REVISTA PIBIDZINE E LETRAMENTO DIGITAL DE DOCENTES – PIBID DE HISTÓRIA EM JATAÍ – GO

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
REVISTA PIBIDZINE E LETRAMENTO DIGITAL DE DOCENTES – PIBID DE HISTÓRIA EM JATAÍ – GO
Autores
  • FERNANDA MIRANDA OLIVEIRA SOUZA
  • Nicolas Jesus Severino de Resende
  • Alanis Gomes Ferreira dos Santos
  • Islaine da Visitação dos Santos
  • Éder Mendes de Paula
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/717559-revista-pibidzine-e-letramento-digital-de-docentes---pibid-de-historia-em-jatai--go
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
PIBID, Ensino, Tecnologia, História, Letramento Digital
Resumo
O Pibid de História da UFJ produz uma revista cujo nome é PibidZine, que aborda assuntos relacionados a educação. Até o momento foi produzido três edições. Considerando que a tecnologia faz parte do desenvolvimento de conhecimento o uso desse recurso ganha prioridade e se torna necessário para o processo de comunicação, logo, letramento digital, sendo assim, nesse artigo será apresentado a revista e também sobre a utilização de tecnologia no ensino e aprendizagem da disciplina de História. A tecnologia pode oferecer uma série de recursos e ferramentas que enriquecem o ensino de História, dessa forma permite o estímulo do senso crítico e ampliação de conhecimento. Os jogos também podem ser considerados como material educativo. É importante que o professor esteja a par das tecnologias que o favorece, tendo em mente que ser digitalmente letrado é como ter outro idioma e poder comunicar com outras pessoas de forma que “falem a mesma língua”. Será tratado sobre os recursos digitais direcionados aos docentes, pensando nas dificuldades das instituições e dos próprios estudantes, afim de que o docente pense na inclusão do aluno ou da aluna quando este ou esta não possuir nenhum recurso. Abordaremos o conceito do termo letramento digital, que é definido como o método de utilizar as tecnologias digitais, seja para comunicar, avaliar ou criar conhecimento. A pesquisa será uma pesquisa qualitativa. Será realizado algumas perguntas para os professores de história de cada colégio, as perguntas serão: Como a tecnologia te ajuda a ministrar uma aula? Indicaria filmes, podcasts, páginas / blogs para seus alunos? Se sim, quais e em torno de qual tema? Você acredita que o letramento digital influencia na sua carreira? Explique; Seus alunos gostam quando acontece uma aula dinâmica (com filmes, músicas, jogos)? Como o Pibid de História pode ajudar na sua prática docente? Sabemos o quanto a sociedade é dividida em questões financeiras e acessibilidade. Diga-nos uma maneira que seria possível inserir os estudantes que não possuem acesso a internet e aparelhos eletrônicos, dentro das atividades desenvolvidas por você que utilizasse desse meio? Pensando na inclusão e de forma afirmativa que você vai precisar da tecnologia nas suas aulas. Você como professora ou professora, tem facilidade ou dificuldade em trabalhar com tecnologia? Explique. Essas perguntas tem o objetivo de incentivar o uso das tecnologias e entender o quanto esse material pode ser útil.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, FERNANDA MIRANDA OLIVEIRA et al.. REVISTA PIBIDZINE E LETRAMENTO DIGITAL DE DOCENTES – PIBID DE HISTÓRIA EM JATAÍ – GO.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/717559-REVISTA-PIBIDZINE-E-LETRAMENTO-DIGITAL-DE-DOCENTES---PIBID-DE-HISTORIA-EM-JATAI--GO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes