AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS NA UMBANDA E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA MÉDIUNS PRATICANTES DO RITUAL BANTU-AMERÍNDIO: UM ESTUDO DE MÉTODOS MISTOS

Publicado em 25/10/2024 - ISBN: 978-65-272-0797-9

Título do Trabalho
AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS NA UMBANDA E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA MÉDIUNS PRATICANTES DO RITUAL BANTU-AMERÍNDIO: UM ESTUDO DE MÉTODOS MISTOS
Autores
  • Juliana de Lima Brandão
  • ANTONIO MARCOS TOSOLI GOMES
  • Álvaro Rafael Santana Peixoto
  • Lívia Maria da Silva Gonçalves
Modalidade
Projeto de pesquisa com Métodos Mistos
Área temática
Outros
Data de Publicação
25/10/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/2simm-saude/805190-as-cirurgias-espirituais-na-umbanda-e-suas-representacoes-sociais-para-mediuns-praticantes-do-ritual-bantu-amerin
ISBN
978-65-272-0797-9
Palavras-Chave
Representações Sociais, Métodos Mistos, Saúde, Umbanda, Cirurgias Espirituais.
Resumo
Introdução: A partir da diversidade metodológica das diferentes abordagens da Teoria das Representações Sociais (TRS), estudos descritivos, analíticos, comparativos e experimentais ocupam-se com a complexidade de fenômenos sociais e simbólicos. Como exemplo, duas dessas abordagens, estrutural e processual, permitem a captação de dados qualitativos e quantitativos, complementando-se. Na abordagem estrutural, a técnica de evocação livre de palavras precede os testes de centralidade, sendo essa última quantitativa e a primeira qualitativa. Com esses dados, outra fase, qualitativa, pode ser iniciada através de entrevistas em profundidade para maior perspectiva do fenômeno, como a abordagem processual. Assim, conhece-se uma representação pela estrutura e organização interna e pelo processo de formação. Além disso, reconhecendo o objetivo prático da representação social (RS), entende-se que é um conjunto cultural de conhecimentos, práticas, crenças, valores, atitudes e identidades, elaborados e partilhados socialmente no bojo da comunicação cotidiana de um grupo. Então, pode-se aplicar a teoria à compreensão de fenômenos religiosos e a questões terapêuticas dentro das religiões. O presente projeto tem como objeto de pesquisa as cirurgias espirituais na Umbanda, segundo praticantes do ritual Bantu-Ameríndio, e suas representações sociais. Sendo a Umbanda uma religião de matriz afro-brasileira, oriunda do trânsito étnico-cultural herdado da afrodiáspora, é reconhecida por sua atuação prática em casos de saúde e doença. Como práticas de cuidados religioso e cultural em saúde, a leitura dos dados também pode ser enriquecida com o apoio da Teoria do Cuidado Transcultural, referência à enfermagem. Para a saúde, vislumbra-se o fortalecimento dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS), salientando-se a integralidade da assistência. Então, o projeto baseia-se nas seguintes questões norteadoras: Quais são as representações sociais das cirurgias espirituais na Umbanda para os praticantes do ritual Bantu-Ameríndio? Os resultados dessas cirurgias dependem de quais fatores? No processo de constituição de sua representação, existem diferenças para os praticantes, quando comparados por área de atuação profissional, entre a área da saúde, e profissionais de outras áreas? De que forma estas representações sociais e as práticas religiosas contribuem para pensar o cuidado em saúde e de enfermagem? Objetivos: Analisar a representação social das cirurgias espirituais na Umbanda para os praticantes do ritual Bantu-Ameríndio, confirmando a centralidade dos seus elementos; comparar, mediante conteúdos discursivos, o processo de constituição dessas representações para os praticantes que são profissionais da área da saúde e para os que trabalham em outras áreas; descrever os fatores que influenciam os resultados das cirurgias espirituais realizadas nos terreiros de Umbanda praticantes do ritual Bantu-Ameríndio; e discutir as contribuições das práticas religiosas de cuidado para a saúde e a enfermagem. Método: Trata-se de projeto de método misto incorporado, que será realizado como produto de doutoramento e que dará continuidade à pesquisa iniciada em nível de mestrado. Houve, então, uma triangulação de dados para acessar dados qualitativos oriundos de evocações livres de palavras e entrevistas, considerados resultados da primeira fase e que serviram para embasar a construção de fases subsequentes. O desenho metodológico foi composto por uma fase qualitativa anterior (abordagem direcionadora) (1ª fase), à qual se seguirá a outra fase qualitativa, mas com a incorporação de elementos quantitativos (2ª fase), terminando em outra fase qualitativa (3ª fase). Isso se dá pela natureza das questões de pesquisa, onde um único conjunto de dados é insuficiente para respondê-las. A primeira fase já dispõe dos dados das evocações livres e entrevistas que auxiliaram na construção dos testes de centralidade e do instrumento de indução quase-experimental social. Logo, a segunda fase terá sua dimensão qualitativa com o teste de centralidade Choix par Blocs (CPB) e questões no quase-experimento, além da incorporação de dados quantitativos provenientes desse mesmo quase-experimento, somados aos testes de centralidade Mise-en-Cause (MEC) e Esquemas Cognitivos de Base (SCB) (quantitativos); a terceira fase concluirá a pesquisa com as entrevistas (qualitativa). A ordem de coleta para o presente projeto começa na segunda fase com os testes de centralidade num primeiro momento, e em um segundo, a indução quase-experimental social, que identificará flutuações nas representações por meio da criação de casos fictícios, em suma, que demonstram a necessidade ou não do merecimento para que a cirurgia espiritual funcione, uma vez que ele foi muito acionado na pesquisa anterior para justificar os resultados alcançados em cirurgias espirituais. A hipótese alternativa desse instrumento quase-experimental social é que os participantes adotarão as mesmas explicações para quatro casos atípicos; e a hipótese nula é que as explicações não serão as mesmas nos quatro casos atípicos. O pressuposto desse estudo reside no aspecto dos resultados das cirurgias espirituais serem reinterpretados por seus praticantes segundo as lógicas social e religiosa, enfocando o merecimento, e o karma em segundo plano. A terceira fase do projeto tem dois objetivos: auxiliar na interpretação dos dados qualitativos e quantitativos das fases anteriores; e identificar como os conhecimentos são mobilizados para explicar o fenômeno, bem como os sistemas de pensamento utilizados para a sua expressão no processo de constituição da RS, ao que se chama polifasia cognitiva. Todos os instrumentos e coletas serão feitos virtualmente, com link de Google forms para a segunda fase e plataforma Zoom® para as entrevistas na terceira, em virtude dos participantes se encontrarem em três terreiros localizados, um em Além Paraíba (MG), um em Magé (RJ) e um em Teresópolis (RJ), selecionados, anteriormente, pela técnica snowball. Os critérios de inclusão dos terreiros são: funcionar há, pelo menos, um ano; realizar cirurgias espirituais; e praticar o ritual Bantu-Ameríndio de Umbanda, pois nem todo terreiro de Umbanda realiza cirurgias espirituais ou nomeia suas práticas de cura dessa forma. Os participantes serão os médiuns vinculados a esses terreiros com experiência prática nas cirurgias espirituais. A amostragem por conveniência atenderá às demandas metodológicas da TRS e selecionará, ao todo, 240 participantes divididos em: 60 para os testes de centralidade; 120 para o estudo quase-experimental social, sendo 30 para cada caso fictício; e 60 para as entrevistas, divididos em praticantes profissionais da saúde (30) e outras áreas (30). Os critérios de inclusão para os participantes serão: ter mais de 18 anos durante a coleta; ter participado de, ao menos, uma cirurgia espiritual na Umbanda e nos terreiros selecionados como médium; e estar ativo no terreiro há, pelo menos, seis meses. O critério de exclusão: desvincular-se do terreiro antes do término da coleta. Quanto à análise dos dados, o teste CPB verifica a saliência e a conectividade dos elementos constituintes da representação; o MEC interpreta como centrais os elementos que alcançam =75% de refutação em relação às perguntas do questionário; e o SCB calcula valências e lâmbda para que seja compreendido como central, aquele elemento que apresentar resultado de lâmbda entre 0.9 e 1.10. Os dados oriundos do quase-experimento social passarão pela análise de variância multivariada. Já os dados discursivos serão analisados com apoio do Software Iramuteq, através da Classificação Hierárquica Descendente. Todas as questões éticas em pesquisa serão respeitadas, de acordo com as Resoluções 466/2012 e 674/2022. Resultados Esperados: O aprofundamento de conhecimentos sobre o fenômeno estudado para o grupo religioso; a confirmação da centralidade da RS; a compreensão do estado de polifasia cognitiva nas falas de participantes que também são profissionais da saúde; a verificação do modo de (re)construção, (re)significação, simbolização e avaliação do objeto representacional; e para a Enfermagem, a possibilidade de demonstrar cuidado em saúde cultural e religioso.
Título do Evento
II Seminário Internacional de Pesquisa de Métodos Mistos na Área da Saúde
Cidade do Evento
Florianópolis
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário Internacional de Pesquisa de Métodos Mistos na Área da Saúde
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRANDÃO, Juliana de Lima et al.. AS CIRURGIAS ESPIRITUAIS NA UMBANDA E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA MÉDIUNS PRATICANTES DO RITUAL BANTU-AMERÍNDIO: UM ESTUDO DE MÉTODOS MISTOS.. In: Anais do Seminário Internacional de Pesquisa de Métodos Mistos na Área da Saúde. Anais...Florianópolis(SC) Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/2SIMM-Saude/805190-AS-CIRURGIAS-ESPIRITUAIS-NA-UMBANDA-E-SUAS-REPRESENTACOES-SOCIAIS-PARA-MEDIUNS-PRATICANTES-DO-RITUAL-BANTU-AMERIN. Acesso em: 26/04/2025

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