No dia 8 de maio de 1945, terminou oficialmente a Segunda Guerra Mundial. Na Alemanha, Adolf Hitler morrera poucos dias antes e Karl Dönitz assinou o ato formal de rendição, que foi aceite pelos Aliados.
Em muitos Estados é feriado neste dia em que se celebra o Dia da Vitória sobre o Fascismo (Eslováquia e Ucrânia), o Dia da Vitória Europeia (França e Reino Unido), ou o Dia da Libertação (Holanda).
Entre nós, o dia costuma passar um pouco despercebido, mas, neste ano, em que se comemoram os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e em que se sente também o fim da Ordem Mundial que, com ela, se inaugurou, impõe-se que, aqui, na Universidade, aproveitemos a data para pensar nos últimos 80 anos, nos tempos incertos que vivemos e na necessidade, de hoje e de sempre, de prevenir conflitos e de tentar viver em paz.
O Mestrado em Direitos Humanos organiza um dia de reflexão sobre o tema e convida toda a comunidade académica a juntar-se nesse dia com este propósito comum: pensar em conjunto os meios de prevenção de conflitos e de manutenção (ou de restabelecimento) da paz.
PROGRAMA
Brevemente
INSCRIÇÕES
📍
8 maio 2025
Auditório Nobre, EDUM
Comissão Organizadora
Sofia Pinto Oliveira
Organização
EDUM - Escola de Direito da Universidade do Minho
JusGov - Centro de Investigação em Justiça e Governação
Apoio
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia