COMO O PROGRAMA INSTITUCINAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) INFLUENCIA OS FUTUROS DOCENTES

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
COMO O PROGRAMA INSTITUCINAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) INFLUENCIA OS FUTUROS DOCENTES
Autores
  • GABRIEL ERLACHER VIDAL GOMES
  • CRISTHIANO PEREIRA CARVALHO
  • Luciano Barbosa Costa
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/717743-como-o-programa-institucinal-de-bolsas-de-iniciacao-a-docencia-(pibid)-influencia-os-futuros-docentes
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência/PIBID, Professor, Educação
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, conhecido como PIBID, é uma iniciativa governamental brasileira criada pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de promover a formação prática de futuros professores por meio de uma intensa e enriquecedora experiência de estágio nas escolas de educação básica do país. E tem desempenhado um papel fundamental na preparação de novos docentes, na melhoria da qualidade do ensino e na promoção da educação no Brasil. A importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é inegável, uma vez que oferece uma série de benefícios tanto para os estudantes de licenciatura quanto para todo o sistema educacional. Ao proporcionar aos futuros professores a oportunidade de vivenciar e evoluir diante da realidade das salas de aula desde cedo em suas formações, o programa contribui para o desenvolvimento e competências pedagógicas, didáticas e sociais, além de fomentar a reflexão sobre os desafios e as necessidades da educação brasileira. Isso resulta em profissionais mais preparados e conscientes, capazes de enfrentar os desafios do ambiente escolar de maneira mais eficaz e contextualizada. Além disso, uma vez que os bolsistas, sob supervisão de professores experientes, podem auxiliar no planejamento e na execução de atividades pedagógicas, contribuindo para o enriquecimento do ambiente de ensino, aprimorando práticas pedagógicas e estimulando a inovação educacional. Desta forma o intuito dessa pesquisa é entender como ocorreu esse processo de aprendizado dos discentes (que em grande parte, já se tornaram docentes), mas entender como o PIBID influenciou na formação, se fora benevolente? Em suma, o PIBID desempenha um papel crucial na formação de professores e na melhoria da educação no Brasil, ao proporcionar uma formação prática de qualidade, promover o diálogo entre a teoria e a prática pedagógica, e contribuir para o desenvolvimento de uma educação mais inclusiva, crítica e eficaz em todo o país.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, GABRIEL ERLACHER VIDAL; CARVALHO, CRISTHIANO PEREIRA; COSTA, Luciano Barbosa. COMO O PROGRAMA INSTITUCINAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) INFLUENCIA OS FUTUROS DOCENTES.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/717743-COMO-O-PROGRAMA-INSTITUCINAL-DE-BOLSAS-DE-INICIACAO-A-DOCENCIA-(PIBID)-INFLUENCIA-OS-FUTUROS-DOCENTES. Acesso em: 28/01/2025

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