EXPERIÊNCIAS E CONJECTURAS DO PROJETO DE EXTENSÃO PRAE LÁ FORA

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
EXPERIÊNCIAS E CONJECTURAS DO PROJETO DE EXTENSÃO PRAE LÁ FORA
Autores
  • Érica Yamauchi Torres
  • Luciana Aparecida Elias
  • Kaellen Oliveira dos Santos
  • Ana Cristina Silva Gomes
  • Maisa de Sousa Gomes
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718430-experiencias-e-conjecturas-do-projeto-de-extensao--prae-la-fora
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Assistência Estudantil, Inclusão Escolar, Diversidade, Formação de Professores
Resumo
O projeto de extensão denominado “PRAE lá fora”, visa promover a integração entre os conhecimentos cientificamente experienciados e produzidos no meio acadêmico, em especial na Universidade Federal de Jataí, de modo a desenvolver serviços colaborativos com gestores, docentes e estudantes da educação básica. Os temas explorados foram: 1) a inclusão de estudantes em condição e inclusão; 2) a formação docente inclusiva; 3) o ingresso e as políticas públicas para a permanência no ensino superior. A abordagem foi qualitativa, considerando-se a subjetividade de valores, crenças e hábitos dos sujeitos e grupos imersos em seu contexto social (PAULILO, 2007). Desenvolveu-se um trabalho colaborativo entre a equipe PRAE e professores e estudantes tanto da educação básica quanto do ensino superior (graduandos em licenciatura). Realizaram-se rodas de conversa e palestras. No entendimento de suas funções, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis- PRAE, propõe-se favorecer a divulgação e a democratização do acesso/permanência ao ensino superior das mais pessoas em sua diversidade, e de modo indireto, auxiliar a diminuição e a desburocratização do quantitativo de vagas ociosas, uma demanda que atinge a realidade do ensino superior brasileiro (INEP, 2018). A PRAE realiza o atendimento aos discentes com necessidades educacionais específicas. As queixas apontam limitações na trajetória acadêmica desses discentes e o despreparo de alguns professores acerca da inclusão escolar (COSTA; ROCHA; LIMA, 2020). Apesar de ser um direito constitucional garantido (BRASIL, 1998), nem sempre há sucesso na permanência desse público (BRASIL, 1994). Isso nos provoca a colaborar com formação docente dos profissionais da educação básica. Em 2022, realizou-se duas rodas de conversa com estudantes de escolas públicas de ensino médio de tempo integral com a temática da assistência estudantil. Em 2023 efetivou-se 3 palestras, objetivando o debate sobre didáticas inclusivas, com a participação de professores da educação básica, estudantes e licenciandos, somando 500 pessoas, nos modos presencial e híbrido. Conjectura-se favorecer a transformação social e política por meio dos conhecimentos científicos e da inclusão escolar da diversidade de pessoas, além de valorizar a práxis e a reflexão sobre ela. Outra expectativa é realizar publicações e participar de congressos de modo a aprimorar e ampliar as nossas experiências.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

TORRES, Érica Yamauchi et al.. EXPERIÊNCIAS E CONJECTURAS DO PROJETO DE EXTENSÃO PRAE LÁ FORA.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718430-EXPERIENCIAS-E-CONJECTURAS-DO-PROJETO-DE-EXTENSAO--PRAE-LA-FORA. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes