FATORES QUE INFLUENCIAM NO POTENCIAL DE DISPERSÃO DE SEMENTES DE PELTOPHORUM DUBIUM (SPREG) TAUB. (FABACEAE, CAESALPINIOIDEAE)

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
FATORES QUE INFLUENCIAM NO POTENCIAL DE DISPERSÃO DE SEMENTES DE PELTOPHORUM DUBIUM (SPREG) TAUB. (FABACEAE, CAESALPINIOIDEAE)
Autores
  • Isabela Coelho De Melo
  • Camila Da Conceição Silva
  • Carla Cristina Gonçalves Araujo
  • Raphael Matias da Silva
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ecologia: Flora e Fauna
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/717888-fatores-que-influenciam-no-potencial-de-dispersao-de-sementes-de-peltophorum-dubium-(spreg)-taub-(fabaceae-caes
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Anemocoria, Dispersão de Sementes, Canafístula, Diásporos
Resumo
Peltophorum dubium, conhecida popularmente como canafístula, é uma árvore nativa do Brasil com grande importância ornamental, medicinal e para restauração. A espécie é amplamente distribuída no Brasil e floresce geralmente entre dezembro e janeiro. A frutificação e dispersão dos diásporos ocorre geralmente em abril, sendo o fruto do tipo sâmara. A dispersão do diásporo, neste caso o fruto, ocorre principalmente pelo vento (anemocoria). A dispersão trata-se de um fator importante para a sobrevivência e evolução das espécies e estruturação das comunidades vegetais. Por isso, é importante conhecer os fatores que afetam o potencial de dispersão das plantas. O presente estudo tem o objetivo de mensurar o potencial de dispersão dos frutos de P. dubium e verificar se o tamanho do fruto, a altura na planta-mãe e a velocidade do vento influenciam na distância de dispersão. Para tanto, foram testadas quatro hipóteses: (I) há um decréscimo no número de frutos conforme uma maior distância da planta-mãe (seguindo o modelo de Janzen- Connell); (II) existe uma relação positiva entre o tamanho dos frutos e a distância da planta-mãe, de modo que frutos maiores são dispersos mais longe; (III) há uma relação positiva entre a altura dos frutos e a distância de dispersão da planta-mãe, de modo que frutos mais altos são dispersos mais longe; (IV) existe uma relação positiva entre a velocidade do vento e a distância de dispersão dos frutos, de modo que os frutos são dispersos mais longe quando o vento está em maior velocidade. As plantas estudadas estão localizadas no campus Jatobá da Universidade Federal de Jataí, localizado no bioma cerrado em uma área de plantio de espécies nativas. Os testes de dispersão foram realizados em diferentes horários do dia (8h, 12h e 17h) para obter uma variação maior na velocidade do vento medida com anemômetro enquanto que o tamanho e altura do fruto na planta-mãe foi mensurado com paquímetro, assim como sua distância de dispersão, foi mensurado com fita métrica. Ao todo foram analisados 74 frutos e seu potencial de dispersão. As análises foram realizadas usando o programa R. Encontrou-se próximo à planta-mãe (entre 0.5 e 1.5 metros) cerca de 70% dos diásporos, havendo um decréscimo no número ao passo que se distanciava. O estudo constatou que o comprimento dos frutos e a altura deles na planta-mãe não influenciou no potencial de dispersão. No entanto, a velocidade do vento influenciou positivamente a distância de dispersão.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MELO, Isabela Coelho De et al.. FATORES QUE INFLUENCIAM NO POTENCIAL DE DISPERSÃO DE SEMENTES DE PELTOPHORUM DUBIUM (SPREG) TAUB. (FABACEAE, CAESALPINIOIDEAE).. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/717888-FATORES-QUE-INFLUENCIAM-NO-POTENCIAL-DE-DISPERSAO-DE-SEMENTES-DE-PELTOPHORUM-DUBIUM-(SPREG)-TAUB-(FABACEAE-CAES. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes