ENSINO DE INGLÊS PÓS-PANDEMIA: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
ENSINO DE INGLÊS PÓS-PANDEMIA: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Autores
  • JULIANA FERREIRA REZENDE
  • Paolla Assis
  • Amanda Post da Silveira
  • Vitalino Garcia Oliveira
  • OMAR OTTON LEAL BORGES
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação Básica
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718638-ensino-de-ingles-pos-pandemia--avaliacao-dos-impactos-do-ensino-remoto-emergencial
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Ensino Remoto Emergencial, Pandemia, Ensino de Língua Inglesa
Resumo
O Ensino Remoto Emergencial aprofundou e criou ainda mais baixas na educação, a falta de acesso a internet, problemas emocionais e até mesmo a dificuldade de atenção nas aulas online foram apenas alguns dos problemas mais evidentes durante a pandemia. Conforme observado por Santos et al. (2020), tanto professores quanto alunos foram afetados, tornando o já complexo ensino de Língua Inglesa na esfera pública ainda mais desafiador. Diante desse cenário, realizamos um questionário no contexto da educação básica para analisar a situação pós-pandemia. O questionário continha 31 perguntas, e foi dividido em questões de múltipla escolha, de escala de concordância e dissertativas. Este questionário foi aplicado com uma parcela de alunos de cada turma, sendo alunos do fundamental dois e ensino médio, tendo uma quantidade de 287 alunos que responderam as perguntas feitas. Desta forma observamos que, mesmo após a volta às aulas presenciais, muitos alunos tinham voltado com mais dificuldades ou até mesmo com a dinâmica de ensino aprendizado dos alunos. Esta transição do ensino presencial para o remoto durante a pandemia trouxe desafios significativos para os estudantes. Um dos problemas destacados é a dificuldade em manter a concentração nas aulas presenciais após se acostumarem com o ambiente online. Durante o ensino online, a facilidade de distrações, como hiperlinks em computadores e celulares, bem como mensagens constantes, prejudicou a atenção dos alunos. Com a volta das aulas presenciais, a readaptação a concentração em um professor em sala de aula emergiu como um obstáculo evidente. Além disso, o ensino remoto impactou a rotina escolar, facilitando a obtenção de respostas instantâneas na internet, o que afetou o processo de aprendizagem. Assim, as adversidades decorrentes da pandemia influenciaram não apenas o foco dos estudantes, mas também a dinâmica de aprendizado e a necessidade de readaptação à rotina escolar convencional. O desafio reside em superar esses obstáculos para um engajamento eficaz e uma transição bem sucedida para o ensino presencial.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

REZENDE, JULIANA FERREIRA et al.. ENSINO DE INGLÊS PÓS-PANDEMIA: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718638-ENSINO-DE-INGLES-POS-PANDEMIA--AVALIACAO-DOS-IMPACTOS-DO-ENSINO-REMOTO-EMERGENCIAL. Acesso em: 28/01/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes