O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: SUBPROJETO PEDAGOGIA EM AÇÃO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: SUBPROJETO PEDAGOGIA EM AÇÃO
Autores
  • Luciana Cristina Porfírio
  • Mariana Assis Pereira Lima
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino Superior
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/713893-o-programa-institucional-de-bolsas-de-iniciacao-a-docencia--subprojeto-pedagogia-em-acao
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino Superior, Formação Docente, Aprendizagem na Educação Básica
Resumo
O edital 2022/2023 do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) teve no subprojeto do curso de Pedagogia, uma forte iniciativa para a inserção dos licenciandos nas escolas. Toda organização das atividades das escolas, as reuniões, os participantes do PIBID/subprojeto é coordenado pela Prof.a Luciana Porfírio, que atua na UFJ. De modo geral, esse projeto tem como finalidade atender os anos iniciais (1º ao 5º ano ) com atividades de alfabetização em língua portuguesa e matemática básica, auxiliando as escolas no parâmetro de superação, em relação a distorção idade-série, após a pandemia de Covid 19, provocando uma crise sanitária que ocorreu no mundo todo e deixou uma enorme lacuna na educação brasileira, dessa forma, o subprojeto é um auxiliar que leva os conteúdos e o trabalho pedagógico e uma sequência didática. Um dos pontos principais do PIBID é ajudar na formação dos estudantes da Pedagogia desde o início do curso, buscando melhorar tal licenciandos (as) que irão atuar em uma sala de aula e ajudar as escolas, as crianças que se encontram com dificuldades para ler e escrever. A presença dos (as) bolsistas nas instituições escolares é uma forma de levar informações e desenvolvimento, articular as práticas pedagógicas, levar qualidade de ensino, o fortalecimento da participação da universidade- escola, promover a interação entre professores (supervisores) entre os futuros professores, possibilitar a articulação teoria e prática, voltadas para a valorização dos profissionais da educação e atuar de forma significativa com seus alunos. O subprojeto atende a três instituições municipais de Jataí, Goiás. O texto, relatará a experiência vivida junto ao PIBID. Acredita-se que o investimento do PIBID para os licenciandos incide e impacta diretamente na qualidade do ensino ofertado na educação básica brasileira. Regulamentado pela Portaria da CAPES nº 83, de 27 de abril de 2022, ele foi um ganho fundamental para a formação das e dos licenciandos. As escola que foram selecionadas para participar do PIBID, são parcerias dos subprojetos. No caso aqui a ser relatado, o foco principal da proposta foi alfabetizar as crianças após o período pandêmico e fazer avançar os conteúdos, buscando eliminar a distorção idade-série destas crianças. Os bolsistas nos subprojetos ficam responsáveis por um grupo de uma determinada seriação, abrangendo desde do 1º ano até o 5º do ensino fundamental I.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PORFÍRIO, Luciana Cristina; LIMA, Mariana Assis Pereira. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: SUBPROJETO PEDAGOGIA EM AÇÃO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/713893-O-PROGRAMA-INSTITUCIONAL-DE-BOLSAS-DE-INICIACAO-A-DOCENCIA--SUBPROJETO-PEDAGOGIA-EM-ACAO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes