O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA MULHERES COM DEFICIÊNCIA: MANUTENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR NA UFJ

Publicado em 21/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0124-3

Título do Trabalho
O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA MULHERES COM DEFICIÊNCIA: MANUTENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR NA UFJ
Autores
  • Angélica Ferreira de Freitas
  • Sirlene Moreira Fideles
  • Bruno Gadelha Xavier
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Ensino Superior
Data de Publicação
21/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/conepeufj/718651-o-direito-a-educacao-para-mulheres-com-deficiencia--manutencao-no-ensino-superior-na-ufj
ISBN
978-65-272-0124-3
Palavras-Chave
Deficiência, Educação, Mulheres, UFJ
Resumo
A seguinte pesquisa faz parte da IC: Gênero e Violências: Investigação acerca da realidade da violência doméstica e familiar contra a mulher em Jataí-GO. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, existe no mundo mais de 1 bilhão de pessoas com deficiência, somente no Brasil são cerca de 45 milhões e 600 mil. Nesse mesmo alinhamento, ao colocar o gênero como foco a população feminina chega a 26,5% com pelo menos uma das deficiências pesquisadas e a população masculina é de 21,2%, ou seja, o número de mulheres com deficiência é superior ao número de homens. O objetivo desta pesquisa é encontrar respostas sobre o abismo social que mulheres com deficiência enfrentam cotidianamente, principalmente no Ensino Superior, e se justifica à medida que a pauta da deficiência e da educação se mostra urgente em nosso país, outro fato é que na UFJ poucas são as pessoas com deficiência que são vistas ou conseguem permanecer em seus cursos, sendo que o motivo perpassa pela falta de acessibilidade, inclusão e grande preconceitos. Assim, a pesquisa busca analisar possíveis causas e como o processo social e histórico é uma consequência da falta de presença dessa minoria no meio acadêmico. Utilizando da metodologia de pesquisa quanti-quali onde foi feita uma análise subjetiva com revisão bibliográfica sobre a temática, também se trabalhou com dados, números públicos e coletados na Universidade. Os resultados a partir de dados coletados na CAPE (Coordenação de Ações Pedagógicas Especiais) e do CGA (Centro de Gestão Acadêmica) que nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022 tivemos o ingresso de apenas 32 estudantes PcD (Pessoa com Deficiência), deste número 15 mulheres, sendo que quando atravessadas por raça e classe, apenas 4 declararam possuir renda inferior a 1 salário mínimo e apenas 1 se autodeclarou negra, isso em uma Universidade que no último levantamento (2022/2) contava com 2538 alunos matriculados. Conclui-se que muitos são os desafios para o acesso e a permanência no Ensino Superior no Brasil, e na UFJ isso se mostra um desafio que vai de encontro com poucas políticas institucionais realmente eficazes de inclusão para as pessoas com deficiências, acessibilidade e que evidenciam os desafios na intersecção: gênero, classe e raça, que aprofundam ainda mais as desigualdades sociais. Corpos com deficiência não são úteis ao Sistema Capitalista, e assim, se tornam corpos invisibilizados e marginalizados em diversos âmbitos da nossa sociedade, incluindo na educação.
Título do Evento
VIII Conepe - Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade do Evento
Jataí
Título dos Anais do Evento
Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FREITAS, Angélica Ferreira de; FIDELES, Sirlene Moreira; XAVIER, Bruno Gadelha. O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA MULHERES COM DEFICIÊNCIA: MANUTENÇÃO NO ENSINO SUPERIOR NA UFJ.. In: Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais...Jataí(GO) Universidade Federal de Jataí, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/conepeufj/718651-O-DIREITO-A-EDUCACAO-PARA-MULHERES-COM-DEFICIENCIA--MANUTENCAO-NO-ENSINO-SUPERIOR-NA-UFJ. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes