ESTÁGIO NO MATERNAL 1A: IDENTIDADE DOCENTE EM FOCO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
ESTÁGIO NO MATERNAL 1A: IDENTIDADE DOCENTE EM FOCO
Autores
  • Tácio Assis Barros
  • Laís Leni Oliveira Lima
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Infantil
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/689107-estagio-no-maternal-1a--identidade-docente-em-foco
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Desenvolvimento Pedagógico, Estágio Curricular Obrigatório, Educação Infantil, Formação Docente
Resumo
O Estágio Curricular Obrigatório é o momento de ligação entre teoria e prática, permitindo aos estagiários observar, analisar, refletir, pesquisar e propor intervenções. A formação docente une prática e teoria, com o estágio tendo papel fundamental na reflexão sobre a realidade educacional e construção da autonomia docente. Este estudo é resultado do Relatório de Estágio Curricular Obrigatório I, na Educação Infantil (EI), da Universidade Federal de Jataí (UFJ), desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Jataí, Goiás. A Educação Básica, foco do estudo, é crucial para o desenvolvimento da criança e os CMEIs têm papel formativo, totalizando 12 unidades na cidade. A Pedagogia (UFJ) oferece estágios na educação infantil para crianças de 0 a 5 anos, enquanto outras licenciaturas cobrem o Ensino Fundamental e Médio. O curso e o estágio desempenham papel vital nessa etapa educacional. O Estágio Curricular Obrigatório I oferece embasamento teórico-prático para observação, identificação, problematização e intervenção na realidade profissional, envolvendo o campo da Educação Infantil e o exercício docente. O objetivo é refletir sobre a relevância do estágio, com base em 80 horas de observações e semi-regências na escola campo, para preparar futuros professores. Os objetivos específicos abrangem a caracterização do CMEI, exposição, descrição e análise das observações, entrevistas e análise de documentos. A metodologia baseia-se em Silva (2011), Lüdke; André (2022) e autores que estudam a EI. A observação envolve análise sistemática do comportamento, ações e interações, oferecendo insights detalhados sobre o fenômeno. Até ao presente, discentes vivenciaram a realidade escolar e interagiram com as crianças, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas, reflexão, integração teoria-prática, busca por qualidade, entendimento do desenvolvimento infantil e identidade profissional. O ambiente escolar influencia o desenvolvimento infantil, com gestão e prática docente trabalhando juntas. O planejamento de aulas considera conceitos cotidianos e científicos, adequando-se ao nível de desenvolvimento das crianças. Observação e análise contribuem para a construção dos saberes docentes e da identidade profissional. Em resumo, os resultados preliminares enfatizam a relevância do estágio na formação de profissionais da educação, conectando teoria-prática, desenvolvimento infantil e identidade profissional, aprimorando a educação.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROS, Tácio Assis; LIMA, Laís Leni Oliveira. ESTÁGIO NO MATERNAL 1A: IDENTIDADE DOCENTE EM FOCO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/689107-ESTAGIO-NO-MATERNAL-1A--IDENTIDADE-DOCENTE-EM-FOCO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes