LEITURA, MATEMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS

Publicado em 26/09/2016 - ISBN: 978-85-5722-004-1

DOI
10.29327/15235.1-1
Título do Trabalho
LEITURA, MATEMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS
Autores
  • Geziel Costa Campos
  • Albaneide de Souza Campos
Modalidade
Comunicações orais
Área temática
Leitura, Interpretação e Resolução de Problemas Matemáticos
Data de Publicação
26/09/2016
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semetro/31834-leitura-matematica-e-interpretacao-de-problemas
ISBN
978-85-5722-004-1
Palavras-Chave
Linguagem, Matemática, Interpretação de problemas.
Resumo
Este estudo teve por finalidade analisar a influência de práticas de leitura em aulas de Matemática e verificar as possíveis relações entre essa prática e a resolução de problemas matemáticos. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de campo com estudantes de duas diferentes turmas de 6º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual do município de Camaragibe (PE). OS instrumentos de coleta de dados foram o questionário, a observação participante e a análise documental de atividades aplicadas aos estudantes envolvidos na pesquisa. Na análise, realizamos uma descrição qualitativa e quantitativa dos dados. Para o referencial teórico, apoiamo-nos nas concepções de língua materna e Matemática (MACHADO, 2001); Matemática como linguagem (KLÜSENER; 2006); e de leitura e interpretação de texto (SMOLE e DINIZ, 2001). De uma forma geral, os dados indicaram que há uma falta de compreensão na leitura de enunciados matemáticos e no entendimento da Matemática como uma linguagem inerente à realidade humana. Nesse direcionamento, estudantes abstraem conceitos e, dificilmente, leem, escrevem ou desenvolvem noções básicas de aritmética, geometria, lógica, análise e interpretação de problemas.
Título do Evento
I SEMETRO
Cidade do Evento
Jaboatão dos Guararapes
Título dos Anais do Evento
I Seminário de Educação da Regional Metropolitana Sul: Desafios do Ensino em Escolas Públicas (I SEMETRO)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

CAMPOS, Geziel Costa; CAMPOS, Albaneide de Souza. LEITURA, MATEMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS.. In: I Seminário de Educação da Regional Metropolitana Sul: Desafios do Ensino em Escolas Públicas (I SEMETRO). Anais...Recife(PE) FG, 2016. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SEMETRO/31834-LEITURA-MATEMATICA-E-INTERPRETACAO-DE-PROBLEMAS. Acesso em: 27/06/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes