AS ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO DOS ASPECTOS COGNITIVO-MOTOR DE BÊBES DE 0 A 2 ANOS

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
AS ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO DOS ASPECTOS COGNITIVO-MOTOR DE BÊBES DE 0 A 2 ANOS
Autores
  • NAIANE ELISIA DORNELES FERREIRA
  • Letícia Lemos Ayres da Gama Bastos
  • Sabrina Toffoli Leite
  • Lilian Ferreira Rodrigues Brait
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Infantil
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/717599-as-atividades-de-estimulacao-dos-aspectos-cognitivo-motor-de-bebes-de-0-a-2-anos
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Estimulação, Cognitivo-Motor, Bebês
Resumo
Enquanto brinca, a criança tem a oportunidade de organizar seu mundo seguindo seus próprios passos e utilizando melhor seus recursos, pois brincando aprende flexibilizar pensamentos, criar e recriar seu tempo e espaço. O desenvolvimento motor na infância caracteriza-se pela aquisição de um amplo espectro de habilidades motoras, as quais possibilitam a criança ter um amplo domínio do seu corpo em diferentes posturas (estáticas e dinâmicas), locomover-se pelo meio ambiente de variadas formas (engatinhar, andar, correr, saltar) e manipular objetos e instrumentos diversos (receber uma bola, chutar, escrever, etc.). O desenvolvimento de uma criança resulta da interação de seu corpo com os objetos do ambiente, com as pessoas com as quais convive e com o mundo onde forma laços afetivos e emocionais. O corpo, portanto, representa sua identidade, e é por meio dele que a criança se conecta com o ambiente, se envolve com o mundo, compreende os outros e interage em termos psicológicos, motores, cognitivos e sociais. Este estudo teve como objetivo verificar as atividades trabalhadas nas turmas de berçário, observando se tais atividades favorecem o enriquecimento cognitivo-motor dos bebês, a fim de compreender seus benefícios para a aprendizagem e a aquisição das habilidades motoras. A pesquisa foi realizada em três turmas de berçário de três CMEI’s da rede pública municipal de Jataí - GO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista com as professoras responsáveis por cada turma investigada. Os resultados obtidos demonstraram que todos os CMEIs investigados utilizam como metodologia as brincadeiras, o movimento, a coordenação motora e os brinquedos pedagógicos. Os bebês observados possuem um desenvolvimento cognitivo-motor enriquecido, que respeita a individualidade, a diferença, a singularidade e as particularidades de cada bebê que vivenciam de sua própria maneira cada atividade. Todas as professoras entrevistadas ressaltaram a importância e a necessidade de se trabalhar a Educação Física no berçário para o melhor desenvolvimento cognitivo-motor dos bebês, abordando em seus relatos, que este pode ser adquirido através de estímulos, de brincadeiras, do movimento, da coordenação motora, da descoberta de cada um, da interação com os colegas, do cuidar para educar, desde que proporcionem base e sustentação para a aprendizagem, contribuindo e enriquecendo o desenvolvimento global de cada um.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, NAIANE ELISIA DORNELES et al.. AS ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO DOS ASPECTOS COGNITIVO-MOTOR DE BÊBES DE 0 A 2 ANOS.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/717599-AS-ATIVIDADES-DE-ESTIMULACAO-DOS-ASPECTOS-COGNITIVO-MOTOR-DE-BEBES-DE-0-A-2-ANOS. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes