MULTIDIMENSIONALIDADE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: A PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFJ

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
MULTIDIMENSIONALIDADE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: A PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFJ
Autores
  • Dienifer de Freitas Nunes
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/696900-multidimensionalidade-do-processo-ensino-aprendizagem--a-perspectiva-dos-discentes-do-curso-de-pedagogia-da-ufj
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Multidimensionalidade, Ensino-Aprendizagem, Formação Docente
Resumo
O presente trabalho visa relatar uma atividade central da Monitoria realizada na Didática e formação de professores, realizada no período correspondente ao semestre letivo 2022.2 (no ano de 2023), com estudantes do 4° período do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Jataí. A intervenção na Monitoria teve como objeto central a compreensão pela monitora e pelos estudantes assistidos pela Monitoria dos intervenientes que o professor está sujeito a vivenciar quando exerce sua função, já que esta não se configura como um trabalho isolado, existindo dessa maneira uma multidimensionalidade de aspectos que interferem direto ou indiretamente no planejamento e no trabalho dos docentes em sala de aula. Entende-se -nesta disciplina – que este debate é central para a formação docente. Isto posto, objetivou-se levantar durante a Monitoria qual a compreensão dos estudantes do Curso de Pedagogia sobre a multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem e sua interferência da no trabalho do professor, aproximando-os do futuro cenário profissional. Assim, os discentes foram divididos em grupos, no qual cada um trabalhou com temas, como por exemplo: status profissional da profissão docente, problemas de aprendizagem, avaliações externas, políticas educacionais e o trabalho do professor, tecnologias na sala de aula, carreira valorização profissional e trabalho, dentre outros. A metodologia utilizada foi inicialmente a pesquisa bibliográfica para compreender cada um dos intervenientes citados acima afetam o trabalho docente. Posteriormente foi necessária uma busca sistemática de relatos de experiências e/ou estratégias para superar ou resolver determinado problema causado pelas interferências dos fatores externos no trabalho docente. Em paralelo a esse processo, na Monitoria houve orientação que requeriam o acompanhamento de acordo com as demandas dos trabalhos sobre os temas citados. Ao final do semestre letivo, foi aplicado um questionário via Googleforms para verificar a compreensão dos estudantes sobre o tema central da monitoria e a importância dela para a realização do trabalho. Como resultados, foi possível considerar que a maior parte dos alunos, além de compreender o conceito de multidimensionalidade e como os intervenientes interferem no trabalho do professor, conseguiram ainda perceber como esses intervenientes se relacionam entre si, tornando ainda mais complexo o trabalho do professor e avaliaram positivamente a atuação da Monitora.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NUNES, Dienifer de Freitas; OLIVEIRA, Camila Alberto Vicente de. MULTIDIMENSIONALIDADE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: A PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFJ.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/696900-MULTIDIMENSIONALIDADE-DO-PROCESSO-ENSINO-APRENDIZAGEM--A-PERSPECTIVA-DOS-DISCENTES-DO-CURSO-DE-PEDAGOGIA-DA-UFJ. Acesso em: 14/03/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes