EDUCAÇÃO E ENSINO NA INFÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM CIVIL: CONCEPÇÕES DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
EDUCAÇÃO E ENSINO NA INFÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM CIVIL: CONCEPÇÕES DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU
Autores
  • Ludmila Ferreira dos Santos
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Infantil
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/688965-educacao-e-ensino-na-infancia-para-a-formacao-do--homem-civil--concepcoes-de-jean-jacques-rousseau
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Educação, Ensino, Infância, Homem Natural, Homem Civil
Resumo
O presente artigo objetiva identificar as contribuições de Jean-Jacques Rousseau para a concepção do homem-civil e qual o papel da educação para a formação e inclusão desse indivíduo na sociedade. Rousseau possui o pensamento diferente de muitos estudiosos de seu tempo, e considera a infância como um período próprio da criança que possui especificidades, e a necessidade de uma educação condizente com essa fase é primordial para tornar o indivíduo um ser livre e com pensamento crítico. O autor evidencia que a educação é o fator fundamental para que esse homem viva em sociedade. Rousseau é considerado por muitos autores o pai da pedagogia moderna. Ao considerar as características físicas e psíquicas da criança, o autor procurou adequar o conhecimento que a criança/aluno possui e sua capacidade psico-cognitiva. Rousseau faz duras críticas aos modelos educacionais jesuíticos, extremamente tradicionalista de sua época, pois as crianças não eram estimuladas a partir de sua própria natureza e deste modo não deveriam ser responsabilizadas e nem culpadas por nada, pois nasceram para ser desenvolvidas. Ao apresentar os pontos negativos da educação tradicional de seu tempo o filósofo propõe uma nova educação e rompe com os métodos tradicionalistas de seu tempo. Por meio de pesquisa bibliográfica utilizou-se algumas obras de Jean-Jacques Rousseau e de comentadores da obra rousseauniana. Como objetivos específicos buscaram-se: interpretar como a filosofia da educação pensa o processo de aprendizagem da criança verificando o conhecimento filosófico e político, evidenciando a teoria do conhecimento na medida em que auxilia nos estudos e nas análises da eficácia e das metodologias de ensino no processo pedagógico. As partes principais da pesquisa consistem em: descrever como teoria do conhecimento, campo específico da filosofia, apresenta suas ideias sobre o processo de aprendizagem da criança. O homem natural em contato com a sociedade que está em estado de guerra se corrompe e não mantem em si a sua essência, cabe a educação e ao adulto propor um ensino baseado na liberdade e experimentação de novas emoções e sensações, pois é nesta fase que a criança é regida pelos sentidos e não pela razão.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Ludmila Ferreira dos. EDUCAÇÃO E ENSINO NA INFÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM CIVIL: CONCEPÇÕES DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/688965-EDUCACAO-E-ENSINO-NA-INFANCIA-PARA-A-FORMACAO-DO--HOMEM-CIVIL--CONCEPCOES-DE-JEAN-JACQUES-ROUSSEAU. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes