RACISMO ESTRUTURAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
RACISMO ESTRUTURAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS
Autores
  • Hanna Aparecida Silva Feitosa
  • Claudionor Renato da Silva
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Igualdade de Gênero e Raça
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/711689-racismo-estrutural-nas-escolas-brasileiras
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Escola, Educação, Racismo Estrutural
Resumo
Todo o processo de organização social estrutural, assim como a escolarização e ensino no Brasil foram e ainda são marcados e demarcados nos moldes da classe dominante: burguesa, detentora do poder, incluindo o poder escravagista, primeiro do indígena, depois do negro/a africano/a. A problemática desta pesquisa, resultante de um recorte de uma investigação em nível de mestrado (em andamento) no PPGE/UFJ, pergunta: qual a principal tendência dos estudos sobre o racismo estrutural (RE) na escola pública brasileira e o que demonstram em termos de proposições da mudança desta realidade social? Como objetivo geral pretende-se discutir o RE nos espaços escolares e no ensino brasileiro (o currículo sob a Lei 10.639/03). Especificamente, definir o RE e seus impactos na educação e, em segundo lugar, a partir do levantamento das tendências de estudos sobre o tema, organizar proposições eficientes na eliminação do RE no espaço escolar. Com a metodologia da pesquisa bibliográfica responde-se ao problema da pesquisa e se atingem os objetivos propostos, geral e específicos, apontando as principais tendências dos estudos que tratam o tema. Os resultados indicam uma quantidade expressiva de trabalhos sobre o assunto, com as seguintes primeiras três grandes tendências: 1) reflexões e direcionamentos para a escola no âmbito do ordenamento jurídico (Direito); 2) frentes epistemológicas como feminismo negro, pensamento decolonial emergem como categoriais fundantes com contribuições à educação; 3) estudos sobre políticas das ações afirmativas. Encaminha-se para as conclusões, com o apontamento geral de uma pesquisa-denúncia por efetividades das Leis vigentes, em especial, a Lei 10.639/03 – são vinte anos, sem efetividades no espaço escolar e no currículo da Educação Básica, sob a BNCC. Outro encaminhamento seria a revisão/reflexão da efetividade dos cursos de formação continuada sobre a temática etnicorracial nas escolas brasileiras que também não têm se mostrado eficazes e eficientes na eliminação do RE. A pesquisa, encaminha-se, assim, muito menos para a criticidade e o escancaramento do RE, já abundante na produção de conhecimento e propõe-se, portanto, outros novos caminhos de solução para questão em pauta sob a resiliência e a resistência do povo negro.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FEITOSA, Hanna Aparecida Silva; SILVA, Claudionor Renato da. RACISMO ESTRUTURAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/711689-RACISMO-ESTRUTURAL-NAS-ESCOLAS-BRASILEIRAS. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes