ALFAMAIS GOIÁS: UMA ESTRATÉGIA PARA MELHORAR O NÍVEL DA COMPETENCIA LEITURA E ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS GOIANAS

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
ALFAMAIS GOIÁS: UMA ESTRATÉGIA PARA MELHORAR O NÍVEL DA COMPETENCIA LEITURA E ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS GOIANAS
Autores
  • DEBORAH FERREIRA DE CASTRO
  • Claudionor Renato da Silva
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/711227-alfamais-goias--uma-estrategia-para-melhorar-o-nivel-da-competencia-leitura-e-alfabetizacao-das-criancas-goianas
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Alfamais Goiás, Competência em Leitura, Alfabetização
Resumo
O presente estudo, de caráter ensaístico-teórico, é um recorte de uma pesquisa de mestrado no PPGE/UFJ, em andamento e possui como objetivo geral apresentar o programa de alfabetização Alfa Mais criado pelo Governo de Goiás, em 2021, instituído pela Lei nº 21.071. De metodologia documental, a pesquisa, além de apresentar o programa e problematizar sua metodologia, apresenta também os materiais desenvolvidos pelas equipes formadoras – sob a perspectiva enunciativo-discursiva - com o destaque para os aspectos culturais de Goiás, nos processos de alfabetização nos anos iniciais. Dados coletados pela SEDUC em 2019, mostraram que mais de cinco mil estudantes, entre o 3ª aos 9º anos, não eram alfabetizados, ou seja, não sabiam ler e nem escrever. Estes números motivaram o governo a pensar em estratégias e implementação de políticas que visassem garantir o direito dos alunos goianos de serem alfabetizados, como apontado na BNCC e nas DC-GO. As ações do projeto Alfa Mais foram inspiradas em projeto desenvolvido no estado do Ceará e que apresentou ótimos resultados na alfabetização das crianças cearenses. Porém, a literatura demonstra um Programa com a mesma finalidade (o Programa Alfa, voltado para a Alfabetização, datado do final dos anos 1970 e gerido pela Fundação Carlos Chagas; há referência ainda ao Alfa Beto, este projeto tem sua primeira reformulação em 2011, realizado no Estado de Pernambuco). No Estado de Goiás o programa prevê o regime de colaboração com os 245 municípios goianos. Entre as estratégias do Alfa Mais estão a formação de professores, elaboração e entrega de materiais didáticos complementares, pagamento de bolsas para profissionais envolvidos, premiação de escolas com os melhores resultados, fomento às unidades com menores índices de alfabetização e instituição de 10% do ICMS educacional aos municípios. O Programa já conta com materiais complementares à alfabetização, elaborados pela Seduc e ofertados aos estudantes da Educação Infantil I e II, 1º e 2ºanos. Para avaliação do impacto do programa foi estabelecido a avaliação de fluência leitora a ser realizada anualmente e a ser aplicada aos estudantes do 2º ano; atualmente, a avaliação está em sua 2º edição. A pesquisa, em recorte de uma produção de mestrado em Educação segue na busca de analisar os materiais didáticos produzidos no Alfa Mais e analisar as avaliações, bem como, acompanhar a disponibilização dos dados sobre o impacto do Programa no estado de Goiás, a médio e longo prazos.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CASTRO, DEBORAH FERREIRA DE; SILVA, Claudionor Renato da. ALFAMAIS GOIÁS: UMA ESTRATÉGIA PARA MELHORAR O NÍVEL DA COMPETENCIA LEITURA E ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS GOIANAS.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/711227-ALFAMAIS-GOIAS--UMA-ESTRATEGIA-PARA-MELHORAR-O-NIVEL-DA-COMPETENCIA-LEITURA-E-ALFABETIZACAO-DAS-CRIANCAS-GOIANAS. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes