DESCOMPLICANDO A GENÉTICA MOLECULAR

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
DESCOMPLICANDO A GENÉTICA MOLECULAR
Autores
  • Guilherme Martins de Souza
  • Elaine Cristina Castelhano
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino Superior
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/709632-descomplicando-a-genetica-molecular
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Atividades Complementares, Biologia, DNA, Ensino, Monitoria
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem da Genética Molecular exige do aluno um aporte teórico e um alto grau de abstração, isso porque, além de ser uma ciência multidisciplinar que estabelece base e conexão com outras áreas da Biologia, também é muito fundamentada em termos, conceitos, modelos e estruturas microscópicas de forma que, a não visualização das estruturas estudadas pode comprometer o entendimento do conteúdo. A procura por uma melhora no ensino é uma prática que deve acompanhar a vida docente. A monitoria por sua vez, é entendida como facilitadora da aprendizagem colaborativa e autorregulada e, quando bem planejada e executada conjuntamente com o docente, pode estimular positivamente o processo de aprendizado dos alunos. O presente trabalho é um relato de experiências e visa compartilhar ações desenvolvidas durante a monitoria da disciplina Genética Molecular, do Curso de Ciências Biológicas da UFJ, no semestre letivo de 2022/2. Durante as monitorias, além do esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo, foram aplicadas atividades complementares baseadas em análises de dados (3) e estudo dirigido (1), sendo uma para cada avaliação, em um total de quatro. Cada uma das atividades complementares compôs 20% da nota de cada avaliação. Estas ações foram aplicadas pelo monitor sob supervisão da docente e mostraram-se eficazes para otimizar a interação monitor-alunos, alunos-docente e monitor-docente, estimulando a presença dos alunos nas monitorias, que era baixa em semestres anteriores. Dentre as observações do monitor, destacam-se a interação dos alunos, a liberdade de perguntar e responder, o aumento gradual do interesse e envolvimento na resolução das atividades, favorecendo a compreensão e a contextualização dos conteúdos na prática. A obtenção de parte da nota de cada avaliação durante as monitorias, em um ambiente menos formal e mais interativo, pode ter contribuído, na visão da docente, para diminuir a tensão dos alunos durante as atividades avaliativas em aula. O índice de aprovação na disciplina, considerando os alunos que atingiram a frequência mínima de 75% foi de 93,75%. Portanto, concluímos que a inclusão de metodologias diversificadas durante as monitorias otimizaram a organização e o desempenho do monitor em suas funções e trouxeram um possível ganho no aprendizado dos alunos, considerando o interesse dos alunos e o alto índice de aprovação na disciplina.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Guilherme Martins de; CASTELHANO, Elaine Cristina. DESCOMPLICANDO A GENÉTICA MOLECULAR.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/709632-DESCOMPLICANDO-A-GENETICA-MOLECULAR. Acesso em: 14/03/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes