturais, bem como seus contextos e posições femininas e feministas no meio acadêmico, artístico e cotidiano. Sendo assim, o público alvo deste edital, compreende pesquisadoras e pesquisadores, docentes e discentes da pós-graduação e da graduação em artes e humanidades, integrantes de movimentos sociais, gestoras de instituições públicas e privadas do Brasil e exterior, principalmente aquelas e aqueles que falam desde o "Terceiro mundo" (Anzaldúa, 2000).
As discussões levantadas pelas submissões devem girar em torno das questões de arte, gênero, raça, classe, consciência ecológica, ativismo político, preservação do patrimônio e da cultura, por meio de uma escrita que articula palavra-imagem como um campo aberto de experimentação. Priorizamos as escritas que ultrapassam as fronteiras hegemônicas, denunciam violências e a lógica da dominação para resgatar o direito à vida, à expressão, à própria escrita e à inscrição singular e coletiva, rumo a um mundo mais digno, igualitário e inclusivo. É preciso dialogar com as artes e áreas afins, tomando a palavra e o processo de escrita enquanto dispositivo artístico, cultural, teórico e experiencial de registro, de inscrição no mundo.
Entendemos a escrita como meio de dar vazão à ação poética e política, que nos permite experimentar a linguagem, ativar a potência criativa a fim de articular narrativas, memórias, revisões históricas, inscrições e inserções contra-hegemônicas na arte e na vida. A partir desta chamada, reafirma-se uma produção de expressão e resistência, que valoriza as escritas de si, em percursos artísticos e processos de formação, experimentando uma variedade de suportes e manifestações, para fazer emergir a invenção poética.
Em torno do sistema palavra-imagem podem insurgir anotações, diários, mapas, zines, ensaios, cadernos, cartas, narrativas, documentos de trabalho que formam instalações, coleções, práticas e saberes, toda uma gama de modos de inscrever-se no mundo, que pretendemos compartilhar desde que pautadas pelo pensamento antifascista e feminista contra-colonial, pela valoração das alteridades e diversidades, dos saberes conectados com a Terra, das práticas colaborativas e proposições que instauram outros modos de sentir, educar e pensar as experiências humanas em prol de um futuro mais justo e harmonioso.
As inúmeras autoras que nos inspiram, tecem com as palavras, escrevem para imaginar e criar outras possibilidades de viver, de sentir e de pensar em textos como por exemplo: Carta para escritoras do terceiro mundo & Gestos del cuerpo, escriviendo para idear de Gloria Anzaldúa; O riso da Medusa de Hèlene Cixous; A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade de Margareth Rago; A poesia não é um luxo de Audre Lorde; e O perigo de uma história única de Chimamanda Ngozi Adichie. Além de trabalhos como: O texto acadêmico como espaço performático de Débora Pazzeto; Escritas de si – sobre alteridades e mediações de Diana Araújo Pereira e Vocabulário Político para Processos Estéticos, concebido por Cristina Ribas, escritos por algumas das palestrantes da oitava edição do VIII SIGAM. Sem contar as artistas Lenora de Barros, Adrianna Eu, Elida Tessler, Rosana Ricalde, Lenir de Miranda, Águi Berenice, Abgail Reyes, Fiona Banner, e entre tantas outras, que animam as imagens com a escrita, inscrevem-se a partir da palavra.
A partir do direcionamento desta edição, compomos o evento com os seguinte Grupos de Trabalhos:
GT 1 - PROTAGONISMO E ATIVISMO NAS ESCRITAS/INSCRITAS
Modalidade presencial - Coordenação: Profª Drª Nádia da Cruz Senna (UFPel) e Profª Drª Helene Sacco (UFPel)
Descrição: O GT é voltado para a partilha, difusão e debate de pesquisas, experiências e produções artísticas centradas na escrita enquanto dispositivo artístico, cultural, teórico-vivencial de registro, de inscrição no mundo. Interessam as manifestações artísticas e discursivas que concebem a escrita como ação poética e política, compreendendo narrativas e poesia visual, mapas, zines, ilustrações, quadrinhos, lambes, cartas, postais, cadernos e livros de artista, cartazes, panfletos, documentos de trabalho que formam instalações, coleções, práticas e saberes, originando um universo de marcas, em abordagens transversais e interdisciplinares.
GT 2 - “ELAS PENSARAM PRIMEIRO”: FILOSOFIA, HISTÓRIA DA ARTE E ESTÉTICA NA ESCRITA FEMINISTA
Modalidade presencial - Coordenação: Profª Drª Ursula Rosa da Silva (UFPel) e Profª Drª Larissa Patron (UFPel)
Descrição: Este GT reúne pesquisas, concluídas ou em andamento, que tenham como foco as discussões em torno do feminismo que inspira, propõe e impacta o conhecimento na área de artes e humanidades. Interessa dar visibilidade para pesquisas e experiências em torno de filósofas, historiadoras, educadoras e pensadoras que são referência para os estudos feministas, por projetarem novos discursos e sentidos. É nossa intenção trazer para o debate a dimensão feminina e a visada feminista implicada em textos e práticas que contribuem para pensar novas possibilidades de formação, revisão de epistemologias, inovações metodológicas, valorização de saberes e culturas.
GT 3 - SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS
Modalidade presencial - Coordenação: Profª Drª Rosa María Blanca (UFSM) e Profª Drª Thays Tonin (UFSM)
Descrição: Este GT pretende discutir propostas intelectuais, artísticas e literárias que produzem e potencializam subjetividades contemporâneas. Desejam-se estudar modos de produzir-se a si mesma e (ou) em interação com as (os) outras (os), dando lugar a dimensões singulares/coletivas dos processos de subjetivação. Entende-se, para incentivar o diálogo entre as propostas enviadas ao GT, que a transversalidade entre áreas disciplinares e comunidades de saberes são importantes formas de problematizar situações atuais culturais, à exemplo de questionamentos frente às possibilidades de uma ecologia dos saberes ou de uma ética do viver que repense as maneiras de co-existir. Interessam questionamentos que surgem a partir de escritos, poéticas, dispositivos, exposições, filmes e outras mídias nas suas interfaces com os estudos das subjetividades, debates de gênero, teorias feministas e cuir/queer.
GT 4 - MULHERIDADES, ESPAÇOS DE CRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E DIVERSIDADE
Modalidade presencial - Coordenação: Profª Drª Aline Accorssi (UFPel) e Profª Drª Camila Peixoto Farias (UFPel)
Descrição: Este GT tem como foco central articular a pluralidade de formas de ser mulher com a criação de conhecimentos em diferentes espaços da sociedade (universidade, movimentos sociais, espaços artísticos e culturais, entre outros). Partimos da premissa de que pensar as mulheridades implica reconhecer uma categoria diversa, historicamente marcada por processos de subordinação. No entanto, essa subordinação não pode ser entendida de forma unívoca: as opressões são múltiplas e interseccionais, atravessadas por questões como raça, classe, sexualidade, localização geopolítica, religião, entre outras. Ao mesmo tempo, as mulheridades também constroem campos potentes de resistência, reinvenção e produção de saberes, desafiando silenciamentos e abrindo caminhos para novas epistemologias. Propõe-se, portanto, refletir sobre as dinâmicas de opressão e as potencialidades das mulheres no campo da produção de novos conhecimentos, em suas múltiplas expressões, contextos e interseccionalidades, reconhecendo a diversidade como elemento central de suas experiências.
GT 5 - ENTRE O CUIR E O CRIP: ARTICULAÇÕES TRANSFEMINISTAS
Modalidade virtual - Coordenação: Profª Drª Rosângela Fachel, Profª Drª Ricardo Ayres (UFPel) e Profª Drª Sofia Otero Escudero
Descrição: Este GT tem como objetivo a discussão de pesquisas e poéticas que articulem o Cuir e o Crip como potências políticas, artivistas e pedagógicas no âmbito das diversidades de gênero, de sexualidade e de corporalidades, desde uma perspectiva situada a partir da América Latina. Território atravessado pela tensão entre colonialidade, decolonialidade e contra-colonialidade, que incide sobre discursos, saberes, políticas, fazeres e corporalidades. Mas onde também emergem forças transfeministas que, no plural e de maneira interseccional, promovem alianças emancipatórias de enfrentamento e resistência à violência cis-hetero-patriarcal racista e capacitista, para reivindicar outros futuros possíveis. E é com atenção a essa reivindicação que propomos esse GT, como espaço para a discussão dessas questões, mas também como espaço de acolhimento e de abraços.
GT 6 - CORPOS EM PERFORMANCE: DISSIDÊNCIAS E INSURGÊNCIAS
Modalidade presencial - Coordenação: Profª Drª Carmen Anitta Hofmann (UFPel) e Profª Drª Giselle Molon Cecchini (UFPel)
Descrição: Este GT reunirá reflexões e práticas a partir do corpo como expressão artística e política de inscrição no mundo. Interessam estudos sobre performance, linguagens cênicas (teatro, dança, circo, ópera), manifestações coletivas e artivismos, reunindo dissidentes e insurgentes em conexões e deslocamentos de ideias, partilha de estratégias e práticas que investem na visibilidade das agendas feministas em seus discursos e encenações.
GT 7 - COMPARTILHANDO PRÁTICAS E TECENDO SABERES
Modalidade presencial - Coordenação: Profª Drª Roseli Nery (FURG) e Profª Drª Caroline Leal Bonilha (UFPel)
Descrição: Este GT acolhe investigações e experiências que enfocam o saber-fazer feminino, em torno de manualidades, narrativas, ritos e ancestralidades que repercutem sobre as poéticas contemporâneas. Interessa refletir sobre conceitos e práticas artísticas, que possibilitem distintas ações de afirmação e consciência quanto a condição feminina, sobre a forma como as mulheres se inscrevem no campo artístico, tencionando barreiras, forjando iconologias, segundo escolhas estéticas que revelam um posicionamento político e sensível.
GT 8 - ALTERIDADES E INCLUSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO
Modalidade presencial - Coordenação: Profª Drª Rosemar Gomes Lemos (UFPel) e Profª Drª Georgina Helen Xavier Lima (UFPel)
Descrição: Este GT foca o debate nas pesquisas e experiências centradas em processos pedagógicos de inclusão e cidadania que a arte provê, considerando atravessamentos de ordem ética, estética, étnica, política e filosófica. A pluralidade cultural que nos caracteriza convoca o feminismo interseccional e decolonial como campos de pensamento, metodologia e epistemologia, para visibilizar, valorar e difundir discursos e práticas artísticas dos grupos subalternizados. Busca-se a socialização das investigações, dos processos criativos, reflexivos, educativos e de mediação que fornecem escapes, que se constituem como resistência e existência, esperançando novos horizontes, bem como o fortalecimento das políticas afirmativas nos espaços de formação.
GT 9 - ESCRITAS FEMINISTAS: DISCURSOS, (RE)LEITURAS E SENTIDOS
Modalidade presencial - Profª Drª Renata Kabke Pinheiro (UFPel) e Profª Drª Eliane Terezinha do Amaral Campello (FURG).
Descrição: A escrita literária feminina e feminista subverte normas e concepções para inaugurar presenças, reivindicar direitos, emancipação e liberdade. Para consolidar um debate profícuo sobre o tema, este GT reúne pesquisas voltadas para a literatura de autoria feminina, literatura de gênero, escritas e narrativas de si que colocam em circulação novos discursos, sentidos e subjetividades. Com base em fundamentos teóricos/metodológicos diversos, propomos estabelecer um debate em torno dos temas transgressores, presença e protagonismo, figurações e espaço simbólico, militância poética, práticas culturais e crítica feminista.
GT 10 - ARTISTAS MULHERES: MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO
Modalidade presencial - Coordenação: Profª Drª Daniele Fonseca (UFPel) e Doutoranda Simone Pinho de Oliveira (UFPel)
Descrição: Este Grupo de Trabalho (GT), pretende acolher esforços investigativos interdisciplinares realizados por diferentes grupos de pesquisa em torno de mulheres artistas, com a intenção de ampliar protagonismos, processos técnicos, científicos e educativos sobre elas, frente a histórica ocultação das artistas, suas criações e trajetórias ao longo da História da Arte, uma construção social ancorada em artistas homens e brancos, que desde os anos 60/70, está em constantes debates e estudos. O GT propõe reunir estudos interdisciplinares, especialmente sobre produções artísticas de mulheres do Sul global, que estimulem o aprofundamento e ampliação de seu conhecimento, de sua relevância artística, histórica e cultural nas artes, não só na região, mas como elo na construção de uma História da Arte ampla e equânime.
REGULAMENTO
1. DA PARTICIPAÇÃO COM APRESENTAÇÃO TRABALHO
a) Serão aceitas propostas de comunicação de pesquisadoras e pesquisadores, docentes e discentes da pós-graduação e da graduação em Artes e Humanidades, integrantes de movimentos sociais, de instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior. No caso de discentes de graduação, mestrado ou doutorado, devem submeter em coautoria com o/a docente orientador/a da instituição de ensino superior a qual possui vínculo.
b) Cada proposta pode contar com no máximo 3 (três) autoras/es. Cada pessoa poderá inscrever apenas 1 (uma) proposta de comunicação presencial ou virtual, como autora ou coautora. Com exceção de docentes que podem orientar em coautoria em no máximo 5 (cinco) propostas de apresentação de trabalho.
c) O Grupo de Trabalho deve ser escolhido e indicado no momento da inscrição.
d) Necessidades referente à acessibilidade devem ser comunicadas no momento da inscrição.
e) No momento da inscrição deverá ser enviado o artigo da proposta de comunicação em 2 (dois) arquivos salvos em formato .docx, 1 (um) com identificação e 1 (um) sem identificação.
f) No momento da inscrição deve-se confirmar se o texto da proposta é inédito ou já foi publicado e em qual local (revista, anais etc.) aconteceu a publicação.
2. DA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO
a) A inscrição só pode ser feita em uma das modalidades - presencial ou virtual, jamais em ambas. Não será possível alterar a modalidade de apresentação do trabalho após a inscrição.
- A inscrição com apresentação de trabalho na modalidade presencial deve ser realizada mediante a submissão do artigo conforme o TEMPLATE disponibilizado, até 12 de maio de 2025, às 23h59 pelo site do evento.
- A inscrição com apresentação de trabalho na modalidade virtual deve ser realizada mediante a submissão do artigo conforme o TEMPLATE disponibilizado, e o link do vídeo da apresentação (ver item 4.2 deste edital), até 12 de maio de 2025, às 23h59 pelo site do evento.
b) Apenas o/a primeiro/a autor/a do artigo, deve submeter o trabalho.
3. DA SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
a) A seleção de propostas de comunicação será realizada pela comissão científica do evento, pelo sistema duplo-cego. A avaliação dos trabalhos será feita de acordo com sua adequação, pertinência, relevância e a qualidade técnica do texto, bem como o atendimento ao cumprimento das normas da ABNT e ortografia vigente, podendo ser solicitadas e/ou sugeridas correções e alterações.
b) A comissão organizadora e a comissão científica do VIII SIGAM se reservam o direito de alterar o GT de apresentação caso o trabalho não atenda ao escopo temático do eixo para o qual ele foi submetido, pode haver remanejamento. Casos excepcionais serão avaliados pela Comissão Científica.
c) A comissão organizadora e a comissão científica do VIII SIGAM têm o direito de recusar propostas de comunicação consideradas lesivas aos Direitos Humanos e, que estejam em dissonância com a temática do evento.
d) As comissões deste evento se reservam o direito de recusar propostas de apresentação de trabalhos que não sejam inéditos ou caso os arquivos enviados na inscrição estejam em desacordo com as normas estipuladas neste edital. Por exemplo: um arquivo que for enviado por mais de uma pessoa ou pela mesma pessoa.
d) As decisões das comissões são soberanas.
e) O aviso de aceite das propostas de comunicação presencial ou virtual, bem como a data, horário e local ou link das respectivas apresentações serão enviados para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.
4. DAS APRESENTAÇÕES
Em busca de uma maior inclusão e acessibilidade, este edital indica aos futuros participantes do evento, procedimentos para uma comunicação mais acessível, que embora não sejam obrigatórios, serão apreciados.
4.1 APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EM MODALIDADE PRESENCIAL
a) A apresentação da comunicação presencial deve ser realizada pela pessoa responsável pela inscrição e ter a duração máxima de 12 minutos.
b) A pessoa apresentadora deve chegar à sala de apresentação com 15 min de antecedência e identificar-se à pessoa representante do evento, presente na sala.
c) Caso seja necessário, será solicitado pela equipe do evento que a pessoa apresentadora faça sua autodescrição antes de iniciar sua fala.
d) A pessoa que teve seu trabalho selecionado para apresentar, deve permanecer na sala durante toda a manhã, desde o início até o final das apresentações e discussões das mesmas.
e) As salas disponíveis para as apresentações presenciais, contarão com equipamentos para exibição de imagens e apresentações em formato PDF.
4.2 APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EM MODALIDADE VIRTUAL/ONLINE
a) A apresentação da comunicação virtual deve ser realizada pela pessoa responsável pela inscrição por meio de um vídeo pré-gravado com duração mínima de 6 minutos e máxima de 12 minutos, que deve:
Ser disponibilizado em canal do YouTube com visibilidade configurada como “Não listado” ou “Público”.
Estar intitulado da seguinte forma: “VIII SIGAM - NOME DA PESSOA RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO/APRESENTAÇÃO”. No campo “Descrição” do YouTube, inserir: nome do seminário, grupo de trabalho, título da comunicação e resumo simples.
Considerando a busca por acessibilidade, solicitamos que a pessoa apresentadora faça sua autodescrição antes de iniciar sua fala e habilite a opção de legendagem automática e corrigida no próprio YouTube. Em caso de apresentação de imagens, indicamos que as mesmas sejam descritas durante a fala.
Depois de inscrito, o vídeo não poderá ser substituído e deverá ser mantido disponível na plataforma até 30 de agosto de 2025, às 23h59min, compreendendo o período de confecção dos certificados.
b) A pessoa apresentadora deve conectar-se à plataforma com 15min de antecedência e estar presente na sala virtual durante a exibição das comunicações para posterior discussão.
Lembre-se: APENAS O GT 5 SERÁ NA MODALIDADE ONLINE - NÃO É PERMITIDO SE INSCREVER ONLINE NOS OUTROS GTs.
5. DA PUBLICAÇÃO E DOS CERTIFICADOS
a) Cada participante discente de graduação, mestrado, doutorado, docente de ensino fundamental e médio da rede pública ou privada, integrante de movimentos sociais do Brasil ou do exterior, publicará apenas 1 (um) artigo INÉDITO como autor/a ou coautor/a, nos Anais do evento com ISSN, organizado pela Comissão do VIII SIGAM, com exceção de docentes de ensino técnico ou superior que podem ter até 5 (cinco) coautorias de orientação.
b) A publicação só é realizada mediante a apresentação da comunicação em um dos GTs do evento, seguindo as diretrizes deste edital e, após o atendimento à possíveis solicitações de revisão no texto.
c) Os conteúdos expressos nos textos a serem publicados nos Anais do evento são de responsabilidade das pessoas que os propuseram e assinaram.
d) O ato do envio do artigo autoriza o Grupo Caixa de Pandora (CNPq/UFPel) e o VIII SIGAM à sua livre veiculação e publicação.
e) O link da publicação será enviado por e-mail após sua disponibilização no site do Arte na Escola.
f) Os certificados digitais referentes às comunicações apresentadas serão disponibilizados em até 120 dias depois do encerramento do evento no dia 30 de maio de 2025.
6. NORMAS GERAIS DO EVENTO
a) O ato da inscrição autoriza o uso de imagem, bem como a divulgação de fotografias e vídeos, e a gravação das apresentações e interações nas salas presenciais e virtuais para a disponibilização do conteúdo nas redes sociais do evento e nas plataformas institucionais.
b) O agenciamento das salas de comunicação será realizado por e links das transmissões virtuais, bem como a divulgação bem como a divulgação de links de acesso às salas são de controle exclusivo da comissão organizadora.
c) O agenciamento de ferramentas e links das transmissões virtuais, bem como a divulgação bem como a divulgação de links de acesso às salas são de controle exclusivo da comissão organizadora.
d) Recomenda-se uma comunicação apropriada ao contexto acadêmico, artístico e profissional durante as atividades presenciais e virtuais do evento.
e) O registro e divulgação do evento por meio de fotografia e de vídeo é exclusivo da comissão organizadora, sendo vetado o registro sem autorização de quaisquer atividades da programação, podendo ser tomadas medidas legais em caso de uso indevido do conteúdo do evento e da imagem das pessoas participantes.
f) Qualquer dúvida ou informação sobre o edital entrar em contato pelo e-mail: caixadepandoraufpel@gmail.com
7. DO CRONOGRAMA
ETAPAS | DATAS |
Lançamento do edital | 10 de março de 2025 |
Inscrição de apresentação de trabalho presencial ou virtual | de 10 de março de 2025 a 10 de maio de 2025 |
Envio de aceites | até 23 de maio de 2025 |
Inscrição sem apresentação | até 25 de maio de 2025 |
Realização do evento | de 26 de maio de 2025 a 30 de maio de 2025 |
Pelotas, 10 de março de 2025.
Comissão organizadora
Nádia da Cruz Senna (UFPel)
Ursula Rosa da Silva (UFPel)
Vanessa Cristina Dias (UFSM)
Comissão científica
Aline Accorssi (UFPel)
Camila Peixoto Farias (UFPel)
Carmen Anita Hoffmann (UFPel)
Caroline Leal Bonilha (UFPel)
Daniele Baltz da Fonseca (UFPel)
Eliane Terezinha do Amaral Campello (FURG)
Georgina Helena Xavier Lima (UFPel)
Giselle Molon Cecchini (UFPel)
Helene Gomes Sacco (UFPel)
Larissa Patron Chaves (UFPel)
Renata Kabke Pinheiro (UFPel)
Rosa María Blanca Cedillo (UFSM)
Rosângela Fachel de Medeiros (UFPel)
Ricardo Henrique Ayres Alves (UFPel)
Roseli Aparecida da Silva Nery (FURG)
Rosemar Gomes Lemos (UFPel)
Simone Pinho de Oliveira (UFPel)
Sofia Otero Escudero (US - Espanha)
Thays Tonin (UFSM)