DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS NO PIBID: A PRODUÇÃO DE JOGOS A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS NO PIBID: A PRODUÇÃO DE JOGOS A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS
Autores
  • Aurelino Chagas de Oliveira Neto
  • Hygor Pereira de Sousa
  • Hudson Gonçalves Sousa
  • Maryvania Alves De Avelar
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação de Professores
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718580-desafios-e-experiencias-no-pibid--a-producao--de-jogos-a-partir-do-uso-de-tecnologias
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Aplicação, Experiências, Jogo de Tabuleiro, Podcast
Resumo
Esta elaboração tem como objetivo apresentar a aplicação e os benefícios dos jogos de tabuleiro e Podcast no ensino fundamental. O jogo de tabuleiro é uma ferramenta pedagógica poderosa, que incentiva o aprendizado de forma lúdica e interativa. Eles promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, além de proporcionar momentos de diversão e aprendizado para os alunos. Durante o primeiro semestre, foi aplicado jogo de tabuleiro para os alunos do ensino fundamental II do 7º ano A e B. Esse jogo foi selecionado levando em consideração o conteúdo curricular e os objetivos pedagógicos a serem alcançados. A aplicação dos jogos de tabuleiro e Podcast no ensino fundamental se mostraram estratégias pedagógicas eficazes, proporcionando momentos de aprendizado e diversão para os alunos. Os benefícios observados no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes corroboram a importância dessas atividades lúdicas no ambiente escolar. Portanto, recomenda-se a continuidade da aplicação desses jogos como complemento ao currículo escolar, visando um ensino mais dinâmico e enriquecedor. No primeiro semestre, o podcast foi aplicado nas turmas do 8° ano A e B com o propósito de pluralizar o ensino de História, possibilitando novas formas de ensino e experiências tanto aos bolsistas inteirando o seu período de formação, quanto para os alunos e o professor presente. Portanto, este trabalho tem como objeto discussão da teoria e da prática na aplicação dos jogos, presentes também trabalhos teóricos sobre a temática da realidade prática e teórica dentro de sala de aula, angariando melhor a discussão das possibilidades que o jogo pode apresentar diante da realidade da escola – os bolsistas e os momentos da prática das atividades desenvolvidas – provocando as experiências de forma a agregar ou não no percurso até então vivenciado. O intuito da proposta é trazer para o debate, dentro das experiências relatadas pelos bolsistas, os percalços diante da introdução da tecnologia dentro da sala e seus benefícios subsequentes à realidade vivida.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NETO, Aurelino Chagas de Oliveira et al.. DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS NO PIBID: A PRODUÇÃO DE JOGOS A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIAS.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718580-DESAFIOS-E-EXPERIENCIAS-NO-PIBID--A-PRODUCAO--DE-JOGOS-A-PARTIR-DO-USO-DE-TECNOLOGIAS. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes