MONITORIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: DOS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E LEGAIS AO ATENDIMENTO DOS ESTUDANTES NA DIVERSIDADE

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
MONITORIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: DOS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E LEGAIS AO ATENDIMENTO DOS ESTUDANTES NA DIVERSIDADE
Autores
  • Êmille Sane Gouveia Cruz
  • Claudionor Renato da Silva
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino Superior
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/712029-monitoria-no-curso-de-pedagogia--dos-fundamentos-epistemologicos-e-legais-ao-atendimento-dos-estudantes-na-divers
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Atendimento na Diversidade, Monitoria, Pedagogia
Resumo
A monitoria em termos epistemológicos consiste, em uma de suas dimensões, em uma atividade acadêmica de ensino na graduação que visa a integração e dinamização dos discentes monitores/as junto às atividades de um docente responsável por uma disciplina. Monitores/as possuem atribuições específicas validadas por Resoluções internas às universidades (fundamentos legais), incluindo bolsas remuneradas e voluntárias; bem como é um incentivo para realizações acadêmicas (discentes monitores e não monitores) que visem o desenvolvimento formativo-profissional. A problemática da pesquisa: o que e em que a monitoria no curso de pedagogia da UFJ proporciona em termos de ensino-aprendizagem efetivos da disciplina de Fundamentos e Metodologias de Ciências Naturais (FMCN I) na ação específica de atendimento aos estudantes indígenas e surdos/as? Diante disso, o presente estudo objetiva abordar as dificuldades e procura, pela monitoria, lançar um olhar na diversidade, em específico e em recorte, os estudantes indígenas e surdos/as. Especificamente, visa analisar e discutir as dificuldades dos estudantes do Curso de Pedagogia em suas diversidades étnicas (estudantes indígenas) e de inclusão (inclusão no sentido das pessoas com deficiência, especialmente, os/as estudantes surdos/as) no atendimento de monitoria. A metodologia é a do Relato de Experiência em que se prioriza, na forma de produção de conhecimento, uma vivência ou experiência de formação. Os resultados apontam para algumas considerações a serem pensadas na prática da monitoria, quais sejam: aos discentes indígenas, a dificuldade de compreender e escrever em Língua Portuguesa e os termos científicos inerentes à disciplina de FMCN I; a barreira linguística se constitui em desafios à monitoria já que sua língua/idioma materno é outra. Quanto aos discentes surdos(as), a dificuldade em se comunicar, tendo em vista o fato de que é necessário a presença de intérpretes nos atendimentos, exige da monitoria e do docente a capacidade de considerar a preparação, o encaminhamento da aula, bem como, a aplicação das avaliações, um cuidado na diversidade, para que seja possível atender às suas necessidades de comunicação e, consequentemente, realizar um atendimento, ao lado dos intérpretes, que promova um ensino de qualidade aos estudantes surdos/as. Como considerações finais, a pesquisa seguirá na organização de diálogos dos relatos produzidos com a literatura produzida sobre o tema.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CRUZ, Êmille Sane Gouveia; SILVA, Claudionor Renato da. MONITORIA NO CURSO DE PEDAGOGIA: DOS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E LEGAIS AO ATENDIMENTO DOS ESTUDANTES NA DIVERSIDADE.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/712029-MONITORIA-NO-CURSO-DE-PEDAGOGIA--DOS-FUNDAMENTOS-EPISTEMOLOGICOS-E-LEGAIS-AO-ATENDIMENTO-DOS-ESTUDANTES-NA-DIVERS. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes