O ADOECIMENTO MENTAL DE TRABALHADORES DOCENTES - INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E A PANDEMIA DE COVID-19

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
O ADOECIMENTO MENTAL DE TRABALHADORES DOCENTES - INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E A PANDEMIA DE COVID-19
Autores
  • John Carlos Alves Ribeiro
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Trabalho
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718401-o-adoecimento-mental-de-trabalhadores-docentes---intensificacao-do-trabalho-docente-e-a-pandemia-de-covid-19
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Infoproletariado, Trabalho Docente, Adoecimento Mental, Pandemia de COVID-19.
Resumo
O presente estudo teve como foco discutir o impacto das mudanças impostas pela pandemia de covid-19 no cenário de precarização do trabalho docente (infoproletarização) e adoecimento mental de trabalhadores docentes. Parte-se do pressuposto de que, as mudanças de políticas públicas educacionais de caráter neoliberais, implantadas nas últimas décadas, têm gerado intensificação e precarização do trabalho docente, o que foi agravado pelo cenário de pandemia. Sendo assim, buscou-se entender como a intensificação do trabalho docente, dada pela imersão drástica e forçada no ensino remoto, via Tecnologia Digitais e Informação e Comunicação – TDICs, na pandemia de Covid-19 ou pela frustração de sequer poder fazê-lo, agravaram a situação do espaço escola enquanto ambiente educacional, potencializando ou agravando situações de sofrimentos e adoecimentos mentais. A pesquisa foi realizada a partir da análise crítica de notícias sobre as dificuldades enfrentadas pelas escolas e pelos docentes no período de pandemia. Foram estudados artigos que abordaram a temática, na busca por parâmetros de análise e a partir da abordagem pelo materialista-histórica-dialética, visando o estabelecimento de premissas para sequência de pesquisa de doutorado em andamento. A análises realizadas contribuíram para a ampliação da compreensão quanto às dinâmicas de intensificação do trabalho e da consolidação do infoproletariado na educação, que compõem o atual ambiente educacional; e as relações de trabalho e de poder que perpassam e configuram esse espaço enquanto território educacional, oriundas das mudanças legislativas e de gestão da escola, ocorridas recentemente. Percebeu-se ainda que têm sido potencializados os problemas já colocados pelas reformas educacionais de caráter neoliberais, ampliando riscos de adoecimentos mentais. As análises teóricas deste e de outros estudos paralelos tem sustentado a hipótese central da pesquisa de doutorado em andamento: As condições e estrutura do trabalho docente da escola pública, em função da gestão do Estado e das mudanças na lógica capital/trabalho, bem como os novos ritmos e estilos de vida, têm gerado, em grau deletério e avançado, o adoecimento mental do trabalhador docente.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, John Carlos Alves. O ADOECIMENTO MENTAL DE TRABALHADORES DOCENTES - INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E A PANDEMIA DE COVID-19.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718401-O-ADOECIMENTO-MENTAL-DE-TRABALHADORES-DOCENTES---INTENSIFICACAO-DO-TRABALHO-DOCENTE-E-A-PANDEMIA-DE-COVID-19. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes