PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELO ENEM

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELO ENEM
Autores
  • ALAN CASTRO SILVA
  • Silvio Ribeiro da Silva
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/696334-propostas-de-producao-escrita-em-livro-didatico-de-lingua-portuguesa-do-ensino-medio-e-sua-contribuicao-para-o-de
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino Médio, ENEM, Livro Didático de Língua Portuguesa, Produção de Texto Escrito
Resumo
Neste relatório, apresentamos os resultados de um estudo cujo objetivo central foi verificar se há e de que forma ocorre a mobilização de saberes nas propostas de produção escrita do Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) “Se Ligas nas Linguagens”, adotado pelas escolas estaduais de Ensino Médio das escolas sob tutela da Coordenação Regional de Ensino de Jataí, acerca das competências da Matriz de Referência para Redação do ENEM, especialmente a Competência 4, considerando a prioridade que têm para a produção de um texto escrito de qualidade. O estudo teve por base os procedimentos metodológicos da Linguística Aplicada (LA). Essa abordagem combina teoria linguística com questões práticas do uso da linguagem em contextos reais, como a educação. Isso permite uma compreensão mais profunda das interações linguísticas, das necessidades dos aprendizes e das dinâmicas de ensino. Além disso, a pesquisa em LA resulta em insights concretos e orientações práticas para melhorar o ensino e a comunicação em diversas situações, incluindo a produção de textos escritos e sua relação com avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio. Outro viés metodológico o qual baseia este estudo é o da ótica proposta pelo paradigma indiciário de Ginzburg, valorizando pistas sutis e detalhes aparentemente insignificantes para obter dados profundos sobre fenômenos complexos, incluindo a pesquisa sobre produção de textos escritos e sua relação com contextos educacionais e avaliações. Os resultados mostram que ocorre uma baixa frequência de abordagem da Competência 4 do ENEM, mas uma ocorrência favorável de uso das condições de produção do texto escrito, oferecendo dados valiosos sobre a relação entre o ensino e a prática da escrita. Isso pode indicar que os alunos estão sendo bem-preparados para entender e aplicar as nuances do contexto de produção, o que é essencial para a qualidade de uma redação. A deficiência, no entanto, na abordagem da Competência 4 pode sugerir a necessidade de aprimorar a capacidade dos alunos em construir argumentações sólidas e bem fundamentadas. Essa pesquisa fornece um panorama detalhado da eficácia da educação em escrita, permitindo que se identifiquem pontos fortes e áreas que precisam ser aprimoradas no processo de ensino-aprendizagem desta habilidade.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, ALAN CASTRO; SILVA, Silvio Ribeiro da. PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELO ENEM.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/696334-PROPOSTAS-DE-PRODUCAO-ESCRITA-EM-LIVRO-DIDATICO-DE-LINGUA-PORTUGUESA-DO-ENSINO-MEDIO-E-SUA-CONTRIBUICAO-PARA-O-DE. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes