DESAFIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
DESAFIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Autores
  • Rondinelli Teixeira Caldas
  • Oswaldo Palma Lopes Sobrinho
  • Brenda Abigail Freire De Jesus Coelho
  • Gisele Assis de Almeida
  • Roselina Aguiar
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/713057-desafios-dos-professores-da-rede-publica-de-ensino-para-implementacao-das-tecnologias-digitais-da-informacao-e-co
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino Público, Prática Docente, Processo Educativo, Recursos Pedagógicos
Resumo
No âmbito educacional, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) se constituem como recursos pedagógicos importantes, pois proporciona ao professor uma implementação das metodologias tradicionais de ensino das escolas públicas. O objetivo deste estudo foi apresentar elementos para reflexões sobre a importância e a necessidade de aderir as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na prática docente, bem como discutir sobre os desafios que os professores de escolas públicas enfrentam no processo educativo. Utilizamos a revisão integrativa fundamentada nas concepções de Botelho; Cunha; Macedo (2011); Carvalho (2020) e a questão norteadora: quais os principais desafios que as escolas públicas enfrentam para acompanhar os avanços tecnológicos. Os resultados sinalizaram que as TDIC estão presentes no contexto da escola pública, contudo, há entraves que dificultam seu uso efetivo. É importante a promoção de uma educação que contemple e garanta a formação de qualidade para todos os cidadãos, por meio das TDIC, que podem ser utilizadas em diferentes contextos no processo de ensino-aprendizagem, seja para compartilhar informações, trocar ideias, buscar consenso, analisar informações para resolver problemas, entre tantas outras. O professor que é mediador do processo de ensino-aprendizagem necessita de atualização contínua adquirida com as formações continuadas, pois as tecnologias ocupam cada vez mais espaço nas salas de aula e se configura como um meio de aprendizagem. Diante do exposto, ainda faltam investimentos para que o professor da rede pública alcance a formação adequada para o desempenho das suas funções. Essa necessidade pode ser suprida com cursos de formação inicial e continuada, que já é praticada em algumas instituições de ensino. É interessante refletir sobre a formação do professor e os recursos didáticos disponíveis, pois na prática docente é constante a inovação no uso das tecnologias. É possível afirmar que a escola pública apesar de conseguir significativos avanços no que diz respeito ao uso das TDIC ainda é necessário aumentar a oferta de capacitações para professores como cursos de formação inicial e continuada.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CALDAS, Rondinelli Teixeira et al.. DESAFIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/713057-DESAFIOS-DOS-PROFESSORES-DA-REDE-PUBLICA-DE-ENSINO-PARA-IMPLEMENTACAO-DAS-TECNOLOGIAS-DIGITAIS-DA-INFORMACAO-E-CO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes