CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM VIÉS DO DUA PARA GEOMETRIA MOLECULAR

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM VIÉS DO DUA PARA GEOMETRIA MOLECULAR
Autores
  • Leidiane Borges
  • Laureane Marília de Lima Costa
  • FABIO LUIZ PARANHOS COSTA
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino Superior
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/710135-confeccao-de-modelos-didaticos-para-o-ensino-de-quimica-com-vies-do-dua-para-geometria-molecular
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Confecção de Modelos Didáticos, Desenho Universal para a Aprendizagem, Ensino em Química, Geometria Molecular
Resumo
A Química ainda é uma disciplina muito difícil de ser trabalhada pelos professores em sala de aula por muitos anos os professores trabalham tendo em mente um aluno médio de acordo com sua idade. Na realidade aluno médio não existe. Todos os alunos tem habilidades e dificuldades em alguns aspectos, portanto, é necessário planeja o currículo de forma e gerar oportunidades de aprendizagem para todos. O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é um conjunto de princípios (engajamento, apresentação e ação e expressão). A experiência no ensino de química indica a dificuldade na apropriação do conteúdo de Geometria Molecular, portanto a necessidade de criação de recursos pedagógicos objetivou confeccionar modelos didáticos. A geometria molecular refere-se ao arranjo tridimensional dos átomos em uma molécula para compreender uma geometria molécula considera-se a teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência. Os modelos permitem observar e montar as estruturas moleculares dos seguintes tipos: linear, trigonal plana, tetraédrica, bipiramidal trigonal e octaédrica. O tamanho dos modelos refere-se 30cm cada estrutura montada e montagem. Assim, o estudante pode reconhecer, pelas redes visual e tátil, em tempo real, as moléculas, tanto na sua geometria, arranjo e ângulos específicos, para que tenha uma compreensão tridimensional. E permite que o estudante expresse o que aprendeu utilizando estratégias de ação para além da escrita, tradicionalmente eleita o modo quase único de avaliação da aprendizagem. Portanto, os modelos alternativos serão ferramentas viáveis e eficazes no ensino e aprendizagem dos conteúdos de geometria molecular, dado o potencial de contemplar as diferentes necessidades e preferências dos estudantes ao acessar o conhecimento, rompendo com metodologias que partem da idealização de que existe um padrão único de aprender, acessar e expressar o que aprendeu, nesse sentido, o material desenvolvido se aproxima dos princípios do DUA. Os modelos alternativos proporcionam uma representação mais concreta e tangível dos conceitos químicos, permitindo que os estudantes visualizem e manipulem as estruturas moleculares, polaridade e outras propriedades. Isso ajuda a desenvolver uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos, além de facilitar a conexão entre a teoria e a prática.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BORGES, Leidiane; COSTA, Laureane Marília de Lima; COSTA, FABIO LUIZ PARANHOS. CONFECÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA COM VIÉS DO DUA PARA GEOMETRIA MOLECULAR.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/710135-CONFECCAO-DE-MODELOS-DIDATICOS-PARA-O-ENSINO-DE-QUIMICA-COM-VIES-DO-DUA-PARA-GEOMETRIA-MOLECULAR. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes