ENSINO DE CIDADE MEDIADO PELA GEOGRAFIA E LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
ENSINO DE CIDADE MEDIADO PELA GEOGRAFIA E LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
Autores
  • Andreane Miyahara Neves
  • Suzana Ribeiro Lima Oliveira
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/709651-ensino-de-cidade-mediado-pela-geografia-e-literatura-no-ensino-fundamental-anos-iniciais
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino de Geografia, Literatura, Ensino de Cidade, Interdisciplinaridade.
Resumo
A disciplina de Geografia no ensino fundamental anos iniciais, tem sido considerada como algo mecânico, memorizador e compartimentado, o que tem fragilizado a construção da aprendizagem significativa, e assim, os estudantes não conseguem relacionar o que é estudado com os aspectos de sua vivência cotidiana. A superação dessa fragilidade será possível se a escola elaborar propostas que valorizem a interdependência entre as diferentes áreas do conhecimento. Na Geografia, a utilização da literatura, além de promover a interdisciplinaridade, é relevante para a construção do conhecimento sobre conceitos fundamentais como: paisagem, lugar, território, natureza, entre outros, e pode contribuir para a mobilização da aprendizagem de conteúdos que fazem parte da vida cotidiana de estudantes (MONTEIRO, 2002). A presente pesquisa tem investigado, na relação entre Geografia e Literatura, possibilidades de um ensino significativo que oportunize a estudantes do quinto ano do ensino fundamental anos iniciais, conhecer, em seu lugar de vivência, as relações sociais, ambientais, entre outras, que se materializaram nesse lugar ao longo do processo histórico. Compreendendo a literatura enquanto arte, por meio de suas abordagens numa perspectiva de ensino interdisciplinar, é que se justifica a análise geográfica da obra “O meu pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos, com o propósito de destacar a importância da mediação do ensino de cidade pela Geografia como lugar de vivência dos estudantes e propor um Percurso para Mediação Didática do Ensino de Geografia (PDMGeo) (CAVALCANTI 2019). Os procedimentos utilizados são a pesquisa bibliográfica e análise da obra, que se concentram na seguinte questão: se as abordagens de cidade, promovidas pela narrativa da dinâmica cotidiana vivida pelo autor e ao mesmo tempo personagem, enquanto conceitos geográficos, encontram-se inseridas no livro literário e possibilitam a compreensão da lógica das relações sociais contemporâneas. Como resultados: para análise da obra e construção do PDMGeo, tomou-se por base a proposição de Silveira (1999) sobre a reflexão problematizadora por meio de situações geográficas, e as dimensões da produção do espaço de forma indissociável pela tríade concebido/percebido/vivido (LEFEBVRE, 2013). O ensino de cidade pela Geografia, considerando elementos do cotidiano dos estudantes (lugares de vivência) e a relação com espaços regionais, nacionais e globais, contribui na compreensão da realidade-mundo.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NEVES, Andreane Miyahara; OLIVEIRA, Suzana Ribeiro Lima. ENSINO DE CIDADE MEDIADO PELA GEOGRAFIA E LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/709651-ENSINO-DE-CIDADE-MEDIADO-PELA-GEOGRAFIA-E-LITERATURA-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL-ANOS-INICIAIS. Acesso em: 14/03/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes