AVENTURAS DE VIVER, CONVIVER, APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NA TURMA DO MATERNAL II

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
AVENTURAS DE VIVER, CONVIVER, APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NA TURMA DO MATERNAL II
Autores
  • YARA ASSIS OLIVEIRA
  • Laís Leni Oliveira Lima
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Infantil
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/690603-aventuras-de-viver-conviver-aprender-e-ensinar-ciencias-na-turma-do-maternal-ii
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ciências Naturais, Educação Infantil, Estágio Obrigatório
Resumo
O presente trabalho é resultado de um projeto de pesquisa-ação, realizado na Educação Infantil durante o Estágio Curricular Obrigatório. Apresenta a importância do trabalho com ciências naturais, enfatizando o campo de experiência da BNCC (2017) “Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações. O objetivo geral do projeto é oportunizar às crianças a compreensão da dinâmica dos fenômenos da natureza em sua gênese, permanência e desenvolvimento, tendo como princípio a relação estabelecida entre os homens e a natureza, de forma sistematizada e adequada à sua etapa de desenvolvimento. Como objetivos específicos explorar o próprio corpo para conhecê-lo, sentindo os seus movimentos, ouvindo os sons que ele pode produzir (sons da boca, mãos, pés, dedos); experienciar situações coletivas com objetos que estimulem a percepção visual, tátil e sonora; perceber a existência de diferentes tipos de seres vivos, observando animais e plantas; compreender que existem os seres não vivos, os quais destacam-se os elementos: água, ar e solo; observar a presença ou ausência dos astros (lua e sol), e que estes surgem e desaparecem do nosso campo de visão; identificar as vestimentas apropriadas de acordo com a temperatura. Utilizamos a abordagem qualitativa da pesquisa, a qual “[...] tem o ambiente natural como sua fonte direta de dados e o pesquisador como seu principal instrumento.” (LUDKE; ANDRÉ, 1986, p.11). Tivemos contato direto com o objeto de estudo, neste caso, os escolares da educação infantil, com ênfase no tema ciências naturais. Os instrumentos utilizados foram: observação, fotos, registros em diário de campo e intervenções pedagógicas. Concluímos que o trabalho pedagógico e aqui se destaca o ensino de Ciências Naturais, desde a Educação Infantil, exige uma formação sólida, contínua dos professores, ele também precisa conhecer os conceitos científicos, caso contrário, será impossível porque, é por meio destes que as crianças superam a visão sincrética da realidade em direção ao conhecimento científico. Como afirma Arce (2013), para que os pequenos se apropriem e entendam que há explicações científicas para os fenômenos naturais e culturais, a base pedagógica não deve relativizar ou secundarizar os conteúdos, nesse sentido, utilizamos a Pedagogia Histórico-Crítica juntamente com os aportes dos estudos que vem sendo realizados no campo da Teoria da Psicologia Histórico Cultural para nos auxiliar a pensar uma Educação Infantil de qualidade para nossas crianças.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, YARA ASSIS; LIMA, Laís Leni Oliveira. AVENTURAS DE VIVER, CONVIVER, APRENDER E ENSINAR CIÊNCIAS NA TURMA DO MATERNAL II.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/690603-AVENTURAS-DE-VIVER-CONVIVER-APRENDER-E-ENSINAR-CIENCIAS-NA-TURMA-DO-MATERNAL-II. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes